As dúvidas mais frequentes de quem compra uma embarcação ou que precisa fazer a manutenção da sua lancha são: Qual o melhor motor de lancha? Quais tipos existem? Qual motor é o mais adequado para meu barco? Pensando nisso, vamos abordar neste texto todas essas questões. Confira!
Quais os tipos de motores de lanchas?
Existem quatro tipos de motor de lancha: motor de popa, motor centro rabeta, motor de centro com eixo, motor hidrojato. Cada um apresenta suas particularidades. Os mais indicados para embarcações pequenas são os motores de popa e de centro rabeta.
Para que você entenda a diferença entre eles e suas principais características, nós temos um guia que traz as características de cada tipo de motor de lancha: Veja aqui!
Na hora de escolher o motor de lancha, muitos itens devem ser avaliados, como, por exemplo: a potência, o rendimento, a marca, o preço e também os tempos – que é o assunto que vamos abordar a seguir.
O que é motor de popa?
O motor de popa é basicamente um motor com uma ou mais hélices, que tem como função possibilitar o deslocamento das embarcações, como lanchas, barcos, iates, entre outras. Esse tipo de motor de lancha é instalado independente do casco do barco. Como ele fica à mostra, além das características técnicas, os aspectos físicos também chamam atenção.
Os motores de popa são os preferidos, pois são mais leves, mais em conta, contam com fácil instalação e manutenção. Existem dois tipos de motores popa, que são diferenciados pelo tempo que o motor passa antes do seu funcionamento efetivo – são eles de 2 e 4 tempos.
Motor de popa 2 tempos
Os motores de popa de 2 tempos são leves e de construção simplificada. Eles possuem menos peças do que o de 4 tempos, por isso sua manutenção e possível troca de peças, se tornam mais acessíveis. Esse tipo de motor não possui válvula de admissão e escapamento, apenas compressão e combustão. Além disso, apresenta também a queima de óleo.
No mercado há dois tipos de motores 2 tempos, os que são carburados (mais antigos e simples) e os injetados (mais modernos e econômicos), porém possui mecânica mais complexa. Outra curiosidade sobre os motores carburados é que eles são proibidos em muitos lugares devido seu alto índice de poluição.
Motor de popa 4 tempos
Em questão de combustível, os modelos de 4 tempos são mais econômicos do que os de 2 tempos. É um modelo que não agride tanto o meio ambiente, pois gera menos poluentes, ruídos e vibrações.
Porém, ao mesmo tempo, o motor de popa de 4 é um pouco mais pesado e com mais peças- por isso, sua manutenção preventiva tem um custo mais elevado que os modelos de 2 tempos.
Qual a diferença entre motores de popa de 2 e 4 tempos?
A principal diferença entre eles são a forma de funcionamento e de construção de cada um. O motor de 2 tempos é mais leve e tem a manutenção mais em conta que o de 4 tempos.
O de 2 tempos passa por um processo de duas etapas (compressão e combustão), já o de 4 tempos por quatro etapas (admissão, compressão, combustão e escape).
Para decidir qual é a melhor opção de motor de lancha, vale a pena contar com a ajuda de um profissional que esteja ciente das benefícios e desvantagens de cada um dos tipos de motores.
Se você gostou deste conteúdo sobre motor de lancha, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram e confira mais assuntos como estes.