Ser dono de uma embarcação exige cuidados com a manutenção preventiva e corretiva da mesma. E um dos itens que merece atenção redobrada é o motor – já que ele é o responsável por dar vida a sua lancha. Por isso, no texto de hoje, vamos apresentar 4 maneiras de manter o motor da lancha conservado.
Confira a seguir!
4 maneiras de manter o motor da lancha conservado
Como sabemos, quem vive no mundo náutico acaba se inteirando em todos os assuntos que fazem parte desse meio, não é mesmo? Desde os passeios que podem ser realizados com o barco, os acessórios que não podem faltar, e também os tipos de motores e como mantê-los sempre em dia para não ocorrer problemas com a embarcação.
Portanto, é importante tomar esses cuidados para manter o motor da lancha conservado, como, por exemplo:
1. Não deixar o motor mais de 15 dias parado
A primeira dica para manter o motor da lancha conservado, é não deixar o equipamento por mais de 15 dias sem rodar. Ficar com o motor parado significa problemas futuros com a embarcação, como, por exemplo: desgaste, vazamento de óleo, entre outros.
Porém, caso a embarcação precise ficar atracada por um tempo determinado é fundamental ter alguns cuidados, como: limpar o motor com água doce.
2. Tenha a revisão preventiva em dia
Como citamos acima, uma embarcação necessita de manutenções preventivas para que as corretivas (após pane ou dano a uma peça) sejam evitadas. O indicado é que sejam realizadas revisões de seis em seis meses nas embarcações. Essa é uma forma de manter o motor da lancha conservado, evitando que alguma peça sofra um dano maior, podendo interferir no seu bom funcionamento.
É importante também que essas manutenções sejam feitas por um profissional autorizado e de confiança, que tenha conhecimento suficiente na área, para identificar possíveis falhas, vazamentos e erros no desempenho do motor.
3. Faça a limpeza do motor
Para manter o motor da lancha conservado é preciso que a limpeza do mesmo esteja sempre em dia. Uma das técnicas de limpeza é conhecida como ‘’adoçar o motor’’ – quando após o uso da embarcação, o motor recebe um banho de água doce limpa, para que assim sejam retiradas quaisquer impurezas e vestígios de água salgada.
Essa prática é fundamental para que, com o tempo, não ocorram desgastes físicos prematuros por conta de oxidação.
4. Verifique e lubrifique o motor
Por fim, outra dica de manutenção muito importante é conferir sempre o óleo do motor da lancha. Verifique o nível, se precisa de reabastecimento. Caso necessite – utilizar sempre o produto indicado pelo fabricante, para que não ocorram complicações inesperadas no barco.
Além disso, converse com seu autorizado de confiança, afinal na maioria dos motores não é comum o nível de óleo baixar.
Embarcação parada: manutenção em dia
Se sua lancha vai ficar parada por um determinado tempo, muitos detalhes precisam ser averiguados, como: não deixar gasolina no tanque. Esse é um detalhe que pode passar despercebido, mas que também pode trazer sérios danos a sua embarcação.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como manter o motor da lancha conservado, pode escolher seu barco sem preocupações. Nossa equipe FS Yachts está à disposição para tirar todas suas dúvidas, entre em contato agora mesmo.