Blog

Píer Flutuante: o que é e quais os tipos

Compartilhe:

Quem já navegou por aí, certamente já viu um píer flutuante e como ele facilita o embarque e desembarque das pessoas, seja em suas lanchas ou outros itens aquáticos.

Essa estrutura é versátil e pode ser construída nas regiões que possuem águas calmas, rios e lagos, por exemplo.

Para as pessoas e famílias que residem próximas ao litoral ou que possuem uma casa para passar as férias, o píer flutuante é uma ótima pedida. Principalmente se você já possui a sua lancha FS ou pensa em adquirir a sua. 

Para entender detalhadamente como ele funciona, siga a leitura conosco e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa estrutura.

O que é um píer flutuante?

Essa é uma estrutura que tem como principal objetivo facilitar a entrada e saída das pessoas de suas embarcações. Além disso, o píer flutuante também é conhecido como ancoradouro e atracadouro, e é utilizado para atracagem de barcos tanto no mar como em rios e lagos. 

Ele pode ser construído nos seguintes materiais:

  • madeira
  • aço carbono
  • PRFV (plástico reforçado de fibra de vidro ou plástico com reforço de fibra de vidro)

A depender do material utilizado, o píer flutuante tem uma durabilidade diferente, por isso, na hora de escolher o seu, esse é um ponto a ser avaliado.

Veja + Qual a melhor marca de lancha?

Custo de um píer flutuante

O custo do píer vai variar de acordo com o material utilizado, por isso, se pretende construir um, lembre-se que também vai depender do tamanho e do formato. Atualmente, existem muitos que, inclusive, tem uma instalação mais fácil, o que gera menos custo. 

Pesquise sobre os valores e tenha em mente o que é importante para você para que tenha clareza na hora de adquirir o seu. 

Confira os principais tipos de píer flutuante 

Píer flutuante de madeira: esse é o modelo que mais costumamos ver por aí facilitando a atracagem das embarcações. Chama a atenção devido a sua bela estética.

Píer flutuante de PVC: dentre as vantagens do píer de pvc estão a durabilidade e fácil instalação, e por isso, vem sendo cada vez mais utilizado. Portanto se precisa de um material leve que seja instalado rapidamente, essa é uma boa pedida.

Píer flutuante de concreto: para esse tipo de instalação, é preciso uma equipe especializada no assunto e possui grande durabilidade e resistência.

Píer flutuante modular: essa estrutura pode ser feita em diferentes materiais, tais quais o pvc, polietileno, PRFV, entre outros. Boa alternativa para quem procura praticidade pois a sua instalação é rápida.

Além dos principais tipos, é importante salientar que o píer flutuante pode ter diferentes formatos e dimensões. Logo, na hora de instalar o seu, tudo vai depender da região. Em sua grande maioria, eles ficam em formato de passarela ou plataformas.

Fora ele, também é bastante utilizado os que fazem o desenho do U, do T e no formato quadrado.

Como você pôde notar, esse é mais um detalhe do universo náutico que pode fazer a diferença na sua embarcação e  nos passeios com a sua lancha fs, aproveitando com a família e os amigos. 


Se gostou deste conteúdo e quer ficar sempre por dentro das novidades da FS, acompanhe o nosso canal no Youtube. Lá, você encontra mais informações sobre as nossas lanchas e os seus detalhes.

FS Yachts
+55 (48) 3279-7333 From monday to friday 09h00 to 18h00 (GMT -3).
Street Cecília Maria José de Azevedo, n° 210 - Mar das Pedras – Biguaçu/SC