Escolher a lancha ideal nunca é uma tarefa fácil, ainda mais com uma ampla variedade de opções disponíveis no mercado, cada uma delas com seus respectivos diferenciais. E a lancha estilo hard top, ou HT como chamam seus entusiastas, é sem dúvida um clássico imbatível no âmbito da navegação.

Mas há um problema frequente com os grandes clássicos: muitos dos detalhes que justificaram sua entrada no hall da fama do meio náutico acabam se perdendo com o tempo, ou ainda pior, são banalizados. 

Então, sempre que possível, nós da FS Yachts realizamos o esforço de relembrar o público dos principais aspectos que permitiram que a lancha hard top se tornasse uma campeã de vendas pelos sete mares. E hoje, olharemos para as principais vantagens que a lancha hard top tem para oferecer!

Acompanhe conosco e boa leitura!

Lancha Hard Top: características de um clássico

Como mencionamos acima, as lanchas do tipo hard top estão consolidadas no mundo náutico como embarcações funcionais do meio, sendo a junção perfeita entre design arrojado e versatilidade náutica, elementos que, quando unidos em uma única embarcação, sedimentam uma base para um veículo marítimo que tem seu lugar na história.

Mas de fato, o que caracteriza uma lancha hard top? Bem, para os familiarizados com a língua inglesa, o termo “hard top é autoexplicativo, podendo ser traduzido para o português como “topo rígido”, que é um descritivo direto da presença de um teto que fica sobre a embarcação.

Os tetos das hard tops por si só já apresentam uma ampla variedade de opções para diversos perfis de compradores, havendo a possibilidade de optar por uma variação com teto solar, para maior utilidade do topo, ou com um topo de vidro para acentuar a elegância da embarcação, e até mesmo um teto com a tradicional lona de pano.

Além disso, as lanchas hard top podem ir de 35 até 55 pés, contando com um design esportivo mas que não sacrifica a elegância, razão pela qual acabou se tornando um dos grandes símbolos de requinte e bom gosto, sendo uma aquisição frequente entre as grandes estrelas do mundo da música, do cinema e afins.

Hard Top

Quais as principais vantagens do modelo hard top?

Mas estética não é tudo o que as lanchas hard top tem a oferecer, uma vez que a versatilidade de uso e o conforto desfrutado pelos tripulantes são atributos que não são plenamente conciliáveis entre todos os modelos de lanchas.

Começando pela versatilidade, esse tipo de lancha se sobressai em particular em climas tropicais e temperados como o do Brasil, em virtude das estações com climas marcantes que podem ser encontradas no nosso país, com os tetos oferecendo sombra em dias de sol intenso e abrigo durante chuvas incessantes.

De fato, o amplo espaço cômodo oferecido pela hard top é um de seus principais diferenciais, que unido ao altíssimo grau de proteção contra os mais variados climas e ao altíssimo grau de credibilidade e segurança a bordo, fazem da lancha hard top um modelo imbatível, tanto no mercado quanto em alto mar.

FS 360 ALLURE

A FS 360 Allure é a primeira lancha Hard Top da FS Yachts. Com capacidade para 14 pessoas a bordo, pernoite para 2 casais, cabine com 1,95m de pé-direito, e design e acabamento característico das nossas lanchas, ela possui um dos melhores postos de comando para pilotagem. E isso vale tanto pela ergonomia, quanto pela posição do piloto, com diversas opções de regulagem.   

Confira as especificações técnicas da FS 360 Allure:

Tipo de embarcação: Cabinada com Hard Top

Categoria: Lancha de uso recreativo e passeio

Dimensões

Comprimento: 11,30 m

Boca/largura máxima: 3,50 m

Calado: 0,70 m

Peso do casco (sem motorização): 5.500 kg

Pé-direito da cabine: 1,95 m

Motorização

Tipo: Motorização centro-rabeta (parelha)

Potência mínima: 440 hp

Potência máxima: 600 hp

Combustível: gasolina ou diesel

Consumo médio em cruzeiro: 50 a 100 litros / hora

Capacidades

Capacidade de combustível: 700 Litros

Capacidade de água doce: 250 Litros

Capacidade de pessoas (dia): 1 tripulante + 13 passageiros

Capacidade de pessoas (pernoite): 2 camas de casal

Como é o caso de muitas outras embarcações, definir uma média de preço precisa para as lanchas hard top é uma tarefa extremamente complicada, sendo necessário levar uma série de variáveis, como a marca fabricante, ano de fabricação, tamanho, modelo, se é nova ou usada, qual o histórico de manutenção, etc.

E claro, se você se apaixonou pelas vantagens que as lanchas hard top tem a oferecer, não pode deixar de visitar o site da FS Yachts e conhecer os diversos modelos que temos disponíveis, e ainda, quem sabe, encontrar a lancha que irá revolucionar a sua experiência em alto mar!