Hoje vamos falar sobre os cuidados que devemos ter com um item que parece ser simples, mas é de extrema importância para o bom funcionamento do motor do barco. Já ouviu falar sobre o rotor da bomba d’água? Se você é dono de uma embarcação ou é responsável pela manutenção de uma, deve se atentar a este assunto. Neste conteúdo apresentamos a importância desta peça e qual é o momento certo de trocar o rotor da bomba d’água! 

 

Boa leitura! 

 

 O que é rotor da bomba d’água e qual sua importância para a embarcação?

 

Se você ainda está se atualizando sobre os assuntos do mundo náutico, esse com certeza é um dos que você precisa se aprofundar. O rotor da bomba d’água é uma peça de borracha consideravelmente pequena, mas de grande relevância para garantir o perfeito funcionamento do motor da sua embarcação.

 

O rotor da bomba d’água é o responsável por criar um movimento circular e contínuo no eixo da bomba, pressurizando água para refrigerar o motor. Essa peça também é conhecida no mundo náutico como “aranha”. 

 

Porém, é importante ressaltar que.. esse é um produto que precisa de manutenção periódica, já que o seu mau funcionamento pode prejudicar o motor da embarcação e gerar sérias consequências e prejuízos. Se a manutenção da peça for realizada com frequência, ela dificilmente apresentará problemas, mas caso ela não seja realizada, pode acarretar até mesmo em uma troca completa do motor.

 

Como saber qual é o momento certo para trocar o rotor da bomba d’água?

 

Existe um controle que deve ser feito em média para saber quando está na hora de trocar o rotor da bomba d’água. Normalmente, a peça precisa ser substituída a cada 300 horas de uso do motor ou a cada quatro anos (conforme instruções do fabricante do motor). Se as navegações são recorrentes em água doce, o recomendado é fazer a revisão na peça a cada 50 a 100 horas de uso, já em navegações frequentes em águas salgadas e, principalmente, rasas, a manutenção deve ser feita em até 50 horas de uso. 

 

Lembrando que é de extrema importância que essa manutenção ou revisão seja realizada por profissionais capacitados, que possam identificar a real necessidade da substituição da peça e, caso necessário, que seja uma peça original e de boa procedência. 

 

Os riscos ocasionados por estragos e o mau funcionamento do rotor da bomba d’água são sérios e podem acarretar em diversos prejuízos. Caso as pás do rotor estejam deformadas ou ressecadas por falta de uso, elas irão puxar menos água, comprometendo assim a refrigeração do motor. Caso uma dessas pás se rompa, o motor pode parar de funcionar durante uma viagem ou passeio, queimar as juntas ou até mesmo fundir o motor da embarcação.

 

Quais os cuidados ter com o rotor da bomba d’água?

 

Existem alguns cuidados que precisam ser tomados para se estender a vida útil do rotor da bomba d’água e evitar assim possíveis problemas com a peça. Confira as principais dicas abaixo:

 

  • Não ligar o motor da sua embarcação fora da água. Essa prática faz com que o rotor da bomba d’água trabalhe a seco, o que pode ocasionar o seu próprio comprometimento e também o superaquecimento do motor da embarcação;
  • Sempre verificar se a saída e entrada de água estão limpas. Com o tempo, pode acontecer de algum detrito se prender a essas extremidades e dificultar o fluxo de água;
  • Ficar sempre atento ao esguicho de água do seu motor, afinal ele está ligado diretamente ao funcionamento do rotor da bomba d’água;
  • Existem vários tipos de rotores específicos para cada tipo de marca e de motor, portanto atenção para que o seu rotor esteja de acordo com as especificações do fabricante;
  • Evite navegações em lugares com águas muito rasas, arenosas, de difícil acesso, que exigem demais da peça; 

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o rotor da bomba d’água e qual o momento certo de fazer a manutenção preventiva desta peça – que tal conhecer as embarcações do estaleiro da FS Yachts? Conte com quem entende do assunto, acesse agora mesmo nosso site e confira todos os modelos de lanchas novas e semi-novas.