Em um universo tão vasto e complexo quanto o da náutica, é comum que existam mitos e outras histórias que simplesmente não são verdadeiras. Por diversas razões, muitas dessas mentiras são tomadas como verdades absolutas, pondo em risco a integridade de pessoas. Portanto, é preciso combater os mitos náuticos.

Nesta lista que a FS Yachts trouxe para você hoje, nós iremos desmistificar algumas das principais histórias tomadas como verdade. Se você quer saber quais são os mitos náuticos que você deve esquecer agora mesmo, confira mais abaixo!

 

5 mitos náuticos que devem ser esquecidos

 

1. Navegar em águas abrigadas não é difícil

Por comparação, muitos tendem a pensar que a navegação em águas abrigadas é algo fácil e que não exige a mesma atenção que um oceano, por exemplo. A verdade é que, apesar das diferenças e dos oceanos realmente terem seus desafios singulares, navegar em águas abrigadas pode ser tão complicado quanto.

Dependendo do lugar e das condições do tempo, é preciso ter a atenção redobrada. Como a FS Yachts já te contou neste texto, acompanhar a previsão do tempo quando for planejar uma navegação é essencial para garantir o sucesso do passeio e a segurança dos envolvidos. Portanto, fique atento também na hora de navegar em águas abrigadas.

 

2. Bons nadadores não precisam de colete salva-vidas

Ainda que não sejam os equipamentos mais confortáveis do mundo, os coletes salva-vidas são indispensáveis. Sempre que qualquer pessoa estiver a bordo, ela deve estar vestindo um, independente do quão bem ela nada. Isso porque é impossível prever quando um acidente irá acontecer: qualquer um pode vir a cair da embarcação.

Para que você tenha uma noção da relevância dos coletes, basta olhar as estatísticas. De todas as mortes por afogamento, 90% das vítimas não estava usando um. Dependendo da queda e da temperatura da água, a confusão pode ser grande, impedindo que a vítima nade como ela faria normalmente. Nunca subestime a importância de um colete!

 

3. O combustível do barco pode ser o mesmo que o do carro

Assim como a previsão do tempo, a FS Yachts também já te explicou tudo sobre a diferença entre combustíveis e quais são os melhores para embarcações. No entanto, muitos tendem a pensar que não existe diferença e que está tudo bem em usar os mesmos combustíveis.

Tome como exemplo o etanol. Ele, por ser uma substância higroscópica, absorve a umidade da água. Como tanques de carros são fechados e seus combustíveis são substituídos com maior frequência, isso não é um problema para eles.

Porém, no caso de barcos a situação muda. Motores de popa, os mais comuns, são expostos, tendo contato direto com a água. A absorção dessa água por parte do etanol pode causar muitos problemas ao tanque e ao motor do barco.

 

4. Beber em alto mar não é um problema quando se tem um piloto

Aqui temos um dos mais graves mitos náuticos. Muitas pessoas acham que, só porque elas não estão à frente da embarcação, a ingestão de bebidas alcoólicas está liberada. Isso é um equívoco grave. Números mostram que quase metade dos acidentes em lanchas estão ligados ao consumo de álcool.

E nós nem precisamos ir tão longe quando falamos em acidentes: escorregões e quedas dentro do próprio barco podem causar estragos consideráveis. Isso sem contar as quedas para fora da embarcação, as quais são ainda mais perigosas. Para evitar problemas, beba somente quando a lancha estiver atracada.

 

5. Pilotar um barco é a mesma coisa que um carro

Este é um mito muito conhecido e reproduzido por quem quer começar a navegar e ainda não está familiarizado com o assunto. A primeira grande diferença aqui é a água, quando comparada ao asfalto. Ela está sempre se movendo, ou seja, a influência do vento faz com que não seja preciso simplesmente pisar no freio (como em um carro) para parar.

Além disso, as sinalizações e regras de navegação são consideravelmente mais complexas, o que faz com que uma simples confusão seja capaz de causar um enorme acidente. Nesse caso, qualificação e habilitação adequadas são imprescindíveis.

 

 

Conhecer mitos náuticos e saber por que eles não são verdadeiros é essencial para garantir a segurança de uma navegação. Gostou do texto de hoje? Para continuar lendo conteúdos como este, acompanhe a FS Yachts no Facebook e no Instagram!