Praticar mergulho em Santa Catarina é tudo de bom! Você sabia que o nosso litoral apresenta os melhores locais da região Sul do Brasil para essa atividade?

Seja para mergulho livre ou profissional, o que não faltam são opções para você se aventurar com os amigos e família!

E se você quiser saber ainda mais sobre mergulho, quais os tipos e cuidados que deve tomar durante a prática, nós temos um texto especialmente para você. É só clicar aqui

Vamos descobrir juntos os lugares mais incríveis para conhecer Santa Catarina debaixo d’água?

Os lugares mais incríveis para praticar mergulho em Santa Catarina

Ilha do Arvoredo

Considerada um dos melhores pontos de mergulho do estado, fica localizada em uma das ilhas que formam a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

E possui uma imensa variedade de espécies marinhas, onde você pode ver peixes, badejos, anchovas, garoupas, arraias e tartarugas!

Durante o verão, a visibilidade média costuma variar entre 10 e 18 metros. No mergulho, é possível atingir até 30 metros de profundidade. Está localizada a 17km de Bombinhas e 11 km de Florianópolis.

Vale a pena ressaltar que existem algumas áreas que fazem parte da Reserva Biológica Marinha de Arvoredo. E por isso, fica proibida a prática de mergulho ou pesca.

Essa é uma questão garantida pelo Decreto Federal n.º 99.142/1990. A mesma regra vale para pontos como o Calhau de São Pedro e Galé.

Ilha das Aranhas

Localizada na costa nordeste de Floripa, a Ilha das Aranhas são duas ilhotas: a Aranha Grande e a Aranha Pequena. Elas ficam entre as praias do Santinho e Moçambique.

Os mergulhadores que possuem mais experiência, podem chegar até 30 metros de profundidade em certos pontos.

A visibilidade para a prática do mergulho costuma ser variável. Isso porque a melhor condição dela é possibilitada quando a ondulação vem do sul. O que deixa as águas mais claras e quentes. 

Praia da Sepultura, Bombinhas

Com ótimos costões para mergulho livre, essa é uma das praias mais conhecidas de Bombinhas. Se você está começando, esse é um bom lugar para dar início a essa prática.

Com visibilidade clara, você vai adorar observar toda a fauna e flora marinha da praia da sepultura. 

Ilha do Xavier, Florianópolis

Em frente a Praia Mole, a Ilha do Xavier fica protegida do vento leste, o que podemos considerar como um ponto positivo. Sua profundidade fica entre 5 e 18 metros.

Na parte sul da ilha, é possível contemplar muitos tipos de peixes e em grande quantidade.

Prainha da Barra da Lagoa e Costa da Praia do Matadeiro, Florianópolis

Ambas praias são incríveis para a prática do mergulho livre e possuem águas claras. Na prainha você vai encontrar piscinas naturais e muita tranquilidade para curtir com a família.

Porto Belo

Local bacana para se divertir com crianças, Porto Belo oferece 6 trilhas subaquáticas mapeadas. Todas elas levam aos pontos com maior quantidade de vida marinha, para você observar a fauna bem de perto.

Mesmo quem não possui experiência,  pode aproveitar o lugar que oferece acompanhamento de monitores. 

Ilhas do Coral, Moleques do Sul e Ilhote de Siriú, Garopaba

Para praticar o mergulho livre, essas são ótimas opções para sua família e amigos! E se você é iniciante e quer começar a aprender mais sobre mergulho, existem aulas de batismo.

Assim, você vai se aperfeiçoando para curtir cada vez mais a natureza embaixo d’água.

Então, o que achou das nossas dicas com locais para praticar mergulho em Santa Catarina? Já imaginou poder curtir tudo isso com a sua lancha? Essa é com certeza uma prática que você pode aproveitar com a sua lancha FS Yachts

Experimente essa aventura e se gostou do nosso conteúdo, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram e Youtube.