Para quem é apreciador do universo náutico, poder navegar nos nossos mares e rios é um momento de grande realização: seja somente para passear com a família e os amigos, ter alguns instantes de descanso ou até mesmo realizar a prática de esportes. Normalmente, a navegação é feita durante o dia, porém há quem prefira fazer um passeio noturno de barco também. E para explicar quais os cuidados necessários, nós preparamos esse conteúdo. Confira! 

 

Principais cuidados para o passeio noturno de barco

 

A navegação noturna é preferida por muitas pessoas, pois permite, principalmente no verão, em que as temperaturas são muito altas, não sofrer tanto com o calor. Além disso, não há o movimento constante de outras embarcações, o que é comum durante o dia. Mas, uma dúvida que sempre fica é: é seguro fazer um passeio noturno de barco? 

Pois bem, a resposta é: depende. Para navegar durante a noite é preciso muitos cuidados e precauções, afinal a luminosidade é mais baixa, o que dificulta a visualização de outras embarcações, por exemplo. No entanto, fazer um passeio noturno de barco tem seus benefícios, é uma experiência única e inspiradora. Que somente quem já fez, pode explicar. 

Está pensando em fazer um passeio noturno de barco? Veja abaixo as prudências necessárias para para uma navegação tranquila para você e demais tripulantes, seja antes de sair com a lancha ou depois da partida ao mar ou rio. 

 

Antes de partir para o passeio noturno de barco atenção para: 

 

1. Verifique a previsão do tempo

Essa é uma dica já recomendada para navegar durante o dia, e para o passeio noturno de barco ela continua sendo essencial. Antes de sair com a embarcação é fundamental saber qual a previsão do tempo, para que não haja imprevisto no meio do caminho com chuva forte ou tempestade. Afinal, o tempo pode virar de uma hora para outra e você deve estar preparado para isso. 

 

2. Faça um check-up das luzes da lancha 

Durante o passeio noturno de barco as luzes são fundamentais para poder dar visibilidade a quem está pilotando. Portanto, antes de sair com a embarcação certifique-se que todas as luzes estão em perfeito funcionamento. 

Caso alguma apresente falha e não acenda, faça a troca imediatamente antes de partir com a lancha. Segurança e proteção são palavras-chaves para um passeio tranquilo. É muito importante também ter uma boa lanterna de mão no barco.  

 

3. Analise suas condições 

Além da lancha em si, você precisa estar bem para sair com a embarcação. Isso vale tanto para passeios a noite como também de dia. Seu dia foi cansativo e você está exausto e com sono? Então, o mais indicado é adiar a navegação. Pois a noite as características do cansaço aparecem com mais frequência. 

 

4. Parta com o barco ainda com a luz do dia 

Outra dica é partir com a lancha ainda com a luz do dia. Isso permite que você esteja mais habituado com as condições do lugar onde está navegando, deixando o passeio mais seguro a noite. 

 

5. Faça uso da rota atualizada 

Cartas náuticas, roteiros, GPS, enfim, tenha todos eles atualizados. Com isso, você estará protegido caso haja algum imprevisto e possa recorrer a um porto ou marina mais próximos. 

 

Depois de partir para navegação noturna tenha atenção para: 

 

1. Velocidade reduzida 

Para garantir um passeio noturno de barco seguro, a velocidade da embarcação deve ser bem menor do que o indicado durante o dia. O ideal é que a velocidade seja reduzida em até 50%, pois durante a noite não há visibilidade tão clara. 

 

2. Atenção redobrada 

Mesmo para os mais experientes no universo náutico, a cautela deve estar sempre presente num passeio de lancha, em especial noturno. Navegue com atenção, autoconfiança em excesso pode ser prejudicial, nesse caso. 

 

3. Navegue fora da cabine 

A noite a temperatura costuma ser mais baixa, principalmente em alto mar e rios. Por isso é comum querer se abrigar na cabine durante o passeio noturno de barco. Porém, o recomendado é pilotar no cockpit. Fora da cabine a visibilidade é muito melhor e mais clara. 

Além disso, contar com outra pessoa ajudando a olhar ao redor é sempre bom, afinal você pode se deparar com algum objeto ou embarcação sem ou com pouca iluminação. 

 

4. Evite excesso de luz a bordo 

Não faça uso de muitas luzes a bordo da embarcação. Elas podem – ao invés de ajudar na visibilidade – prejudicar, criando reflexos e atrapalhando a pilotagem tranquila e segura. 

 

5. Perceba se não há espumas na água 

Espumas na água podem significar arrebentações ou pedras no caminho, que ao não serem percebidas, podem causar incidentes e também danos a lancha. 

 

Gostou das dicas? Agora que você já sabe os cuidados especiais para um passeio noturno de barco, que tal conhecer as lanchas FS Yachts? Entre no nosso site e confira os modelos.