Blog

5 dicas para pesca na lancha

Compartilhe:

Você sabia que a pesca na lancha é uma prática que permite muito mais oportunidade na captura de peixes? Quando pensamos na variedade de espécies que serão encontradas em áreas mais fundas do mar, lembramos o quanto essa prática pode agregar nos seus momentos de lazer com o barco.

 No entanto, essa atividade precisa ser realizada com certos cuidados, a fim de garantir uma prática prazerosa, como deve ser. Por isso, a FS Yachts separou neste texto algumas informações que podem te ajudar.

Veja abaixo 5 dicas para pesca na lancha que você precisa saber.

 

1. Conheça as regras e o local de navegação 

Ficar por dentro do regulamento é obrigação de todo o navegador. Pois assim como para os carros na rua, por exemplo, as embarcações também precisam seguir as regras. Por mais enfadonho que possa parecer, é o que mantém a segurança de todos os envolvidos. 

Já parou para pensar no perigo e confusão que haveria se não houvesse regras de trânsito na água? Temos de saber, de pronto, o que fazer se estivermos em rumo de colisão com outro barco e conhecer o significado das boias e balizas pela rota, além de alguns sinais sonoros. 

Fora isso, também devemos conhecer as particularidades do local que nos dispomos a navegar, sempre consultando a carta náutica da região.

Com as regras de navegação, você vai relembrar as seguintes questões:

  • Preferência entre diferentes barcos
  • Saber como agir quando barcos a motor estão em rumo de colisão
  • Velocidade
  • Quando navegam em canais, manter-se sempre à direita 
  • Reconhecer as luzes das embarcações
  • Saber o significado dos sinais sonoros
  • Significado das boias e balizas

São muitas informações, não é mesmo? Por isso, não deixe para depois o aprendizado e reciclagem com os cuidados no barco, que vão te ajudar, seja num passeio em família ou pesca na lancha.

 

2. Mantenha os seus familiares informados 

Uma dica importante e simples é manter sempre alguém da sua família ou mesmo algum amigo ciente de onde você irá realizar a pesca na lancha. Principalmente se for fazê-lo sozinho.

Nossa recomendação é que num cenário ideal, você sempre leve um acompanhante para o seu passeio. Assim como é muito importante que haja algum meio de comunicação como celular com alcance no local de pesca, rádio VHF, localizador por satélite, entre outros.

Dessa forma, você mantém a sua segurança e fica preparado para qualquer hipótese. É claro que o nosso desejo é que tudo ocorra na mais perfeita harmonia e tranquilidade. Mas essas são informações importantes de se ter, caso haja alguma emergência.

 

3. Verifique seu equipamento de segurança

Verifique se o equipamento de segurança necessário está a bordo e funcionando corretamente. É essencial que os barcos, independente do tamanho, tenham coletes salva-vidas apropriados para cada pessoa a bordo, uma boia circular ou flutuador, tipo almofada, que pode ser arremessado.

Além disso, é importante ter pelo menos um extintor de incêndio e um dispositivo de sinalização, como sinalizadores, buzinas e/ou apitos. Cada área de navegação tem seus próprios requisitos. Por isso, sempre verifique se todos os itens estão à bordo antes de sair, e dentro dos prazos de validade.

 

4. Fique de olho nas previsões meteorológicas

Antes de sair para sua pesca na lancha, verifique as condições meteorológicas e as previsões. Conheça o estado do mar, pois o tempo pode mudar drasticamente em pouquíssimo tempo, como você bem deve saber.

Quando estamos no meio do mar, estamos expostos a todas as forças que a Mãe Natureza pode lançar. Por isso, sempre faça sempre sua checagem. 

 

5. Conheça os seus limites

Saber até onde você pode ir e reconhecer os seus limites é essencial. Muitas vezes, nos empolgamos e queremos passar mais tempo realizando a atividade que gostamos, como a pesca na lancha, e não percebemos os sinais que o nosso corpo vai dando. Seja de cansaço ou fome, por exemplo.

A fadiga e hipotermia são situações alertas. Fora isso, você sabia que a exposição prolongada a ruído, vibração, vento e claridade tem o mesmo efeito sobre uma pessoa que o álcool ou drogas?

Se possível, não deixe de dividir as funções operacionais com outros membros da tripulação. Saiba reconhecer quando estiver cansado e faça uma pausa.

Dica bônus: não precisa ser mencionado, no entanto, todo navegador precisa entender os riscos de navegar sob a influência de álcool ou drogas. Por isso, siga o recomendado e não faça uso dessas substâncias, principalmente quando estiver responsável pela navegação do barco. 

 

A FS 290 WIDE da FS Yachts é perfeita para pesca na lancha

Com espaço a bordo para diversão de toda a família, a FS 290 WIDE veio mesmo para te surpreender. O modelo possui cabine e banheiro fechados, para você aproveitar o dia com todo o gás e privacidade, curtindo o seu momento de pesca na lancha.

De proa aberta, a FS 290 WIDE é uma lancha bem projetada e feita para te trazer conforto durante o passeio. Com camarote bem iluminado com 3 janelas, as crianças vão poder desfrutar do descanso no final de tarde, enquanto você aproveita seu momento de pesca. Oferecendo à sua família todo o bem-estar necessário a bordo.

Vale ressaltar que, independente da escolha do barco para pesca na lancha, a FS Yachts conta com uma gama de diversidade, capazes de oferecer toda a estabilidade e qualidade que você precisa na sua embarcação.

Portanto, se você é apreciador da pesca na lancha, que tal conhecer os modelos de lanchas FS? Entre no nosso site e entenda as características de cada uma das lanchas e escolha o modelo ideal para você.

FS Yachts
+55 (48) 3279-7333 De segunda a sexta das 09h00 a 18h00 (GMT -3).
Calle Cecília Maria José de Azevedo, n° 210 - Mar das Pedras – Biguaçu/SC