O momento de comprar a primeira lancha é, com toda certeza, a realização de um sonho para quem aprecia o mundo náutico. Desbravar os mares e rios brasileiros é a descoberta de nossas belezas naturais, além, é claro, de poder viver momentos incríveis junto dos amigos e da família. Porém, nem sempre a melhor alternativa é adquirir um barco novo, uma lancha seminova pode trazer diversas vantagens. 

O investimento de menor custo é uma característica marcante das lanchas seminovas. No entanto, na hora da compra, é preciso estar atento a determinados pontos antes de fechar negócio. E é exatamente sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Continue a leitura e saiba o que levar em conta na hora da escolha! 

8 cuidados básicos ao comprar uma lancha seminova  

1. Procure informações na internet 

Essa primeira dica é fundamental principalmente para quem não está por dentro de tudo que envolve uma embarcação. Por isso, antes de comprar a lancha seminova, busque informações na internet ou com algum especialista sobre barcos, afinal esse pode ser um mercado novo para você. 

Conheça os cuidados que deve-se ter com o motor e o casco da lancha, descubra os acessórios que são fundamentais, quais são os custos para manter o barco sempre em dia, entre outros dados. 

2. Preste atenção no motor 

Diferente do que acontece com uma embarcação nova, a lancha seminova já tem alguns horas de navegação, muitas vezes em água salgada. E como sabemos, a água salgada é um agravante para danificar o motor com mais facilidade. O que acaba exigindo um cuidado maior do dono para que o motor permaneça em bom estado. 

Logo, para que você não tenha surpresas depois de realizar a compra do barco, é importante contar com a ajuda de um especialista para avaliar o estado da peça, seja um mecânico ou técnico. 

Diante da sua experiência, o profissional poderá verificar a partir de um scanner e\ou inspeções visuais tudo que já foi feito no motor, seu estado de conservação, sem contar a sua temperatura, se a peça está aquecendo mais que o normal. Hoje, a tecnologia colabora e muito para uma boa aquisição. 

3. Veja a limpeza da embarcação 

Essa dica pode parecer ultrapassada, mas ela faz toda a diferença no momento de adquirir uma lancha seminova. Se o barco estiver limpo, motor cuidado, estofamentos em bom estado e casco brilhando, sem muita corrosão, é sinal de que, com certeza, é uma embarcação bem cuidada. Isso evita que você tenha prejuízos com a compra. 

4. Verifique a conservação do casco 

É comum, em determinados barcos, devido ao tempo de uso e, principalmente, se passam muito tempo expostos à água salgada, que haja osmose. A osmose do casco nada mais é do que algumas falhas ou fissuras no gelcoat do barco. No entanto, nem sempre é possível ver esses danos para quem não tem muita experiência com o assunto. 

Por isso, nesse caso, também é necessário contar com um especialista para verificar o real estado do casco, e observar se o casco possui reparos de batidas, etc.

5. Conexões elétricas estão em dia? 

Preste atenção também na parte elétrica da lancha seminova. Verifique nos equipamentos eletrônicos qual o estado de conservação dos plugues, se as emendas estão bem feitas e sem remendos, se a bateria está com carga, se os fios estão bem presos e se não há muita corrosão.  

6. Piso 

O piso do barco é outro item que não pode ser esquecido na hora de avaliar a lancha seminova. Caminhe sobre a embarcação, observe o estado de conservação e certifique-se que tudo está bem firme. No entanto, se sentir muitas oscilações, esse pode ser um sinal que alguma coisa não está bem alinhada. 

7. Direção e Leme 

Verifique se o sistema do leme e a caixa de direção não possuem vazamentos. Além disso, veja se as conexões estão em perfeito estado. 

8. Navegue com o barco antes da compra

Por fim, sempre que possível, peça para navegar com a embarcação antes da compra. Somente ao pilotar com ela você conseguirá sentir como o barco se desenvolve na água e se realmente atende as necessidades que procura na lancha dos sonhos. Além disso, é importante que um mecânico especializado esteja acompanhado para que verifique a saúde do motor também. 

Esses são apenas alguns dos cuidados fundamentais para comprar uma lancha seminova. Por isso é sempre importante contar com o auxílio de um profissional na hora da escolha. 

A FS Yachts conta com modelos de seminovas para venda, que são revisadas por especialistas e possuem garantia para que você não tenha nenhuma dor de cabeça ao comprar uma seminova. Para conferir e escolher o seu ideal, entre no nosso site e saiba mais informações.