Blog

Saiba o que fazer quando um tripulante cair no mar!

Compartilhe:

Uma das situações de maior risco quando se está navegando em alto mar é a queda de algum tripulante na água. E por se tratar de um momento delicado, é comum que as pessoas fiquem assustadas sem saber como agir para ajudar a vítima caída ao mar. Por esse motivo, preparamos este conteúdo. A seguir você confere dicas e as principais recomendações para quando um tripulante cair no mar. 

O que fazer quando um tripulante cair no mar? 

Durante o dia 

Entre as dicas do que fazer quando um tripulante cair no mar está parar o barco imediatamente e indicar no GPS a localização atual da embarcação. Para isso, a maioria dos modelos do equipamento contam com uma função específica para indicar “Homem ao Mar”, conhecida como MOB (sigla em inglês para Man Overboard).

Seu acionamento é instantâneo e permite gravar a posição da pessoa que caiu e, se necessário, solicitar ajuda de órgãos responsáveis para auxiliar o resgate.

Mas, além disso, é preciso dar meia volta com o barco e ir em direção a pessoa pelo lado onde o vento sopra (barlavento). É recomendado ainda cortar o motor e o movimento da embarcação logo que está se aproximando do tripulante.

E no caso de estar com mais pessoas no barco, peça para alguma delas não perder a atenção na vítima caída ao mar, mantendo sempre o dedo apontado para a pessoa na água. Afinal, o mar é algo que requer cautela, pois pode apresentar surpresas e fazer você perder as referências durante o resgate. 

No decorrer do salvamento, ele precisa ser feito com o auxílio de uma boia ou cabo flutuante, de preferência pela borda ou espelho de popa, sem esquecer o detalhe de cortar o motor antes do resgate. 

Durante a noite 

Se o resgate para quando o tripulante cair no mar durante o dia já é algo delicado, a situação requer ainda mais atenção no período da noite.

Nesse caso, o indicado, além das mesmas manobras recomendadas de dia, é contar com uma boia de resgate com iluminação para já ser lançada ao mar, para que não se perca a posição da pessoa e também para que ela tenha um auxílio de flutuação até que o resgate chegue. 

É recomendado também possuir determinadas opções de luminosidade – lanterna, refletores ou a luz do próprio barco. 

E como proceder na manobra de meia volta? 

Assim como citado no início deste texto, a primeira dica do que fazer quando um tripulante cair no mar é realizar a manobra de meia volta. E você sabia que ela varia conforme cada tipo de barco? Confira os detalhes de cada embarcação abaixo: 

Veleiros sem motor 

Para os veleiros sem motor, por exemplo, deve-se fazer uma curva em forma de 8, para retornar ao local onde a vítima está pelo contravento e barlavento. 

Veleiros com motor 

Para quando um tripulante cair no mar de um veleiro com motor, o indicado é baixar todas as velas, ligar o motor e retornar para o resgate da vítima como se fosse uma lancha. 

Grandes lanchas

Normalmente as grandes embarcações não possuem a mesma agilidade e facilidade de realizar manobras rápidas como um barco menor. Por isso, o recomendado é fazer dois tipos de procedimento. 

1. Caso haja o contato visual com o tripulante caído ao mar, é necessário girar o barco em 360 graus para bordo no qual a pessoa caiu. Com isso, as chances da embarcação retornar à posição exata onde a vítima está é muito maior. 

2. Já no caso do mar apresentar uma visibilidade reduzida, principalmente a noite, é preciso guinar para algum dos bordos e atingir um rumo de 60 graus (além do que o barco já estava). Vire o leme de forma total para outro bordo, para realizar uma curva de 180 graus em referência ao rumo inicial. Isso irá permitir que você retorne ao local onde está o tripulante caído ao mar, fazendo o mesmo caminho percorrido no momento da queda.  

Para evitar acidentes, conte com os itens de segurança obrigatórios! 

Diante de todas essas dicas, na verdade o que queremos é esse tipo de situação seja evitada. Logo é fundamental não esquecer sempre que for navegar, seja sozinho ou com mais pessoas a bordo, os acessórios de segurança, como o colete salva-vidas e a bóia de salvamento. 

Essas são as principais recomendações do que fazer quando um tripulante cair no mar. Gostou das dicas? No blog da FS Yachts você confere muitos outros conteúdos como este, com dicas e todas as novidades do mundo náutico. Siga nossas redes sociais e receba sempre em primeira mão: Facebook e Instagram

(48) 3279-7333 De segunda a sexta das 09h00 as 18h00.
Rua Cecília Maria José de Azevedo, n° 210 - Mar das Pedras – Biguaçu/SC