Grande parte dos donos de embarcações seguem todos os cuidados para deixar seu barco sempre novinho em folha. E esses cuidados são fundamentais para manter o bom funcionamento da embarcação, para navegar com mais segurança e também evitar as manutenções desnecessárias. 

No texto de hoje vamos falar sobre um item que é muito importante e que auxilia diretamente na função de proteger a embarcação. Vamos conhecer um pouco mais sobre as defensas e entender qual o seu papel em um barco.

Vamos conferir mais informações sobre o assunto, a seguir!

O que são defensas marítimas e qual sua importância para a embarcação?

O mundo náutico é cheio de particularidades! E quanto mais você conhece, mais você tem interesse em aprender todos os detalhes. Cada peça, cada acessório, cada item de uma embarcação tem a sua função, e é importante que os pilotos entendam cada uma delas e as suas finalidades. 

Por isso, hoje vamos aprofundar nosso conhecimento sobre as defensas de um barco

Defensas são peças colocadas ao longo do casco da embarcação para protegê-la em casos de encostar em outros barcos ou no próprio cais. Quando as lanchas estão na água, elas acabam acompanhando a ondulação e, por menor que ela seja, corre o risco de encostar umas nas outras – o que causa arranhões, amassados e descascamentos. 

A principal função das defensas é justamente amortecer o impacto que possa acontecer entre a embarcação e uma outra estrutura. Existem diversos tipos da peça e a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de cada barco. 

As defensas da embarcação precisam ser trocadas em diferentes casos, como, por exemplo: quando apresentam rachaduras ou estão quebradas. Além disso, é importante manter elas sempre limpas, pois a sujeira pode arranhar o barco. Por esse motivo, elas devem fazer parte da vistoria regular da embarcação para garantir o seu bom funcionamento e para que cumpram o seu papel de proteger o casco da lancha. 

Vale destacar também que quando for sair para navegar, é fundamental recolher as defensas para que não se percam ou que fiquem “roçando” no barco com a navegação. 

Quais os tipos de defensas?

Cilíndricas

defensas

É um dos modelos mais utilizados, pois atende todos os tipos de embarcações e têm um custo de manutenção baixo. 

Boia 

defensas

É uma defensa normalmente utilizada em barcos de mais de 30 pés, pois pelo formato redondo em vez de cilíndrico, ajuda a criar um espaço de proteção maior entre dois barcos amadrinhados. Também é muito utilizada como uma boia de marcação de poitas e afins.

Em arco

defensas

É geralmente usada como complemento do modelo de defensas cilíndricas, é indicada para embarcações de pequeno e médio porte e sua manutenção é praticamente nula. 

Tipo roda

defensas

São recomendadas para dirigir a lancha em locais com pouco espaço, pode ser utilizada uma ou várias rodas para proteger o casco do barco.

Tipo célula

defensas

Esse modelo é um dos mais confiáveis e um dos mais utilizados no setor marítimo e comercial de grande porte, é o que mais pode garantir menor reação de energia absorvida de navios.  

Como escolher quais defensas marítimas utilizar na lancha?

Diante de tantas opções no mercado, é importante que você saiba como escolher as defensas marítimas para usar na sua lancha. Alguns critérios precisam ser levados em consideração na hora da decisão, como: o tamanho, a quantidade e os tipos de defensas que serão utilizadas. 

Mas antes de responder essas questões, é fundamental ter uma noção de quais são as dimensões da embarcação, o tipo do porto, sua localização e se existe um rebocador para guiar o barco enquanto atraca.

A referência geralmente utilizada é a de no mínimo duas defensas com o tamanho adequado para um barco acima de 30 pés. Uma deve ser colocada na parte mais larga da lancha, a segunda no meio (entre a primeira defensa e a popa do barco), e a terceira entre a primeira e a proa. Quanto maior for a embarcação, mais peças serão necessárias. 

Ficou mais fácil cuidar da sua embarcação agora que você já sabe qual a importância das defensas marítimas para seu barco, não é mesmo? Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades e particularidades do mundo náutico, siga as redes sociais da FS Yachts: Facebook e Instagram.