A previsão do tempo e como os fatores astronômicos influenciam a maré, a exemplo das fases da lua, são informações essenciais para a navegação segura.

A elevação e declínio das águas, são conhecidas como marés e, popularmente, são os movimentos que o mar realiza de subir e descer. O principal fator que influencia em como isso ocorre, é a lua, o nosso satélite natural.

Para que você entenda melhor sobre esse assunto, nós da FS Yachts trouxemos esse texto com as fases da lua e qual a influência delas na navegação. Confira abaixo.

Posição da lua referente à terra

As marés altas são provocadas quando o oceano está de frente para a lua e em oposição a ela.

Já as marés baixas ocorrem nesse intervalo de tempo entre as marés altas.

Além disso, o sol, embora mais distante, também tem influência sobre como a massa de água se comporta.

Sendo assim, a posição entre o sol e a lua, em relação à terra, tem consequências distintas. Quando os 3 (sol, lua e terra) estão alinhados, eles ampliam os efeitos do mar, por causa da maior atração gravitacional.

Da mesma forma que, quando a atração entre o sol e a lua são contrárias, quase não se vê diferença entre as marés.

Quais são as principais fases da lua

Lua nova

É quando apenas a face que não é voltada para a terra recebe incidência solar, sendo impossível de ser avistada.

Além disso, é nessa fase que os 3 astros, sol, lua e terra se alinham e a atração gravitacional deles se somam, provocando a elevação das correntes marítimas e as tão conhecidas marés altas.

Lua crescente

Período que antecede a fase da lua cheia, no qual a lua está quase sendo vista por completo.

Ela está ao leste do sol, quase formando um ângulo de 90°, se opondo à gravitação do sol. Porém, como a lua está mais próxima à terra, o sol não consegue anular a sua força em 100%.

Sendo assim, ainda exerce efeito sobre as marés, embora a diferença entre os níveis de marés altas e baixas sejam menores, recebendo o nome de marés mínimas ou quadraturas.

Lua cheia

O momento mais esperado por muitos, quando toda a face da lua virada para a terra fica iluminada e pode ser avistada por “completa”. Uma explêndida “bola de lua” brilhante no céu.

Nessa fase, os astros voltam a se alinhar e o resultado são marés altas e intensas. 

Lua minguante

Na última fase da lua, podemos notar uma incidência de luz solar apenas em uma parte da lua, o que resulta na imagem dela semelhante a um côncavo.

Os astros se posicionam em contraposição, anulando quase que por completo a força gravitacional entre elas. E dessa forma, a lua possui pouca interferência nas correntes marítimas.

Sendo assim, a maré é considerada baixa, mesmo que o mar ainda apresente uma pequena elevação.

As correntes marítimas também têm influência sobre as marés?

As correntes marítimas também possuem efeito sobre as marés. Pois, são elas que influenciam no tipo de água que está ocupando o mar, a salinidade, temperatura e velocidade.

Existem dois fatores que podem influenciar na formação das mesmas, um deles é a temperatura das águas e o outro é justamente o movimento da terra, em que a água continua parada (inércia), mesmo durante a rotação do planeta.

Como medir as marés durante as fases da lua

Quanto maior o coeficiente das marés, com gradação de até 120 níveis, maior a amplitude da maré.

E existe uma série de dados que norteiam essa medição, obtidas em anos anteriores pelos mareógrafos. Tudo isso, baseado no algoritmo criado pelo cientista M. G. G. Foreman, em 1977.

Como você pôde perceber, são inúmeras as influências sobre a maré alta e baixa, relacionadas às fases da lua.

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de nos acompanhar no Instagram e Facebook para mais informações como essas.