Blog

Gasolina ou diesel: qual é o melhor combustível para barco?

Compartilhe:

Se você está procurando por sua primeira embarcação e realizou uma certa quantidade de pesquisas, você já sabe como alguns detalhes – que a princípio não parecem tão relevantes assim – podem fazer toda a diferença. Questões de manutenção, revisão e tamanho, por exemplo, são apenas alguns deles. Outra particularidade significativa, e sobre a qual falaremos hoje, é o tipo de combustível para barco utilizado.

Quando o assunto é motor e combustível para barco, uma visão comum é a de que barcos menores são movidos a gasolina, enquanto os de maior porte, a diesel. Porém, fugindo à regra, algumas embarcações aceitam os dois tipos de motores. E, se este for o seu caso, é de extrema importância conhecer as diferenças entre os dois tipos de combustíveis.

No material que a FS Yachts preparou para você hoje, você verá um comparativo trazendo as principais vantagens de cada combustível para barco. Seja uma lancha movida a diesel ou gasolina, ela terá suas próprias características e benefícios. Com a nossa ajuda, você saberá qual se adapta melhor ao seu uso. Confira abaixo!

 

O melhor combustível para barco – Um comparativo

Para comparar os dois combustíveis da maneira mais clara possível, nada melhor que apresentar os principais pontos positivos e negativos de cada um. Entenda melhor:

 

  • Vantagens da gasolina

Quando falamos em motores a gasolina, o primeiro ponto que vem à mente é o custo. Em média, custam de 40 a 60% a menos que um motor a diesel. Além de mais baratos, eles são também menores. Isso, somado à ausência de mangueira de retorno de combustível, faz com que a montagem seja mais fácil, assim como a manutenção.

Como citamos acima, são mais recomendados para barcos menores. Por serem mais leves, estes motores auxiliam no desempenho e fazem com que as arrancadas tenham velocidade consideravelmente mais alta.

 

  • Desvantagens da gasolina

Em contrapartida, ao mesmo tempo em que motores movidos a gasolina são mais baratos, a gasolina em si é mais cara. Normalmente, pode chegar a 20% a mais em relação ao valor do diesel. A diferença pode ser ainda maior, de acordo com o estado e com o posto onde ela for comprada.

Via de regra, os motores a gasolina são menos resistentes às ações do tempo que um motor a Diesel, tanto pela mecânica quanto pela qualidade do combustível brasileiro. Além disso, não só a gasolina é mais cara, como o consumo do motor é maior, diminuindo a autonomia em cerca de 30% em relação ao diesel.

 

combustível para barco gasolina

 

  • Vantagens do diesel

Da mesma maneira que o investimento inicial é a primeira vantagem que se pensa quando falamos de motores a gasolina, aqui a principal é o preço do combustível propriamente dito. Via de regra, o litro do diesel é mais barato que o da gasolina. Não obstante, o consumo de combustível é até 30% menor nestes motores.

Como seus circuitos de refrigeração são fechados, a água salgada não passa por dentro dos motores a diesel, fazendo com que eles sejam mais resistentes. Por fim, o diesel pode durar até quatro meses parado dentro do tanque, o que corresponde ao dobro do tempo da gasolina.

 

  • Desvantagens do diesel

A esta altura, a grande desvantagem dos motores a diesel já está clara: o custo inicial é maior. Ainda que essa diferença de preço possa se pagar  com o uso (a partir de 600h de uso), a manutenção, outro ponto essencial, também é mais cara (aproximadamente o dobro do preço da revisão de um motor à gasolina).

 

combustível para barco diesel

 

Resumo

 

  • Peso: Um motor 4.5 gasolina 250hp Bravo Three pesa 455kg, enquanto um motor 2.8 diesel 220hp Bravo Three pesa 488kg. Os pesos são muito similares.

 

  • Desempenho: Motores a diesel possuem um torque maior que os motores a gasolina, portanto mesmo com uma potência inferior conseguem ter um desempenho próximo nos quesitos aceleração e velocidade final.

 

  • Manutenção: Os prazos de manutenção dos motores a gasolina e diesel são iguais – a primeira revisão com 50h (ou 6 meses), a 2ª revisão com 100 horas (ou 1 ano), e depois de 100h em 100h (ou 1 em 1 ano). A revisão mecânica de um motor a diesel custa o dobro da revisão de um motor a gasolina.

 

  • Preço: O motor a diesel é mais caro que a gasolina, mas consome menos, e o óleo diesel é mais barato que a gasolina. Se a diferença do preço do combustível estiver em R$1,00 / Litro, será necessário navegar cerca de 600 horas para que o motor a Diesel se pague. Se a diferença do preço do combustível estiver em R$0,50 / litro, será necessário navegar cerca de 1.200 horas para que o motor a Diesel se pague.

 

Por fim, fica claro que o melhor combustível para barco varia em cada caso, dependendo do uso específico de cada um. Lanchas de menor porte e utilizadas com certa frequência se beneficiam mais de um motor a gasolina, enquanto embarcações maiores e com desejo de economia a longo prazo podem encontrar no motor a diesel uma opção mais interessante.

E aí, já sabe qual é o combustível para barco ideal para você? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a FS Yachts e nós iremos respondê-lo!

(48) 3066-1328 De segunda a sexta das 09h00 as 18h00.
Rua Cecília Maria José de Azevedo, n° 210 - Mar das Pedras – Biguaçu/SC