Passear de lancha com a família é um momento de alegria e entretenimento, principalmente em temporadas de férias. Porém, navegar pelos águas do nosso país não é uma tarefa tão fácil quando pensamos nas crianças. Os cuidados com crianças no barco precisam ser redobrados, já que pode haver algum contratempo. 

 

Mas, essas situações podem ser evitadas. Para isso, basta tomar algumas medidas, como, por exemplo, sempre ter um kit de primeiros socorros na embarcação. Quando bem organizado, ele conterá remédios para enjoo, materiais para curativo, pomada anti-inflamatória e antialérgico. 

 

Para explicar melhor quais os principais cuidados com crianças no barco, a FS Yachts preparou algumas dicas. Confira abaixo! 

 

5 cuidados com crianças no barco 

 

1. Use colete salva-vidas e boias 

 

Quando falamos em cuidados com crianças no barco, o primeiro item que vem à cabeça é o colete salva-vidas. Afinal, seu uso é obrigatório. Para os pequenos, o modelo indicado do acessório de segurança deve ter gola, para, além de manter o equilíbrio da criança, deixar o rosto dela fora d’água em caso de queda. 

 

As boias também fazem parte dos acessórios que não podem faltar na lancha. Elas ajudam na segurança das crianças durante o mergulho. 

 

2. Atenção constante 

 

Um dos principais cuidados com crianças no barco é vigiar cada movimentação dos pequenos. Como eles ficam agitados durante o passeio e querem correr e brincar na embarcação, isso pode ser um risco para que aconteça algum acidente. 

 

Portanto, atenção redobrada! Em caso de ausência sua no local, peça para outro adulto cuidar dos pequenos na lancha. 

 

3. Utilize protetor solar 

 

Durante o passeio de lancha as crianças ficam muito tempo expostas ao sol, por isso o uso do protetor solar é indispensável. De acordo com pesquisa divulgada pela Acobar (Associação Brasileira de Consultores de Barco) a insolação é um dos principais riscos para as crianças em passeios.  

 

Isso porque, em alto mar, as radiações solares são mais fortes, aumentando o risco de queimaduras. Porém, não é apenas o uso do protetor solar que faz a diferença! É fundamental utilizar também roupas leves, chapéus, bonés e óculos. Por fim, o fator do protetor solar deve ser entre 50 ou 60. 

 

4. Ter uma alimentação saudável 

 

A alimentação é outro ponto importante nos cuidados com crianças no barco. Como sabemos, os pequenos adoram comer “besteiras” como salgadinhos, bolachas e frituras. Porém, procure evitar estes alimentos no passeio de lancha, pois eles podem causar enjoos e mal estar.  

 

O indicado é uma alimentação saudável, a base de frutas, legumes e sucos naturais, sem se esquecer, é claro, de beber muita água para ajudar na hidratação das crianças durante o passeio. 

 

5. Evite passeios muito longos 

 

Durante a infância, as crianças têm muita energia e querem a toda hora descobrir novas habilidades e espaços. Portanto, durante o passeio de barco, evite lugares distantes, pois os pequenos podem se entediar com facilidade. Mesmo que a lancha seja confortável, o fato de ficar muito tempo navegando por um mesmo local pode cansar as crianças. 

 

Uma das soluções é procurar alternativas de passeios mais curtos, de preferência com várias paradas para que os pequenos possam brincar, mergulhar e se divertir. 

 

Gostou das dicas? Com certeza, depois desses cuidados com crianças no barco, o passeio em família será muito mais divertido e seguro. 

 

Quer saber mais informações sobre as lanchas da FS Yachts? Entre em contato conosco e veja nossas novidades.