Você já leu revistas sobre barcos, visitou feiras náuticas e até já navegou. Você é altamente interessado pelo mundo da navegação e possui certo conhecimento sobre o assunto. No entanto, por algum motivo, você ainda não entendeu porque existem tantos tipos diferentes de motores de lanchas.

A verdade é que variáveis como o combustível utilizado pelos diferentes motores de lanchas e as potências que eles têm fazem com que determinados tipos sejam mais recomendados para certos tamanhos de embarcação.

Para se ter uma ideia, um exemplo prático: você dificilmente verá um barco com mais de 30 pés utilizar um motor de popa. Isto porque a faixa de potência destes motores de lanchas é de 3hp a 350hp, o que não é suficiente para embarcações maiores.

Para te orientar, a FS Yachts preparou um guia trazendo as principais características de cada tipo de motor. Através dele, você poderá conhecer informações como a potência, o tamanho de lanchas recomendado, o combustível utilizado, os fabricantes mais conhecidos, além de outras informações relevantes. Confira!

 

Os 4 tipos de motores de lanchas

 

Motor de popa

Devido ao fato de a maioria das lanchas fabricadas no Brasil terem menos de 26 pés, este é o motor que você verá com maior frequência por aqui. O motor de popa é completamente externo, instalado no espelho de popa da lancha. Veja suas características abaixo:

 

  • Faixa de potência: 3hp a 350hp;
  • Tecnologia: 2 tempos (com carburação ou injeção), 4 tempos (somente injeção eletrônica);
  • Combustível: somente gasolina;
  • Principais fabricantes: Mercury, Yamaha, Evinrude;
  • Indicado para: lanchas de até 24 pés;
  • Vantagens: enorme gama de motores de baixa potência e excelente relação peso/potência;

 

motores de lanchas popa

motores de lanchas popa 1

 

 

Motor centro-rabeta

Acompanhado do anterior, é o segundo tipo de motor mais comum. Este motor é interno, porém acoplado à rabeta e ao hélice do barco, os quais ficam na parte externa. Conheça as  características do motor centro-rabeta:

 

  • Faixa de potência: 200hp a 520hp;
  • Tecnologia: 4 tempos (com injeção eletrônica);
  • Combustível: gasolina ou diesel;
  • Principais fabricantes: Mercury, Volvo Penta;
  • Indicado para: lanchas de 23 pés até 40 pés;
  • Vantagens: como este motor é embutido, o espaço útil da lancha ganha um aumento significativo;

 

motores de lanchas centro-rabeta

motores de lanchas centro-rabeta 1

 

 

Motor de centro com eixo

Mais um exemplo de motor interno e acoplado a partes externas. O motor é conectado a um eixo e hélice exteriores abaixo da linha d’água. As características mais relevantes dos motores de centro com eixo são:

 

  • Faixa de potência: 12hp a 20.000hp;
  • Tecnologia: 4 tempos (com injeção eletrônica);
  • Combustível: gasolina ou diesel;
  • Principais fabricantes: Volvo Penta, MAN, Yanmar, Indmar;
  • Indicado para: lanchas de passeio acima de 40 pés, ou lanchas de práticas esportivas (lanchas de wakeboard e wakesurf) de pequeno porte;
  • Vantagens: perfeito para embarcações abrigadas em vagas molhadas, já que todos os seus componentes vulneráveis a corrosão são internos;
  • Lanchas FS Yachts que utilizam o motor: Nenhuma.

 

motores de lanchas centro com eixo

 

 

Motor hidrojato

Por último, um motor utilizado para navegar em águas rasas, utilizado em motos aquáticas, e, em raros casos, lanchas esportivas. O funcionamento do motor hidrojato se dá pela pressurização da água, o que dispensa o uso de hélices. Veja as características dele:

 

  • Faixa de potência: 200hp a 300hp;
  • Tecnologia: 2 tempos (com injeção direta), 4 tempos (somente injeção eletrônica);
  • Combustível: gasolina;
  • Principais fabricantes: Mercury, Kawasaki e Yamaha;
  • Indicado para: motos aquáticas/jet skis, e lanchas esportivas de pequeno porte
  • Vantagens: motor utilizado para navegação em águas rasas, prática de esportes e outros passeios individuais;
  • Lanchas FS Yachts que utilizam o motor: Nenhuma

 

motores de lanchas hidrojato

 

 

Como você pôde ver, existem diferentes tipos de motores de lanchas, cada um com suas particularidades. No entanto, considerando que a grande maioria dos barcos brasileiros são pequenos, a FS Yachts recomenda que você opte por um motor de popa ou centro-rabeta.

Para saber mais sobre as principais diferenças entre os dois, conheça o nosso comparativo com as vantagens e desvantagens de cada um aqui!