Imagine aquele momento mágico: você acabou de comprar a sua tão sonhada lancha, está totalmente feliz e empolgado para navegar mar à fora, desbravar novos lugares, se divertir e descansar com a família e os amigos. O tipo de lazer que você sempre sonhou na iminência de ser realizado. 

Porém, antes de colocá-la para navegar, é preciso se ater a alguns detalhes para garantir que o passeio seja feito com tranquilidade e sem perigo: os itens de segurança.

Os itens de segurança são obrigatórios para que o barco possa navegar com segurança. Com eles, você está prevenindo que qualquer acidente com você ou quem estiver presente na embarcação aconteça.

Você deve estar se perguntando: mas afinal, quais são esses itens de segurança?

Fico atento que contamos para você na sequência deste texto!  

1) Colete salva-vidas 

  • O próprio nome já diz: ele salva vidas! Por isso, o colete se tornou um dos acessórios para lanchas obrigatórios. O colete salva-vidas ajuda na segurança de todos que estão na embarcação na ocorrência de algum acidente.
  • Quando for comprar seus coletes salva-vidas, é preciso prestar atenção na qualidade do material e seu tempo de vida útil. Estas características são fundamentais na segurança. 

Fique atento: o número de coletes salva-vidas de uma lancha deve ser igual ao total de pessoas a bordo. Além disso, deve-se contar com todos os tamanhos – podem haver crianças na embarcação, e elas precisam ainda mais usar estes itens de segurança. 

O colete de salva-vidas é um item fundamental para a sua segurança

2) Bóia circular

  • Com certeza você já deve ter visto este item em alguma embarcação. Ele é mais um exemplo essencial de acessório para lanchas, já que ajuda no socorro das pessoas que caem ao mar. Vale ressaltar que a bóia circular deve conter o número de inscrição de homologação do produto, pois ele garante que a peça é de qualidade. Se a bóia não apresentar o número, é possível que você receba uma multa em caso de fiscalização.

3) Extintor de incêndio

  • O extintor de incêndio é um dos itens de segurança indispensável em qualquer embarcação. Sabe por quê? Entre todos os acidentes mais graves com barcos, o incêndio é um dos principais. Mas, não perca a calma! Eles não ocorrem com frequência; mas é sempre bom prevenir. Afinal, as embarcações são compostas de redes elétricas e líquidos inflamáveis, que se não forem corretamente realizadas manutenções periódicas, podem causar alguma pane ou incêndio. Portanto, o extintor de incêndio é um dos acessórios para lanchas que não podem faltar. Caso aconteça algum imprevisto, ele pode ser usado para apagar focos do incêndio rapidamente. 

4) Kit de primeiros socorros

  • Queimaduras, hematomas e cortes são imprevistos que podem ocorrer com qualquer pessoa que esteja na embarcação, não é verdade? Por isso é recomendável ter itens de segurança, como kit de primeiros socorros para fazer o atendimento em casos assim, como:
  • Remédio para enjoo;
  • Antialérgico para picadas de mosquitos; 
  • Pomada para queimaduras;
  • Ataduras e esparadrapo para curativos; 
  • Gelo para diminuir inchaços e dores; 
  • Aspirina para aliviar dores;

5) Sinalizadores de emergência

  • São usados para momentos de socorro, em navegações mais afastadas, no caso de algum imprevisto com a embarcação. Os sinalizadores de emergência são indicados para salvamento de longa e curta distância. 

Agora que você já sabe o que é necessário para embarcar em alto mar, lembre-se que a segurança vem em primeiro lugar, portanto, deve-se estar atento com as revisões do barco e a previsão do tempo. Após isso, aí sim você estará liberado para desfrutar de muita paz, diversão, descobertas e aventuras no mundo marítimo, seja sozinho, com amigos ou com a família! 

A FS Yachts está constantemente trazendo todo tipo de conteúdo relacionado ao mundo náutico. Se você quer seguir aprendendo cada vez mais, siga nosso Facebook e Instagram e nos acompanhe!