Para quem está ingressando no universo náutico e quer conhecer melhor os prazeres que a navegação proporciona, comprar uma lancha usada por ser uma boa opção para essa primeira experiência. As lanchas usadas apresentam a desvalorização do preço como sua principal vantagem comercial, além de, normalmente, já possuir acessórios e itens de segurança obrigatório instalados.

Mas na hora de avaliar uma lancha usada, é preciso ficar de olho em alguns critérios para não se arrepender depois de realizar a compra. Como essas embarcações já foram utilizadas, corre-se o risco de que elas apresentem algum defeito, interna ou externamente. Por isso, atente-se ao histórico da lancha e sempre verifique a procedência da embarcação.

Para não cair em uma cilada, nós separamos alguns cuidados que você deve ter ao comprar uma lancha usada. Confira!

 

Motor e rabeta

Como peça fundamental para o bom funcionamento de uma embarcação, o motor é um dos itens essenciais que devem ser verificados na hora de comprar uma lancha usada. Antes de tudo, verifique se o motor não está fazendo ruídos anormais ou realizando uma força atípica para funcionar. Se nada disso estiver acontecendo, é um bom sinal. Mas lembre-se, também, de verificar a pressão do óleo e a temperatura do motor, além de conferir se a rotação máxima está funcionando de acordo com o especificado pelo fabricante. É muito importante que todos esses testes sejam feito na água, e não somente no seco. O indicado é que leve um mecânico com conhecimento em motores de barcos para lhe acompanhar durante o teste da embarcação. Verifique se todos os instrumentos analógicos (e, caso tenha computador de bordo, o digital) para aferir se todos estão funcionando. E não se esqueça de analisar a parte de fora do motor. É importante verificar se a pintura está com boa aparência, se há riscos, bolhas, etc.

 

Caixa de direção, timão e comando

Uma direção de qualidade garante segurança e tranquilidade na hora de navegar com sua lancha. Atente-se para possíveis vazamentos na caixa de direção que podem acabar comprometendo a pilotagem da embarcação. Verifique o raio de giro e se o grau de rotação é o mesmo para os dois lados, e se o timão está leve e de fácil controle. O comando do motor deve estar bem ajustado, sem dificuldade para engatar tanto o motor à frente como a ré, e o trim deve estar funcionando corretamente.

 

Sistema elétrico

Se não estiver em bom estado, o sistema elétrico de uma lancha usada por causar muitos problemas e gerar gastos extras. Portanto, examine todos os componentes do sistema elétrico, bem como do sistema de propulsão. É importante observar se os fios estão presos e encapados, se a bateria está com carga (e mantendo a carga após carregada) e em bom estado, e se os componentes eletrônicos (gerador, ar condicionado, sonar, gps, rádio vhf, som mp3, alto-falantes, luzes, guincho elétrico, ventilador, flaps, geladeira, inversor, tv, microondas, entre outros) apresentam um bom funcionamento.

 

Casco

Analisar o exterior de uma lancha usada também é fundamental para garantir uma compra segura. Nesse caso, o casco é o principal elemento que deve ser inspecionado. Analise atentamente o casco, certifique-se de que não há nenhuma fissura ou trinca pelas quais possa passar água e, em caso de embarcações maiores, verifique se a pintura anticracas está em dia. Analise, principalmente, toda a parte do casco que fica embaixo d´água, tanto as laterais, como o fundo da lancha. É importante assegurar que não há nenhuma possibilidade de passagem da água para o interior da embarcação, uma vez que isso pode causar problemas mecânicos graves e até mesmo ocasionar um naufrágio.

 

Hidráulica

A hidráulica é outro item que você precisa dar atenção. Verifique todas as conexões hidráulicas da embarcação, se não há vazamentos, em especial nas saídas e entradas que ficam abaixo da linha d’água. Importante, também, verificar as mangueiras e braçadeiras da lancha.

Se você é novo no universo náutico, contar com especialistas na hora de comprar uma lancha usada faz toda a diferença. Somente com profissionais capacitados e que realmente entendem do assunto, é possível escolher uma embarcação que realmente irá te proporcionar momentos de lazer e descontração.

Conheça nossas lanchas seminovas e revisadas pelo estaleiro. Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco. Iremos te ajudar a escolher a melhor lancha para você!