Muitos donos de lanchas consideram que o seu barco só necessita de cuidados enquanto está sendo usado – no entanto, é preciso rever esses conceitos. As embarcações precisam de manutenções preventivas frequentemente, independente do uso. Por isso, hoje vamos abordar quais os principais cuidados com a lancha parada! Confira!

 

Afinal, quais os cuidados com a lancha parada?

 

Para manter a embarcação em bom estado de funcionamento é fundamental que a manutenção preventiva esteja sempre em dia, sendo feita regularmente de seis em seis meses como indicado. A não utilização da lancha, sem manter uma assistência correta, pode ocasionar diversos problemas e despesas desnecessárias.

 

Como sabemos, é comum que o maior período de uso da embarcação seja no verão, devido às altas temperaturas – propícias para um passeio de lancha. Já no inverno, uma das estações em que o barco é menos utilizado, por causa das baixas temperaturas, esse é o período mais indicado para realizar manutenções e reparos, como, por exemplo: 

 

1. Motor da embarcação

 

Sem dúvida, o item que mais precisa de cuidados com a lancha parada é o motor. Afinal, ele é o responsável por dar vida a embarcação. Por isso, quando for necessário ficar com o barco parado por um tempo, as precauções com o motor devem ser redobradas, para manter sua conservação no período. 

 

Ter a revisão preventiva sempre em dia, não deixar o motor parado por mais de 15 dias, fazer a limpeza do mesmo com a técnica conhecida como “adoçar o motor” – quando, após o uso, ele recebe um banho de água doce para retirada de toda impureza e vestígio de água salgada que tenha ficado na embarcação – são algumas das medidas. 

 

Além de verificar o óleo do motor, que tem validade de até seis meses (e caso seja preciso reabastecer, utilizar sempre o produto recomendado pelo fabricante). 

 

2. Drenagem de fluídos

 

Outra etapa dos cuidados com a lancha parada é fazer uma drenagem de todos os líquidos presentes na embarcação. Itens como água, combustível do tanque, filtro, caixa de esgoto – devem ser esvaziados e só quando for utilizar novamente a lancha, devem ser renovados com produtos novos. 

 

É importante realizar a troca desses itens, pois caso eles fiquem parados dentro dos compartimentos do barco, com o passar do tempo, acabam se alterando e formando crostas que causam desgastes que danificam as peças.

 

3. Atenção ao casco da lancha 

 

O casco da embarcação também precisa de atenção. Se a lancha for ficar guardada em uma vaga molhada, com contato direto com a água, é interesse que seja realizada uma pintura específica – mais resistente ao sol e ao desgaste da maresia, como as tintas envenenadas\antiincrustante para o fundo do casco.  

 

4. Checagem do sistema elétrico

 

Antes de qualquer viagem, independente se a lancha estiver parada muito ou pouco tempo – deve-se fazer uma checagem do sistema elétrico da embarcação. Teste as luzes de navegação, a bateria, as bombas de porão, velas e filtros. Além disso, lubrifique os cabos do volante e do motor para garantir um bom funcionamento desses itens também. 

 

Cuidados gerais

 

É importante manter os cuidados com a lancha de forma geral, antes e depois do uso em cada viagem. Como já citado anteriormente, ter sempre a manutenção em dia e a sua estrutura limpa e protegida. Assim, a embarcação se manterá bem cuidada por muito mais tempo – evitando possíveis danos por mau uso. Outra dica é realizar uma limpeza à base de água e sabão ao menos uma vez ao mês na embarcação, para evitar o acúmulo de mofos e insetos. 

 

Em nosso blog, você encontra conteúdos que podem te ajudar nessas tarefas, como nesse conteúdo onde disponibilizamos dicas de como manter seu barco limpo: clique aqui para saber mais. São processos fáceis de realizar e que podem fazer grande diferença na hora de valorizar e cuidar bem da sua embarcação. 

 

Se a embarcação for ficar por um período muito grande em desuso, o ideal seria que ela ficasse guardada fora da água, em um local seco e fechado, para que assim o desgaste do tempo e da água não fossem tão agressivos. 

 

Agora que você já sabe os principais cuidados com a lancha parada e a importância em manter a manutenção em dia – você já está por dentro do mundo náutico e pode acessar nosso site e conhecer todos os modelos de lanchas da FS Yachts!