Quando você procura por uma marina para deixar seu barco, com certeza busca um lugar seguro, com instalações adequadas e que ofereça todos os serviços necessários para garantir a integridade da embarcação, não é verdade? Afinal, uma marina de qualidade, além de infraestrutura, apresenta a regularização do local e muito conforto, entre outras vantagens. 

Por isso, no texto de hoje da FS Yachts, você irá descobrir o que não pode faltar em uma marina de qualidade e o que deve ser levado em conta antes de atracar sua embarcação no local, como a segurança, estrutura e os documentos necessários. Confira as principais dicas abaixo! 

 

O que é uma marina?

São conhecidas por serem conjuntos de instalações para abrigar barcos. Porém, as marinas não são somente isso; elas podem ser lugares para navegação, lazer e prática de esportes náuticos. Em alguns casos, as marinas oferecem também serviços de limpeza, manutenção e venda de combustível para as embarcações. 

 

Marina de qualidade: 5 características que não podem faltar no local 

 

1. Segurança

O principal item que não pode faltar em uma marina de qualidade é a segurança que ela oferece para a embarcação e seus tripulantes. Uma marina de qualidade deve ter um controle de acesso das pessoas que entram e saem do local. Assim, sua lancha estará em segurança contra qualquer dano e possíveis furtos de pertences ou até mesmo peças. 

 

2. Serviço de manutenção 

Como sabemos, imprevistos podem acontecer com uma lancha. Falhas no motor são um exemplo. Para esses casos, é fundamental ter um serviço de resgate/reboque ao qual você possa recorrer quando acontece alguma dificuldade durante o passeio. Uma marina de qualidade deve oferecer ou disponibilizar por meio de terceirizados o serviço de manutenção geral para seus clientes também. 

Verificação do motor periodicamente, nível de combustível e higienização periódica dos barcos, principalmente após os passeios são serviços básicos e essenciais para garantir a segurança dos tripulantes e a durabilidade maior do barco. 

 

3. Conforto 

Nada melhor que, depois de realizar um passeio de lancha, ter um ambiente agradável e aconchegante para a ancoragem da embarcação e o seu descanso. Hoje, as marinas contam com diversos serviços para a comodidade das pessoas,  oferecendo principalmente área de lazer completa com churrasqueiras, bares, espaço para prática de esportes, restaurantes e lojas, se aproximando muito de um clube. 

Além disso, existem marinas específicas para cada tipo de embarcação. Barcos maiores geralmente podem ancorar em espaços exclusivos para eles. Portanto, antes de guardar sua lancha em uma marina, certifique-se que ela suporta o tamanho da sua embarcação e garanta sua segurança.

 

4. Preocupação com o meio ambiente 

Andar de lancha proporciona conhecer muitos lugares e o contato direto com a natureza. No Brasil, há destinos que oferecem belas paisagens, com mar azul e até a possibilidade de ver espécies raras de animais marinhos. 

Por isso, uma marina de qualidade deve ter o cuidado em preservar esses locais, justamente para evitar danos à natureza. A preocupação com o meio ambiente deve andar junto com a infraestrutura da marina, a partir de programas de responsabilidade ambiental e social, respeitando os animais e a vegetação. 

Logo, é importante verificar, antes de escolher a marina para guardar sua lancha, se ela conta com licença ambiental oferecida pelos órgãos responsáveis da região. 

 

5. Regularização documental 

Por fim, uma das características mais importantes de uma marina de qualidade é saber se ela conta com todos os documentos regularizados, especialmente os administrativos e o seguro da marina. 

Uma marina de qualidade, com os documentos em dia, oferece mais segurança e tranquilidade para você guardar seu barco sem o risco de ocorrer prejuízos. 

 

Gostou das dicas? Para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro de tudo sobre o mundo náutico, siga a FS Yachts nas redes sociais! Você pode nos encontrar tanto no Facebook quanto no Instagram