Nada melhor do que aproveitar o fim do verão com a sua lancha Fs Yachts, não é mesmo? E foi pensando nisso que separamos neste texto, algumas das dicas mais importantes sobre a previsão do tempo para navegação! 

Afinal, o planejamento é essencial para que seus amigos e família possam curtir com tranquilidade e segurança.

Pois, como bem diz o ditado, “nem sempre o mar está para peixe”. E por isso mesmo, é muito importante saber as condições climáticas antes de sair para o seu passeio. Dessa forma, você evita riscos desnecessários e curte ao máximo tudo que uma lancha Fs te proporciona!

Abaixo, veja a importância da previsão do tempo para navegação. Continue a leitura e confira.

Por que a previsão do tempo para navegação é importante?

A previsão do tempo tem importância em diversos níveis, que ultrapassam a ideia de simplesmente saber se vai chover ou fazer sol. Afinal, ela faz parte do cotidiano de quem trabalha com o mar e outros profissionais, como agricultores e atletas, por exemplo.

A Marinha do Brasil tem contato direto com o Centro de Hidrografia e Navegação, o que facilita o recebimento das informações sobre o clima. Pois são enviados dados sobre isso 24h por dia. Ou seja, se houver aviso sobre tempo ruim ou sobre os oceanos, tudo é divulgado para que todos os interessados consigam se programar.

Vários são os locais que coletam informações com a previsão do tempo para navegação, pois o intuito final é analisar e gerar dados de qualidade. Não há como ter, é claro, 100% de certeza da hora e local exatos de um fenômeno da natureza. 

Todavia, existe um estudo para que você tenha um panorama do que acontecerá pela frente para se prevenir da melhor forma.

O que envolve os avisos de mau tempo?

Avisos de mau tempo são fatores que, certamente, prejudicam a navegação. Pois eles englobam ventos fortes, limitam a visibilidade, com ondas maiores de três metros e grande ressaca. Para evitar imprevistos, o ideal é evitar o passeio nesses momentos.

A visibilidade e a temperatura são importantes na navegação?

Quando a visibilidade está baixa, fica pouco provável de enxergar o que nos aguarda embaixo da água. Ou seja, podem esconder obstáculos como formações rochosas, bancos de areia, entre outros. 

Já a temperatura, vira uma questão quando está muito baixa. Aqui no Brasil, não chega a ser relevante como em outras regiões do globo que são próximas aos polos. Pois lá, a água costuma congelar. 

O que é a tromba d’água?

Apesar de ser um evento de curta duração, é preciso alertar sobre o risco do mesmo. Pois o tornado é o fenômeno meteorológico mais intenso que existe, e quando ocorre na água, é chamado de tromba d’água.

Geralmente, ele acontece em oceanos quentes. Caso uma embarcação, plataforma ou qualquer outro tipo de material que fique sobre a tromba d’água pode resultar em muitos prejuízos e tragédias em proporções, inclusive, catastróficas.

O que são as correntes marítimas?

Antes de mais nada, é importante dizer que as correntes marítimas não chegam a ser fatores climáticos. E sim, fenômenos naturais que exercem influência relevante no clima de uma determinada região.

Ao planejar uma rota de navegação em alto mar, é indicado que a movimentação marítima do lugar seja analisada, para saber mais sobre a densidade e temperatura. 

Em suma, analisar as condições do tempo, observando-as e interpretando as possibilidades do que deve acontecer na previsão do tempo dos próximos dias é deveras importante. 

Pois elas são fundamentais para que haja organização e planejamento nas diversas atividades, tanto do âmbito pessoal como profissional. Afinal, nada como navegar em águas tranquilas, curtindo a paisagem, não é mesmo?

Então, o que achou de aprender um pouco mais sobre a importância da previsão do tempo para navegação? 

Programe-se e não deixe de curtir o seu passeio com a FS Yachts! Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe especializada e tire todas as suas dúvidas através deste link.

E se curtiu esse conteúdo, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Youtube.