Você que possui sua embarcação sabe como é importante e até um prazer cuidar dela. Sua manutenção e outros cuidados são fatores extremamente importantes para assegurar conservação e vida longa. Outro fator relevante para isso, e sobre o qual falaremos hoje, é a limpeza. Limpar o barco, além de ajudar a preservar, garante a beleza e torna ainda melhor as experiências a bordo.

Contudo, é preciso saber limpar o barco. Não basta simplesmente pegar uma mangueira, jogar água por cima e pronto. As diferentes partes de uma embarcação exigem diferentes cuidados e processos. Pensando nisso, a FS Yachts trouxe para você um passo a passo de como limpar o barco corretamente.

Continue a leitura abaixo e veja como você pode limpar o seu barco do melhor jeito possível e cuidar ainda mais dele!

 

Guia de orientações para limpar o barco

 

  • Limpeza geral pós-uso

Todas as águas possuem seus próprios níveis de impurezas e sais, os quais têm o potencial de prejudicar sua lancha a longo prazo. Isso porque estas substâncias são corrosivas, o que reduz a vida útil de peças metálicas, por exemplo.

O recomendado para evitar a corrosão e, de quebra, manter o barco com aquela aparência de novo, é dar uma boa lavada nele após cada uso. Aplique um jato de água doce, depois um produto especial para o casco, como o Lava Lancha, e, por último, mais um jato para finalizar o processo.

 

  • Limpeza dos vidros

Para limpar o para-brisa do seu barco, nada melhor que um produto específico. O ideal aqui é a utilização de um detergente neutro náutico com cera de carnaúba. Um produto com tais características limpa e aplica uma proteção no vidro ao mesmo tempo.

Caso não seja possível usar um produto assim, procure por específicos para cada ação: um para limpar e outro para proteger. De qualquer forma, tenha certeza de que o vidro será limpo e ganhará uma proteção para conservar a limpeza e evitar a aderência de substâncias

 

  • Limpeza do costado

Todos que possuem uma lancha querem manter o costado sempre branquinho e lindo, não concorda? Para isso, o recomendado é a aplicação de um produto, o enxágue e a secagem. Novamente, o Lava Lancha, da Nautispecial, é um ótimo exemplo de produto que pode ser utilizado para esta limpeza.

Por outro lado, se o costado do seu barco já está perdendo o branco original e começando a ficar amarelado, existem outros produtos, estes específicos para ajudar na recuperação da cor.

 

  • Limpeza das articulações

Não se esqueça desse detalhe! As articulações e dobradiças das portas e comportas de um barco são itens menores, mas que demandam a mesma atenção que o restante. Até porque ninguém merece ter que ficar lidando com travamentos que podem até causar acidentes, certo?

Assim como os anteriores, procure produtos próprios para isso. O ideal para este caso é um silicone náutico. Com suas propriedades, ele previne travamentos e corrosões. Basta usar o produto a cada 3 meses e seus problemas com dobradiças estarão solucionados.

 

Bônus: depois de limpo, proteja seu barco com uma capa

Mesmo que você abrigue sua lancha em uma marina, é importante que ele permaneça com uma capa ou um toldo após cada lavagem que você fizer. Nem mesmo os espaços cobertos disponibilizados pelas marinas estão completamente livres da ação do tempo e da umidade.

 

 

Como você pôde ver, ainda que limpar o barco exija certos cuidados e passos e produtos específicos, o processo de limpeza pode ser feito por qualquer um que queira cuidar bem da sua embarcação. Gostou deste passo a passo? Para continuar acompanhando a FS Yachts, siga nosso Facebook e Instagram!