As dúvidas mais frequentes de quem compra uma embarcação ou que precisa fazer a manutenção da sua lancha são: Qual o melhor motor de lancha? Quais tipos existem? Qual motor é o mais adequado para meu barco? Pensando nisso, vamos abordar neste texto todas essas questões. Confira!

 

Quais os tipos de motores de lanchas?

 

Existem quatro tipos de motor de lancha: motor de popa, motor centro rabeta, motor de centro com eixo, motor hidrojato. Cada um apresenta suas particularidades. Os mais indicados para embarcações pequenas são os motores de popa e de centro rabeta. 

 

Para que você entenda a diferença entre eles e suas principais características, nós temos um guia que traz as características de cada tipo de motor de lancha: Veja aqui!

 

Na hora de escolher o motor de lancha, muitos itens devem ser avaliados, como, por exemplo: a potência, o rendimento, a marca, o preço e também os tempos – que é o assunto que vamos abordar a seguir.

 

O que é motor de popa?

 

O motor de popa é basicamente um motor com uma ou mais hélices, que tem como função possibilitar o deslocamento das embarcações, como lanchas, barcos, iates, entre outras. Esse tipo de motor de lancha é instalado independente do casco do barco. Como ele fica à mostra, além das características técnicas, os aspectos físicos também chamam atenção.

 

Os motores de popa são os preferidos, pois são mais leves, mais em conta, contam com fácil instalação e manutenção. Existem dois tipos de motores popa, que são diferenciados pelo tempo que o motor passa antes do seu funcionamento efetivo – são eles de 2 e 4 tempos.

 

Motor de popa 2 tempos

 

Os motores de popa de 2 tempos são leves e de construção simplificada. Eles possuem menos peças do que o de 4 tempos, por isso sua manutenção e possível troca de peças, se tornam mais acessíveis. Esse tipo de motor não possui válvula de admissão e escapamento, apenas compressão e combustão. Além disso, apresenta também a queima de óleo. 

 

No mercado há dois tipos de motores 2 tempos, os que são carburados (mais antigos e simples) e os injetados (mais modernos e econômicos), porém possui mecânica mais complexa. Outra curiosidade sobre os motores carburados é que eles são proibidos em muitos lugares devido seu alto índice de poluição. 

motor 2 tempos

 

Motor de popa 4 tempos

 

Em questão de combustível, os modelos de 4 tempos são mais econômicos do que os de 2 tempos. É um modelo que não agride tanto o meio ambiente, pois gera menos poluentes, ruídos e vibrações. 

 

Porém, ao mesmo tempo, o motor de popa de 4 é um pouco mais pesado e com mais peças- por isso, sua manutenção preventiva tem um custo mais elevado que os modelos de 2 tempos. 

 

motor 4 tempos

 

 

Qual a diferença entre motores de popa de 2 e 4 tempos?

 

A principal diferença entre eles são a forma de funcionamento e de construção de cada um. O motor de 2 tempos é mais leve e tem a manutenção mais em conta que o de 4 tempos.

 

O de 2 tempos passa por um processo de duas etapas (compressão e combustão), já o de 4 tempos por quatro etapas (admissão, compressão, combustão e escape). 

 

Para decidir qual é a melhor opção de motor de lancha, vale a pena contar com a ajuda de um profissional que esteja ciente das benefícios e desvantagens de cada um dos tipos de motores.

 

Se você gostou deste conteúdo sobre motor de lancha, acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram e confira mais assuntos como estes.