Você pode ser um bom piloto, mas sempre dá para melhorar, não é mesmo? Para pilotar uma embarcação é preciso muita atenção e alguns macetes que podem fazer toda a diferença na hora da prática. Para que você aprimore ainda mais sua navegação, a FS Yachts separou 6 dicas importantes para melhorar seu desempenho na pilotagem do barco. Confira a seguir! 

 

Principais dicas para melhorar seu desempenho na pilotagem do barco 

 

Cada pessoa tem seu modo de pilotar, assim como em outros meios de transporte a prática acaba trazendo “manias” ao piloto. Mas existem algumas medidas que precisam ser respeitadas para além de assegurar o bom funcionamento da embarcação, garantir a segurança de todos os tripulantes durante o passeio.

Por exemplo, pilotos que têm o perfil de uma pilotagem mais agressiva, geralmente exigem mais do barco, precisando assim de uma atenção redobrada na hora de realizar as manutenções e revisões. Já pilotos que têm uma direção mais defensiva e não exigem tanto da embarcação ficam com a vantagem de desgastar menos as peças e o motor da lancha.

 

  • Pré-pilotagem

 

A primeira dica para melhorar seu desempenho na pilotagem do barco começa antes mesmo de iniciar seu passeio com ele. Antes de utilizar sua embarcação, é interessante deixar o motor ligado por pelo menos cinco minutos, para que o óleo aqueça até chegar na temperatura correta. 

Outra dica, já para o final da viagem, é que antes de desligar o motor, deixar a embarcação em marcha lenta por cinco minutos novamente. Assim a temperatura do sistema pode voltar ao normal e manter o efeito lubrificante do óleo. 

 

  • Revisão na embarcação

 

Mais uma dica válida para que seja colocada em prática para melhorar seu desempenho na pilotagem do barco é fazer uma revisão rápida de rotina na embarcação. Os cabos de comando do timão e do motor ao ficar muito tempo parados, precisam ser lubrificados antes de um novo passeio, por exemplo.

Além disso, é preciso verificar também os níveis de óleos do motor e os itens de segurança da lancha: boia salva-vidas, colete salva-vidas, extintores de incêndio, pirotécnicos, kit de primeiros socorros, detectores de gás, entre outros.   

 

  • Experiência é uma boa ferramenta de navegação

 

Sabemos que a experiência só se adquire com a prática, mas existem outras formas de aprimorar seus conhecimentos sobre o mundo náutico e suas peculiaridades. Aproveite toda e qualquer oportunidade de obter informações relevantes sobre pilotagem, sejam elas a partir de estudos, como de conselhos e dicas de navegadores mais experientes. Afinal, conhecimento nunca é demais

 

  • Lembre-se: o motor da embarcação é o comandante

 

Se tem uma peça da embarcação que você deve conhecer bem e respeitá-la é o motor. É ele quem comanda o bom funcionamento da lancha e que pode lhe causar sérios problemas durante uma viagem quando não é bem cuidado. 

Existem alguns macetes para quando o motor manifesta algum tipo de problema, como, por exemplo, em caso de superaquecimento do motor de popa. Para isso, você deve engatar a ré e acelerar por meio segundo, assim vai eliminar qualquer coisa que estiver obstruindo a refrigeração do motor. 

É indicado também que você não desligue o motor assim de repente, em caso de dúvida, deixe-o em marcha lenta. E no caso da refrigeração em um motor de popa, uma regra prática é colocar a mão na saída de água, se tiver quente a ponto de doer a mão significa que o motor está quente demais. Logo, se possível, o indicado é parar para evitar problemas maiores.  

 

  • Preservando o motor

 

Algumas dicas são valiosas para preservar o bom funcionamento do motor e também para melhorar seu desempenho na pilotagem do barco: como evitar acelerar bruscamente nas curvas fechadas para não forçar demais a rabeta do motor. E assim como não é indicado engatar ou desengatar o motor de maneira brusca em direções opostas, porque essa ação força demais as engrenagens da rabeta. 

 

  • 10 mandamentos de segurança no mar

 

Por último e não menos importante, uma das principais dicas para melhorar seu desempenho na pilotagem do barco é seguir os 10 mandamentos de segurança no mar. Que se você ainda não conhece, esse é o momento certo de aprender. 

A marinha brasileira elaborou os 10 mandamentos de segurança no mar, que deve ser seguido por todos os pilotos de forma a preservar sua segurança e dos outros tripulantes. Você pode conferir nosso conteúdo exclusivo sobre o tema, em que abordamos todos os mandamentos. Clique aqui para saber mais. 

 

E agora, já está pronto para melhorar seu desempenho na pilotagem do barco? Com todas essas dicas a prática vai ficar mais fácil, pode ter certeza! Se você gostou de mais este conteúdo sobre o mundo náutico, pode conferir muito mais em nossas redes sociais, siga a FS Yachts no Facebook e Instagram.