Diferentes motivos nos levam a passeios marítimos. Seja em uma volta de final de semana com a família, uma festa com os amigos em uma lancha ou uma tarde de pescaria, as embarcações promovem momentos únicos. No entanto, problemas com enjoo em alto mar são comuns a muitas pessoas, o que pode comprometer as viagens.

Ainda que, quando o enjoo bate, ele pareça ser um transtorno incontornável, existem certas medidas que podem ser tomadas para ajudar no combate do empecilho. Para os que não querem nem chegar perto de passar pela situação, há também algumas ações prévias. Em resumo, é possível fazer com que o enjoo em alto mar não seja uma adversidade no seu passeio.

No material que a FS Yachts preparou para você hoje, nós iremos te mostrar porque o enjoo em alto mar acontece, explicar como evitá-lo antes de entrar em um barco e dar dicas para combatê-lo caso ele chegue a acontecer. Continue a leitura abaixo e confira!

 

Por que sentimos enjoo em alto mar?

O enjoo em alto mar, tecnicamente conhecido como cinetose, é um incômodo causado por um transtorno no interior do ouvido. Isso acontece porque o balanço das ondas confunde o labirinto – sistema de cavidades responsável pelo nosso equilíbrio.

Como o movimento de uma embarcação no mar é irregular e faz a posição de quem está dentro dela variar desordenadamente, o equilíbrio é afetado. Graças ao desequilíbrio, nosso sistema digestivo também sofre, fazendo o estômago ficar pesado e, consequentemente, causando o enjoo.

 

enjoo em alto mar

 

Prevenindo o enjoo em alto mar

A prevenção não só é a melhor maneira de evitar o enjoo, como também é relativamente simples. Veja algumas medidas que podem ser tomadas:

 

  • Alimentação balanceada

Ingerir bebidas alcoólicas, cafeína e comidas muito temperadas e gordurosas está proibido antes de um passeio marítimo. A alimentação prévia ideal é composta de proteínas como frango e peixe e bastante água. Vale citar que comer é indispensável. Navegar de estômago vazio pode causar os mesmos efeitos, por vezes até em pior intensidade.

 

  • Remédios anti-histamínicos

Atuando na parte do cérebro responsável pelos enjoos e náuseas, os anti-histamínicos são uma ótima alternativa pré-navegação. Um detalhe importante é que eles são encontrados com facilidade em qualquer farmácia e não precisam de receita. Os remédios devem ser tomados cerca de 1 hora antes de embarcar. Quando tomados já em alto mar, apresentam eficácia baixa.

 

  • Evite leituras

Aqui a dica vale tanto para livros, jornais e revistas quanto meios digitais como celulares e notebooks. Mesmo que ler ou estar conectado possa servir como distração, o ideal é evitar. Isso porque os olhos e o cérebro se confundem com a combinação das palavras paradas e todo o resto se mexendo, piorando ainda mais a desorientação e o desequilíbrio.

 

Combatendo o enjoo em alto mar

Caso você não tenha tomado as medidas acima, independente do motivo, existem outras saídas. Ainda que não sejam tão efetivas, elas são melhores que não fazer nada. Veja o que pode ser feito para combater o enjoo em alto mar:

 

  • Olhe para um ponto fixo

Para quem já está enjoado e quer melhorar, uma boa dica é fixar o olhar no horizonte. Ele, ao contrário do mar e da embarcação, não se move, fazendo com que o cérebro não se confunda tanto. Esta solução, além de ser simples, pode ser de grande ajuda.

 

  • Troque de assento

A última dica pode ser feita tanto para prevenção quanto para combate. É de conhecimento comum que o centro do barco é a parte dele que menos sofre com os movimentos do mar. Se você acha que irá sofrer enjoos ou já estiver sofrendo, procure ficar em um destes assentos.

 

enjoo em alto mar

 

Agora que você já sabe como prevenir e como combater o enjoo em alto mar, pode garantir que seus passeios sejam ainda melhores! Gostou do conteúdo de hoje? Para continuar sabendo de tudo sobre o universo marítimo, acompanhe a FS Yachts no Facebook e no Instagram!