Um fator que costuma pesar muito na hora de escolher entre várias lanchas a certa para comprar, além do preço, potência e capacidade, é a desvalorização que elas podem vir a sofrer. O receio de que elas percam muito valor com o passar dos anos chega a ser algo crucial na preferência por uma lancha nova ou usada.

Por exemplo, enquanto uma embarcação seminova é mais barata que uma nova, ela possui a desvantagem de já ter tido outro dono. Na prática, isso quer dizer que você nunca saberá exatamente se alguns cuidados foram tomados. Muitas pessoas consideram essas particularidades antes de efetuarem a compra do seu barco.

Contudo, há uma boa notícia para quem quer comprar uma lancha sem descartar a possibilidade de vendê-la após algum tempo: a desvalorização de lanchas com o passar dos anos é baixíssima, podendo ser até nula em alguns casos.

Como nós estamos mais acostumados com os números de preços de carros usados, essa informação pode causar certa descrença. Mas acredite, ela é verdadeira! E no texto de hoje nós explicaremos como e porque isso acontece. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!

 

A diferença de preços entre carros e lanchas no Brasil e nos EUA

Buscando entender os números de desvalorização, precisamos comparar alguns preços. A comparação envolvendo lanchas e carros é válida pois ela sempre é capaz de dar uma maior perspectiva. Como você deve imaginar, carros comprados no Brasil são mais caros que nos Estados Unidos:

No Brasil, um BMW 320i 2018 custa R$169.900, nos EUA, U$34.900 = R$132.620 (28% mais caro aqui).

No Brasil, um Ford Fusion 2018 custa R$122.000, nos EUA, U$22.000 = R$83.000 (46% mais caro aqui).

No Brasil, um Porsche Cayenne custa R$432.000 , nos EUA, U$82.900 = 315.000 (37% mais caro aqui).

Porém, a tendência que se observa com lanchas mostra exatamente o contrário:

Enquanto a FS 180 custa aproximadamente 90 mil reais, uma similar americana custa aproximadamente 150 mil reais. (40% mais barato aqui).

Enquanto a FS 230 sai por aproximadamente 180 mil reais, uma similar americana custa cerca de 290 mil reais. (40% mais barato aqui).

Já a FS 290, que custa 350 mil reais, tem uma similar americana que sai por 570 mil. (40% mais barato aqui).

 

Por que isso acontece?

Enquanto carros são, em média, de 30 a 50% mais caros no Brasil, os barcos normalmente são 40% mais baratos. Isso se deve ao fato de a cultura náutica ainda ser muito nova e a construção de embarcações de passeio um segmento muito moderno no país.

Para se ter uma ideia, os primeiros fabricantes brasileiros surgiram na década de 1990, enquanto o primeiro estaleiro de passeio americano surgiu cerca de 100 anos antes.

Por mais que a diferença seja expressiva, antigamente ela era ainda maior. Há aproximadamente uma década, os barcos brasileiros custavam menos da metade de uma similar americana.

No entanto, à medida que o setor vêm se profissionalizando, os preços naturalmente sobem, pois as embarcações brasileiras vêm evoluindo em qualidade. Atualmente, existem 4 estaleiros brasileiros que fabricam embarcações de qualidade reconhecida mundialmente, sendo que a FS Yachts é um deles.

É esperado que estes valores venham a se equiparar nos próximos anos, visto que o preço de embarcações brasileiras de qualidade têm subido aproximadamente 15% ao ano.

 

A baixa desvalorização de lanchas de qualidade

Como os preços de lanchas brasileiras novas estão testemunhando esse crescimento de cerca de 15% ao ano, o preço das usadas não cai. A valorização das novas compensa a desvalorização das usadas.

Exatamente por isso que, por exemplo, clientes que adquiriram suas lanchas FS 230 há 5 anos conseguem vendê-las pelo mesmo preço que pagaram. Já quem for comprar uma nova, vai pagar por volta de 50% a mais que quem comprou cinco anos atrás.

 

Gostou do texto de hoje? Agora que você já entende como lanchas de qualidade podem ter desvalorização nula, conheça as lanchas da FS Yachts e veja como elas podem ser, além de lazer, um investimento!