Normalmente quando pensamos em lanchas a primeira alternativa que vem à cabeça é a oportunidade de navegar pelas águas brasileiras, conhecer a nossa costa e toda a beleza que ela proporciona. No entanto, comprar um barco significa muito mais, podendo ser a oportunidade de lazer e também da prática de esportes náuticos.

Se você curte adrenalina e aventuras radicais, a lancha é uma das opções. Ela garante a diversão e entretenimento de quem opta por esse tipo de esporte, afinal, como sabemos a prática esportiva traz diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. A realização de qualquer modalidade reduz a ansiedade e previne várias doenças.

 

E na água há muitos esportes que podem ser realizados. Por isso o texto de hoje da FS Yachts é dedicado a este tema. Aqui, você saberá quais os principais esportes náuticos que podem ser praticados com a sua lancha. Confira abaixo 4 exemplos!

 

Modalidades de esportes náuticos para praticar com sua lancha

 

1. Esqui Aquático 

A prática do Esqui Aquático requer atenção e equilíbrio dentro da água, principalmente de quem está realizando o esporte. Para isso é recomendado no mínimo duas pessoas a bordo do barco, uma para pilotar e outra para manter o esquiador sempre a vista. A velocidade média da embarcação para o Esqui Aquático é de 32 km/h. 

O Esqui Aquático no Brasil é conhecido e praticado há mais de 20 anos, e entre as modalidades existentes temos: Truques, Rampas e Slalom. Dentre as atividades a que permite um melhor desenvolvimento dentro d’água é a Slalom, pois seu objetivo é verificar o número de vezes que a pessoa consegue realizar a pista. 

Porém, a prática do Esqui Aquático pode ser também somente para o entretenimento, um hobby dos adoradores dos esportes náuticos. Vale destacar que a modalidade trabalha a resistência e força dos seus praticantes. De acordo com pesquisas o valor calórico gasto em uma hora do esporte é de até 400 Kcal.

 

2. Wakeboard 

Um pouco mais radical que o Esqui Aquático, o Wakeboard é considerado um dos esportes náuticos mais praticados no mundo. Para sua realização é preciso uma prancha menor e mais leve que as tradicionais pranchas de surf. Além disso, ela é composta por duas botas acopladas para que o esquiador se mantenha preso na superfície. 

Para a prática do Wakeboard uma corda com manete é presa sobre a lancha para que o esquiador agarre-se e flutue pela água. Por isso ele deve ser feito no mínimo por 3 pessoas: o piloto responsável por conduzir a lancha, outro para ficar atento ao esquiador e o praticante do esporte. 

Para garantir a segurança do wakeboarder o uso de colete salva-vidas modelo esportivo é indispensável. 

 

3. Wakesurf 

Derivado do Wakeboard, o Wakesurf apresenta suas peculiaridades, no entanto é uma das modalidades de esportes náuticos que ganha cada vez mais adeptos. Assim como o nome diz, o esporte é conhecido como surf, porém as ondas são feitas pela lancha. 

Relativamente novo, o Wakesurf é praticado especialmente em rios e lagos, ou mares com poucas ondas. Nesse caso, a lancha serve para dar suporte ao surfista para que ele se equilibre para pegar a onda. Para essa modalidade é necessário uma lancha que gere uma onda maior para que o praticante possa surfá-la. 

 

4. Pesca Esportiva 

Dos esportes náuticos já citados, a pesca esportiva é menos conhecida no Brasil, mas já é praticada por muitas pessoas. Diferente da pesca recreativa que tem como objetivo o entretenimento, na categoria de esporte ela apresenta regras e definições. 

A primeira diferença nas competições é que há um acordo entre os competidores e a organização para que os peixes sejam entregues à água após a prova. A segunda finalidade – em alguns casos – é pescar os maiores peixes possíveis no menor tempo possível, entre outras características. 

 

Gostou das dicas? A FS Yachts conta com modelos ideais para a prática de diversos esportes náuticos. Entre no nosso site e escolha já a sua lancha!