Como você já deve ter visto em uma simples pesquisa (ou em nosso blog), os mais diferentes motores podem equipar uma lancha. Entre eles, os mais comuns são o motor de popa e o motor centro-rabeta. No entanto, é provável que você ainda tenha na cabeça a dúvida: qual motor devo escolher para a lancha que quero comprar?

As embarcações FS Yachts vão de  18 a 36 pés. Os modelos de embarcações mais vendidas no Brasil são as de até 30 pés, categoria esta que representa 80% do mercado total de lanchas no país, sendo a grande maioria delas equipada com um dos dois que citamos acima: motor de popa ou motor centro-rabeta.

Neste comparativo prático que a FS Yachts trouxe para você hoje, nós vamos te mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada um dos dois tipos de motores nos aspectos mais relevantes. Assim, você poderá planejar a compra da sua lancha de acordo com a forma que deseja utilizá-la. Veja abaixo:

 

 

  1. Altura do motor (e profundidade de navegação)

 

Para quem pretende navegar constantemente em regiões de baixa profundidade, o motor de popa é mais recomendado, já que seu trim pode ser completamente elevado e até mesmo retirado da água se necessário.

Os motores centro-rabeta também possuem um excelente sistema de trim, porém eles não levantam tanto quanto os motores de popa.

 

motor de popa altura

 

  1. Preço

Sem maiores enrolações: o preço de motores de popa é praticamente igual ao preço de um motores centro-rabeta, desde que comparada a mesma potência e tecnologia.

Por vezes o motor de popa pode parecer mais barato, porém o que realmente acontece é que existem opções de motores de popa de potências menores (a partir de 3hp, sendo que o menor centro-rabeta é de 200hp) e motores 2 tempos, que tendem a ser mais baratos.

A grande vantagem de preço nos motores de popa ocorre no caso de motores menores. Um exemplo prático: a lancha FS 180 tem um excelente desempenho com um motor de popa 100hp 4 tempos, o qual possui custo 40% inferior ao motor centro-rabeta Mercruiser 4.5L 200hp Alpha One.

 

  1. Manutenção

Tanto os motores de popa como os de centro-rabeta possuem o mesmo prazo de revisão. Para os motores Mercury, que são os mais comuns, a primeira revisão deve ser feita com 50h (ou 6 meses de uso) e, a partir daí, a cada 100h de uso (ou após 1 ano). O mais comum é que os proprietários de embarcações deixem para fazer a revisão anualmente, sempre ao início do verão.

As revisões de um motor de popa, no entanto, costumam ser em média 20% mais baratas que a revisão em um motor centro-rabeta de mesma potência.

Para realizar a manutenção de um motor de popa, basta retirar o capô: você terá acesso praticamente ilimitado a ele. Já no caso de um centro-rabeta, é preciso entrar na sala de máquinas. Ainda que estes compartimentos sejam generosos nas lanchas FS Yachts, agradando muito os mecânicos, a manutenção em motores de popa continua sendo mais fácil.

 

motor de popa manutenção

 

  1. Design e layout / Espaço a bordo

Motores centro-rabeta ficam embutidos no casco, portanto, lanchas que os utilizam ganham bastante área útil na popa. As lanchas FS 230, por exemplo, possuem um enorme solário acima da tampa do motor, além de uma grande plataforma de mergulho.

Já os motores de popa ficam expostos e utilizam esta área de popa da lancha, reduzindo a área útil da embarcação quando comparada às lanchas com motor centro-rabeta.

Em relação ao design, uma característica marcante dos motores de popa é a frequência de renovação, deixando-os cada vez mais bonitos e harmônicos.

Os motores centro-rabeta, por outro lado, simplesmente desaparecem quando a embarcação está na água, privilegiando o design próprio da lancha.

 

motor de popa design e espaço

 

  1. Tamanho do Barco

Um dos principais fatores que vai te levar a decidir entre um motor de popa ou de centro-rabeta é o tamanho da embarcação. Como já citamos, não existem motores centro-rabeta com potência inferior a 200HP. Esse motor (Mercruiser 4.5L 200hp) é ideal para uma embarcação de 23 pés, como a FS 230 Scappare ou a FS 230 Sirena, por exemplo.

Mas, para embarcações menores (FS 180, FS 205, FS 215), que precisam de um motor de 100 a 115 hp somente para navegarem muito bem, a escolha naturalmente será por um motor de popa.

Por esse motivo, a grande maioria das embarcações acima de 23 pés já é produzida somente para motores centro-rabeta, e as embarcações menores, produzidas para motores de popa.

 

  1. Peso e potência

Um motor centro-rabeta 4 tempos a gasolina de 200hp pesa aproximadamente 400kg. Enquanto isso, um motor de popa idêntico, 4 tempos a gasolina de 200hp, pesa 200kg. Portanto, o peso do motor de popa é 50% inferior, entregando a mesma potência.

 

  1. Segurança

Um dos “mitos” do mercado náutico é de que o motor centro-rabeta, por ser interno, pode ser menos seguro do que o motor de popa. Este mito nasceu devido ao fato de que modelos muito antigos de motores, em que se adquiriam blocos de motores automotivos, passavam por um processo caseiro de marinização, para então equipá-lo na embarcação.

Atualmente, as duas maiores fabricantes de motores centro-rabeta são Mercury Marine e Volvo Penta, duas multinacionais que entregam motores que já nascem para uso marítimo. São motores extremamente seguros.

Na prática, tanto o motor de popa como o de centro-rabeta são muito seguros, desde que sejam respeitadas as normas de revisão e manutenção periódica.

 

motor de popa segurança

 

Motor de popa ou centro-rabeta? – Um resumo

 

 

  • Altura do motor / profundidade de navegação

O trim do motor de popa permite que o hélice fique muito mais alto e protegido do que do motor centro-rabeta.

VENCEDOR: Motor de popa

 

  • Preço

O preço de motores de popa são muito similares ao preço de motores centro-rabeta de mesma potência e tecnologia.

VENCEDOR: Empate

 

  • Manutenção

Embora o prazo de manutenção seja o mesmo, a revisão do motor de popa é 20% mais barata.

VENCEDOR: Motor de popa

 

  • Design / Layout

O motor centro-rabeta permite um ganho de espaço significativo na embarcação.

VENCEDOR: Motor centro-rabeta

 

  • Tamanho do Barco

O trim do motor de popa permite que o hélice fique muito mais alta e protegida que do motor centro-rabeta.

VENCEDOR: –

 

  • Peso-potência

O motor de popa é 50% mais leve que um centro-rabeta de mesma potência.

VENCEDOR: Motor de popa

 

  • Segurança

Ambos os motores são extremamente seguros.

VENCEDOR: Empate

 

 

Resumindo, se os seus planos são comprar uma lancha de pequeno porte (até 23 pés), os motores de popa lhe serão melhores, graças às opções de motores de potência menor e alta facilidade de manutenção.

Porém, se você pretende comprar uma lancha um pouco maior (acima de 23 pés), os motores centro-rabeta lhe oferecerão mais espaço, conforto e excelente dirigibilidade.

Mesmo sendo os dois principais tipos, presentes em 80% de todas as lanchas do mundo, os motores de popa e centro-rabeta não são as únicas opções. Para saber mais sobre todos os tipos de motores, confira nosso guia a respeito do assunto aqui.

 

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