Quando o assunto é a venda de barcos, o mercado vem se mostrando diferente de outros setores. Isso porque a comercialização de embarcações foi impulsionada durante o período da pandemia do coronavírus, apesar do contexto global de crise econômica. 

O momento, que exigiu maior isolamento das pessoas, despertou também o desejo por atividades de entretenimento ao ar livre. Além disso, o nicho relacionado ao lazer ganhou forças. 

Por isso, dentre outros fatores, o mercado náutico está em crescimento.  Neste texto, a FS Yachts te conta mais sobre a exportação e venda de barcos no Brasil. 

Mercado náutico atual

Segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o setor náutico no Brasil faturou, somente em 2021, cerca de 2 bilhões de reais. E para 2022, a expectativa é de um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. 

Alguns fatores explicam esses números, como o alto interesse em atividades de lazer como impacto, conforme o que foi dito antes, do isolamento motivado pelo coronavírus. 

Outro ponto importante é a constatação de que, diferentemente do que se pensa, a compra de embarcações não é algo apenas para super milionários. Muitas opções estão disponíveis no mercado, para atender públicos com diferentes perfis. 

No Brasil, observa-se também que o país oferece um litoral extenso, com diferentes pontos de interesse, além de rios e lagoas para quem se interessa por esportes náuticos

Nesse sentido, há que se lembrar, ainda, que a venda de barcos não fica restrita às regiões litorâneas. Mesmo em regiões afastadas da marca, como Brasília, o mercado vem crescendo de maneira exponencial. 

O Lago Paranoá, ponto turístico da capital do país, atrai um grande número de embarcações. Recentemente, foram contabilizados na capital um total de 54.331 barcos registrados, e o Distrito Federal emitiu 66.873 documentos de habilitação específicos para a embarcação.

Minas Gerais é outro estado sem acesso ao mar, mas com procura por embarcações para águas abrigadas, como lagoas e represas. Veja o vídeo da FS 265 Element navegando em Furnas-MG: 

Exportação de barcos em SC

Um exemplo do crescimento na venda de barcos no Brasil é a exportação. No estado de Santa Catarina, a comercialização para outros países foi bastante aquecida em 2021. 

Segundo números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), SC apresentou crescimento de quase 100% nas vendas de plataformas, embarcações e estruturas flutuantes no período entre janeiro e agosto de 2021 — quando comparado com o mesmo período de 2020. 

Com a exportação, o mercado catarinense faturou quase 20 milhões de dólares no contexto analisado. Dessa forma, a venda de barcos para outros países esteve entre os setores que apresentaram crescimento nos últimos anos. 

Os Estados Unidos são um dos principais destinos para as exportações. A explicação para esse interesse nas embarcações produzidas no Brasil está na qualidade reconhecida mundialmente, combinada com valores atrativos. Com a alta do dólar em relação ao real, nos últimos anos, essas transações se tornaram ainda mais lucrativas. 

A FS Yachts exporta barcos para o mundo

Diante desse mercado aquecido, a FS Yachts também se destaca na venda de barcos para o mundo. 

A empresa tem dealers na Ásia, Europa e Oriente Médio. Além disso, vende suas lanchas para mercados maduros, com alto nível de exigência, como Argentina, Uruguai, Portugal, Dinamarca, Holanda, Suíça, Turquia, Nova Zelândia, Austrália, Emirados Árabes e Coreia do Sul. 

Veja a foto de uma FS na Holanda: 

Lancha FS na Holanda

Por isso, se você procura uma marca consolidada no mercado internacional e nacional, vale a pena conhecer mais sobre a FS Yachts. Visite-nos no Instagram, Facebook e YouTube. Nossos conteúdos vão tirar todas as suas dúvidas sobre o mercado náutico!