Antes de se lançar ao mar, você precisa estar preparado. Por isso, alguns equipamentos básicos são fundamentais para você sempre ter em mãos. 

Hoje, vamos falar sobre algumas ferramentas do dia-a-dia que podem ajudar bastante na hora de realizar pequenos reparos ou resolver problemas simples. Com um bom kit, você seguirá viagem de forma segura

Muitas dessas dicas foram adaptadas do site Marine Max. Veja a lista de ferramentas para ter em sua lancha e aproveite sua FS com mais tranquilidade!

Caixa de ferramentas

Vamos começar pelo começo: a caixa. Ela precisa ser pequena para não ocupar espaço demais em seu barco, mas com tamanho suficiente para comportar o seu kit de ferramentas com equipamentos mais importantes. Uma caixa de plástico com aproximadamente 50 cm é uma boa pedida! Outra dica é que ela tenha um repartimento separado para itens pequenos, como parafusos e porcas. 

Arco de serra

Um arco de serra pequeno é sempre útil. Ele serve para cortar materiais mais resistentes, como madeira e metal. Vale a pena incluir na caixa uma lâmina extra para reposição. É melhor se prevenir!

Estilete

Pode parecer algo desnecessário, mas um estilete tem lugar importante em um bom kit de ferramentas. Ele é afiado o suficiente para cortar diferentes materiais, como cordas ou peças de plástico, além de ser prático de se usar. Quando a lâmina perde o fio, basta quebrá-la e continuar usando. 

Fita isolante e de vedação

Elas são essenciais para a realização de pequenos reparos. Se for necessário emendar fios, a fita isolante é imprescindível. Já nos problemas hidráulicos, nada melhor que um pouco de veda rosca. Além disso, uma fita adesiva do tipo silver tape pode ajudar bastante em problemas emergenciais. 

Chaves de fenda

As chaves de fenda fazem parte de qualquer kit de ferramentas. Elas são ideias para apertar parafusos do seu barco que podem se afrouxar com o tempo. Inclua também algumas chaves phillips e chaves allen de tamanhos diversos. Assim seu kit ficará completo!

Chaves de boca ou chave inglesa

A chave inglesa substitui um jogo de chaves de boca em uma necessidade. O mais importante é que você tenha um equipamento disponível para apertar porcas e parafusos com perfil sextavado ou quadrado. Outro equipamento relevante é um grifo, caso você precise lidar com canos. 

Alicates

Esse é mais um conjunto básico em uma caixa de ferramentas. Se possível, tenha, além de um bom alicate universal, um de corte e um de bico fino para alcançar partes mais inacessíveis. 

Cordas elásticas

Além dos cabos, que são muito importantes na sua embarcação, algumas cordas elásticas de tamanho variados irão ajudar a prender equipamentos ou outros materiais que você precise carregar em sua viagem. A corda elástica é mais indicada para prender e se adaptar às suas necessidades!

Martelo

Um martelo de aço pode ser muito útil em inúmeras situações. Ele serve para pequenos ajustes e colocar coisas no lugar. Uma dica é sempre estar atento a materiais que podem levar ferrugem para o seu barco. Então, nada de pregos!

Trena

A trena ou mesmo um fita métrica simples vai te ajudar a medir partes do barco, alocar equipamentos e otimizar o espaço. O tamanho não precisa ser tão grande, a não ser que você queira medir a sua FS 360 de uma ponta a outra. 

A sua trena precisará ser grande para medira a FS 360 Allure

Lanterna de LED

Mesmo que você não vá navegar durante a noite, uma (ou mais) lanternas de LED ajudarão caso você precise ver uma parte mais escura da sua lancha. Lembre-se também de ter algumas baterias e/ou pilhas para não ficar na mão em alto mar. 

Jogo de soquetes com chave de catraca

Esse último item é bem útil, principalmente se você precisar de uma quantidade maior de variações na hora de apertar porcas e parafusos. Outros equipamentos dessa lista podem substituir os soquetes e a chave de catraca, caso você considere que já está levando coisas demais. A dica aqui é adequar o kit de ferramentas ao seu uso.

Pronto para montar o seu kit e navegar por aí? Então aproveite para conhecer mais sobre as lanchas da FS Yachts em nossas redes sociais. Visite nosso Instagram, Facebook ou YouTube!