Conhecida por ser repleta de praias e cachoeiras, é uma excelente opção para você que quer fazer um passeio ao lado da natureza.

Ilhabela fica localizada no litoral norte do estado de São Paulo, sendo a maior ilha marítima do Brasil. Apaixona vários turistas espalhados pelo país, sejam casais buscando uma viagem romântica, aventureiros buscando adrenalina ou até mesmo grandes grupos de amigos querendo apenas se divertir.

Neste artigo, a FS Yachts resolveu compartilhar algumas sugestões de passeios para você que está indo visitar a ilha. Confira as melhores sugestões abaixo!

Principais características de Ilhabela

Com predominância da mata atlântica, possui lindas paisagens verdes que se misturam ao azul do mar.

O paraíso perfeito para os viajantes que não abrem mão de estar em contato com a natureza. Já que, dispõe de 40 praias com grandes extensões de faixa de areia. Além disso, possui um enorme acervo cultural, a exemplo do centro histórico.

Melhores praias para visitar em Ilhabela

1 – Praia da ilha das cabras

A praia recebeu esse nome por estar a apenas 100 metros de distância da ilha das cabras, sendo um ótimo lugar para quem está querendo começar a praticar mergulho.

Localizada no Sul da ilha, possui uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas. Além disso, é nessa região que fica localizado o Santuário Ecológico Marinho, área que concentra uma grande variedade de animais marinhos, criada em 1992.

2 – Praia de Castelhanos

Possui um formato lindo de coração e é considerada uma das praias mais belas da ilha. O acesso é feito através de barcos e carros, sendo um local muito frequentado e requisitado pelos amantes da navegação.

Por ter um mar agitado também é um ambiente perfeito para os aventureiros de plantão, como os surfistas e praticantes de esportes

3 – Praia do Jabaquara

Para você que está querendo sair um pouco do meio urbano e ter mais contato com a natureza, mas sem abrir mão de bons serviços e conforto, essa é a sua praia em Ilhabela.

A praia possui lindas piscinas naturais, costões rochosos e faixa de areia. Mas, ao mesmo tempo que as lindas paisagens são o objetivo, consequentemente, elas são repletas de pernilongos e insetos. Então não esqueça do repelente!

4 – Praia do perequê

É uma praia urbana, com fácil acesso e onde você pode encontrar de tudo ao redor, desde ciclovias, faixas para pedestre, restaurantes, pousadas e estacionamentos disponíveis. Para você que não faz tanta questão da calmaria e precisa de tudo por perto, essa é uma ótima opção.

Embora não tenha as águas tão cristalinas e fique ao lado da rodovia, tem um maravilhoso pôr do sol e até mesmo parquinhos para você que está indo com crianças.

5 – Praia da Feiticeira

Anteriormente falamos sobre uma praia agitada e agora trazemos uma opção de praia mais tranquila em Ilhabela, com mar calmo e águas cristalinas. Excelente para a prática de Stand Up e passeios de barco.

Dispondo de um casarão colonial, a praia possui uma pequena faixa de areia e é cercada por um condomínio de luxo, o que dificulta um pouco o acesso. Porém, é justamente essa dificuldade que permite uma menor aglomeração de pessoas e mais calmaria no ambiente.

6 – Bonete

Um ambiente selvagem e de difícil acesso, mas, um paraíso reservado que vale a pena a visita. O melhor acesso é feito através de embarcações, com uma viagem linda oferecendo um passeio inesquecível ao redor da ilha. 

Não é atoa que a praia é considerada uma das mais belas da região, rodeada por montanhas verdes estonteantes e ainda dispondo de um rio que desemboca no mar. Se você prioriza paisagens grandiosas e inesquecíveis, com certeza esse será um passeio indispensável no seu roteiro.

5 – Praia do Saco da Capela

Possuindo um certo ar de glamour, essa praia é cercada por barcos e navegantes. Que mesmo repleto de embarcações, possui uma água límpida e convidativa para um mergulho.

Uma ótima sugestão é passar o final da tarde nela e aproveitar um happy hour regado de bons petiscos e drinks, contemplando o lindo pôr do sol.

6 – Praia da fome

Com acesso apenas pelo mar ou trilhas, é uma das praias mais belas de Ilhabela. Possui uma paisagem surpreendente e um verde intenso que encanta a todos que passam por ela. Tem um visual bem diferenciado, comparado às praias urbanas da região.

A melhor forma de acesso é através de barco. Além disso, você pode aproveitar para fazer um mergulho em uma das melhores praias para snorkeling da região, com o mar calmo e água cristalina.

Melhores formas de se locomover em Ilhabela

Por se tratar de uma ilha, com certeza uma das melhores opções para a sua locomoção entre as praias de Ilhabela são lanchas e barcos. Como destacamos acima, a praia dos castelhanos e bonete são os dois destinos preferidos de quem passeia através de embarcações pela região.

Mas, a ilha oferece vários meios de transportes, até mesmo para os momentos em que você quer conhecer a área urbana. Podendo optar por bicicletas, através das ciclovias, ônibus, carros e até mesmo passeios a pé. Tudo dependerá do estilo de passeio que você estiver buscando em determinados momentos da viagem.

Gostou desse conteúdo? Então nos siga no Instagram e Facebook para mais sugestões de destinos e passeios a barco.