Para um leigo no assunto, lanchas, iates e veleiros podem parecer termos diferentes para o mesmo tipo de embarcação. Porém, para aqueles apreciam andar ou praticar esportes em alguns desses barcos, saber as características de cada um faz toda a diferença na hora de comprar ou de pilotar algum deles. 

Tipo de carteira náutica necessária para pilotar (de acordo com a Capitania dos Portos, órgão fiscalizador de transportes aquáticos), opção de motor, combustível e comportamento dentro d’água são as principais diferenças entre lanchas, iates e veleiros. Sem falar, é claro, na diferença dos modelos, tamanhos e valores. 

Portanto, se você pretende comprar alguma dessas embarcações e está na dúvida de qual escolher, deve conferir esse post de hoje da FS Yachts. Vamos explicar as características e diferenças entre lanchas, iates e veleiros para que você opte pelo melhor modelo de acordo com seu objetivo, seja ele passeio, lazer ou prática de esporte. 

 

Principais diferenças entre lanchas, iates e veleiros 

 

Lanchas 

As lanchas são muito utilizadas para o turismo, lazer, pesca e prática de esportes aquáticos. Isso porque são embarcações menores, que se adaptam melhor a diversos ambientes como mares, rios, lagos e represas. 

Seu desempenho é de alta qualidade, apresentando um casco para melhor performance na água, além da presença de dois motores, sendo um deles utilizado caso ocorra algum imprevisto como, por exemplo, pane ou falha do motor principal.  

Dentre suas características, as lanchas podem apresentar conforto e segurança para os tripulantes, já que alguns modelos contam com quarto, banheiro e cabine. As lanchas são apropriadas para passeios com a família e amigos. 

Existem, basicamente, dois tipos de lanchas: a de proa aberta e a cabinada. A escolha do modelo ficará a cargo dos objetivos para os quais você usará a embarcação. 

 

  • Proa aberta: indicada para quem deseja fazer passeios mais curtos, sem a necessidade de dormir a bordo. 

 

  • Cabinada: esse é um modelo mais completo, que oferece mais comodidade para os passageiros. Ideal para quem deseja dormir na embarcação ou passar um final de semana a bordo. 

 

Iates 

Assim como as lanchas, os iates também são usados para o lazer. A diferença é que são utilizados para passeio em alto mar, pela dificuldade em fazer manobras por causa do seu tamanho. Diante dos veleiros e lanchas, apresenta maior requinte e conforto, podendo ser usados também como moradia.  

Os iates podem ser movidos a motor ou a vela, sendo os últimos modelos fabricados com motor a diesel. Sua vantagem está em proporcionar viagens mais longas, a bordo de uma embarcação luxuosa, com quartos, cozinha e banheiros, ideal para quem quer navegar e aproveitar os momentos de descanso por alguns dias. 

 

Veleiros 

Os veleiros são embarcações menores, ideais para quem busca uma navegação mais tranquila e com pouca velocidade. Os veleiros, assim como o nome já diz, são movidos a vela, porém contam com motor, usado apenas para facilitar as manobras durante o passeio. 

O veleiro requer um cuidado a mais para pilotar, já que é necessário conhecimento sobre a direção do vento e regulagem das velas para uma viagem segura.   

 

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a diferença entre lanchas, iates e veleiros para fazer a escolha correta e segura da sua embarcação? Entre no nosso site, confira os modelos de lanchas da FS Yachts e adquira já a sua!