Um item fundamental que você deve ter conhecimento ao entrar em alto mar são as tábuas de marés. Mas você já parou para pensar o que exatamente é isso e como pode influenciar diretamente na sua navegação?

Confira a seguir a importância e o porquê de ser indispensável o seu conhecimento.

Afinal, o que é a tábua de marés?

As tábuas de marés são tabelas disponíveis no site da Marinha que apresentam dados e movimentações que a maré sofre durante o dia.

Esses números da tábua de marés mudam também de acordo com a cidade. Então, quando for viajar, tenha sempre em mente que você deverá procurar os dados desse lugar em específico.

Para conferir os dados da tábua de marés você deverá escolher o porto mais próximo do destino que irá e o mês da viagem.

Vale lembrar que as marés são alterações do nível do mar e são influenciadas pela força gravitacional do sol e da lua. À medida que o movimento entre a Terra, o sol e a lua acontece, a movimentação do mar varia e isso faz com que o nível da água do mar se altere: ou suba ou desça em relação a sua normalidade.

Decifrando a tábua de marés 

Veja como é simples e entenda como funciona a Tábua de Marés

  •  Números abaixo de 1 se referem à maré baixa. 
  •  Números acima de 1 correspondem à maré alta.

Se o número mais baixo do dia for igual ou (de preferência) abaixo de 0,5, então, por exemplo, um passeio às piscinas naturais naquele período valerá a pena pois a maré estará bem baixa.

No dia 4 de agosto de 2022, como mostra a imagem abaixo, a maré estará baixa em  Florianópolis durante todo o dia. Aproveite!

Maré cheia e maré seca: entenda a diferença

As principais alterações causadas por essa movimentação são chamadas de maré cheia, também conhecida como maré alta, e maré seca.

A maré cheia é quando a água atinge seu nível mais alto e, consequentemente, leva mais água para a terra.  

Já a maré seca, também conhecida como maré baixa, ocorre quando a água atinge seu nível mais baixo. É quando ficamos com aquela impressão de que a água do mar está mais longe da areia e foi retraída em direção ao oceano.

E é justamente nesse período de maré baixa, o qual o mar está mais retraído, que as piscinas naturais ficam em evidência. Então, aproveite bem estes momentos para visitá-las!

Entenda melhor como funciona o processo das marés

É de fundamental importância você saber que o processo é cíclico . A maré se enche por aproximadamente seis horas, até atingir seu ponto mais alto. Após chegar ao ápice, ela começa a descer e, por volta de seis horas depois, atinge o seu ponto mais baixo. 

Vale destacar que esse ciclo de sobe e desce da maré acontece o tempo inteiro, e quase sempre a cada seis horas.

A importância dos horários e das fases da lua

É normal ouvirmos as pessoas dizerem que sempre é melhor fazer um passeio no período matutino ou vespertino. Porém, isso não é verdade, já que não há um horário fixo para a maré baixa, pois, assim como a alta, ela varia diariamente.

Isso acontece porque a maré sobe e desce duas vezes ao longo de um dia e os horários do ponto máximo da maré cheia e do ponto mínimo da maré baixa também mudam diariamente. 

Outro fator importante sobre as marés é estar atento às fases da lua. No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas. 

Já nas luas minguante e crescente, a maré não sobe e nem desce muito. Esse fenômeno é conhecido como maré morta. E mesmo nesses casos, é primordial consultar a tábua de marés para saber o horário em que o nível do mar estará mais baixo e, portanto, propício para navegar.

A influências dos ventos nas marés

Você já parou para se perguntar por quê de dia o vento sopra do mar para a terra e de noite, da terra para o mar?

Isso acontece porque o ar sempre se desloca do ponto de pressão mais alto para o mais baixo. Esse fenômeno explica porque a brisa marítima surge da diferença de temperatura entre o mar e o continente.

Para aquecer, a água precisa de mais energia solar do que a terra. Ambas recebem a mesma quantidade de energia, mas a diferença é que o mar aquece mais porque o solo é mau condutor e concentra o calor, enquanto a água é boa condutora e dispersa o calor para as profundezas.

Dessa forma, a temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela, tornando a pressão atmosférica menor que sobre o oceano e fazendo o vento soprar para a terra. Isso é o que acontece durante o dia.

Já durante a noite, a situação se inverte: o mar demora para resfriar porque as águas profundas mantêm a temperatura noturna quase igual à diurna. O ar sobre o oceano é mais quente que na terra. E como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar que tem pressão baixa.

Agora que você já sabe como funciona a tábua de marés, basta você adquirir a sua lancha para navegar para onde você quiser! 
Aproveite para conhecer mais sobre as lanchas da FS Yachts em nossas redes sociais. Visite nosso Instagram, Facebook ou YouTube!