Para todos os amantes de embarcações, navegar é uma atividade que proporciona alguns dos melhores momentos em toda a vida. Porém, assim como qualquer outra atividade de natureza externa, ela pode deixar quem a pratica suscetível a acidentes, e é preciso estar preparado para isso. Como algumas vezes tomar todos os cuidados recomendados não é suficiente, ter um kit de primeiros socorros no barco é indispensável.

Somente com um kit de primeiros socorros completo você será capaz de prestar auxílio no caso de acidentes, prevenindo-os de serem ainda piores. Lembre-se que o acesso à água é consideravelmente mais complicado, o que pode fazer com que o socorro demore a chegar. Um atendimento prévio, portanto, faz toda a diferença.

Neste texto que a FS Yachts preparou para você hoje, nós iremos te ensinar a montar o kit de primeiros socorros perfeito para qualquer eventual situação. Além disso, também vamos descrever os tipos mais comuns de acidentes a bordo, para que você possa tratá-los com a ajuda do seu kit.

Quer garantir ainda mais segurança para seu passeio de barco? Então continue a leitura abaixo e confira!

 

Acidentes mais comuns a bordo

 

1. Cortes

Começamos com o mais frequente. Cortes são machucados que acontecem por diferentes motivos, desde acidentes com facas até materiais de pesca. Para aliviar as consequências de um corte mais profundo, o ideal é apertar o local com uma compressa para diminuir o sangramento — e deixá-lo protegido até que o atendimento médico chegue.

 

2. Hematomas

Em locais que balançam tanto quanto barcos, quedas são uma realidade e até acontecem com certa regularidade. Além do balanço, o espaço, que nem sempre é dos maiores, pode favorecer tropeços. O melhor que pode ser feito para aliviar um hematoma é a aplicação imediata de gelo na área e o uso posterior de uma pomada anti-inflamatória.

 

3. Queimaduras

Sim, elas também podem acontecer em uma embarcação! Os casos mais comuns são com a água quente da cozinha ou com o atrito de cabos. No primeiro caso, mantenha a área em contato com água fria para aliviar a dor. No segundo, lave imediatamente e passe pomada para queimaduras.

 

Montando o kit de primeiros socorros para barcos perfeito

Como você pôde ver nos exemplos acima, é preciso ter a posse de certos itens para poder tratar os mais diversos acidentes. A melhor maneira de reunir todos eles e tê-los sempre a postos em sua lancha é com a elaboração de um kit de primeiros socorros.

É claro que sempre existe a opção de comprar um kit pronto. No entanto, só você conhece a sua embarcação, as particularidades dela e sabe o que será mais útil para combater acidentes específicos. Para que você monte o seu próprio kit de primeiros socorros com um guia, siga a lista que a FS preparou abaixo:

  • Remédios contra enjoo;
  • Antialérgico;
  • Pomadas para queimaduras;
  • Gelo;
  • Aspirina e novalgina;
  • Imobilizadores infláveis;
  • Materiais para curativos (ataduras, esparadrapo e tesoura).

 

 

Conforme a necessidade, como alergias e outras condições mais particulares, você pode adicionar outros itens que julgar necessário. Porém, nunca deixe de contar com os citados acima. Assim você poderá ter passeios mais seguros e prevenidos. Gostou do texto? Para continuar recebendo conteúdo náutico de qualidade, acompanhe a FS Yachts no Facebook e no Instagram!