Hoje vamos falar sobre um assunto que não é muito comentado, porém é de grande relevância para os donos de lanchas: a umidade a bordo. Os barcos são feitos para ficar na água, mas a umidade pode ser um grande problema tanto para a embarcação quanto para os tripulantes. Vamos saber mais sobre o assunto a seguir!

 

Geralmente esse é um tema que é procurado por donos de barcos que se encontram com problemas em relação à umidade a bordo (que está danificando de alguma forma sua embarcação). Afinal, quando a umidade do ar fica acima ou abaixo do limite, pode afetar o funcionamento dos equipamentos da lancha e até mesmo a saúde dos tripulantes. 

 

Quais as consequências a umidade a bordo pode trazer?

 

A umidade do ar é a responsável por indicar quanto de vapor de água tem presente no ar. Para o ser humano, a umidade do ar ideal é entre 40% e 70%. Com as embarcações não é diferente. Por isso que, quando há o excesso de umidade a bordo, algumas das consequências são as manchas de bolor, cheiro de mofo, aspecto de embarcação mal cuidada, além de ser muito prejudicial a saúde dos tripulantes, podendo causar alergias e problemas respiratórios.

Mas para a felicidade e bem-estar de todos, existem formas de tratar, de precaver e de resolver essa situação. Confira algumas dicas para prevenir a umidade a borda na sua lancha abaixo!

 

Como é possível tratar problemas de umidade a bordo?

 

O primeiro passo a ser feito é identificar qual o problema presente na embarcação. É preciso saber se é mofo ou bolor – podem parecer o mesmo problema, porém não são e devem ser tratados de formas diferentes.

Bolor forma um relevo na superfície, costuma apenas infectar alguns objetos. Ele pode ser removido facilmente com um pano úmido. Diferente do mofo que já dificulta um pouco sua remoção, a umidade faz com que os fungos se proliferam e se alimentem de compostos minúsculos presentes na água, no ar e em outros materiais orgânicos. A principal diferença entre bolor e o mofo é que o mofo costuma corroer os materiais em que se inserem, os microorganismos trafegam pelo ar e se multiplicam. 

Portanto, se sua embarcação já está afetada pelo mofo, é necessário tomar medidas para resolver essa situação, caso contrário ela pode piorar. Existem muitos produtos químicos no mercado com a finalidade de acabar com o mofo, o indicado é procurar um específico para que a limpeza seja eficiente. 

 

Como evitar os efeitos da umidade a bordo?

 

Existem diversas medidas que podem ajudar a prevenir a aparição de mofo na lancha, é importante que elas sejam tomadas para evitar possíveis problemas com o excesso de umidade a bordo. 

Ambiente bem arejado: uma das melhores formas de prevenir o mofo é manter a embarcação bem ventilada, bem arejada e iluminada. Os fungos se proliferam em ambientes úmidos e escuros, então é preciso fazer o oposto. Quanto mais escotilhas e gaiutas a cabine tiver, melhor. O sol é um grande aliado contra a umidade a bordo, por isso aproveite esses dias ensolarados, principalmente após períodos chuvosos, para abrir a capa, cabine e todos os espaços para dar uma boa ventilada em tudo. 

Caso não tenha ar condicionado na cabine, uma ótima opção é instalar ventiladores para garantir a circulação de ar no ambiente. E se a embarcação tiver tapetes de tecidos e carpetes é preciso ter uma atenção redobrada com a umidade desses itens, são locais propícios para criação de colônias de mofo. 

Ar condicionado e desumidificador: considere instalar um ar condicionado na cabine. Por gerar um ar seco, ele ajuda a diminuir a umidade a bordo. 

Ou também é possível utilizar um desumidificador de ar, um aparelho que diminui a umidade do ar ao condensar o vapor d’água. O ar é sugado, reaquecido e devolvido ao ambiente enquanto a água é drenada. Esse aparelho deixa a umidade do ar saudável para os seres humanos e abaixo do nível para proliferação dos fungos e das bactérias. 

Algumas outras dicas simples podem ser bem eficientes, como não deixar nenhum material molhado ou úmido dentro da lancha. E uma dica caseira é espalhar potinhos de sal grosso pela embarcação, eles ajudam a reduzir a umidade do ar.

 

Agora que você já sabe como se prevenir da umidade a bordo, é hora de conferir todos os modelos de lancha que o estaleiro FS Yachts oferece para você! São diversos modelos de embarcações novas e semi-novas, é só você escolher a sua. Entre em contato agora mesmo nossa equipe.