A FS Yachts já te contou todos os fatores que vêm junto com uma embarcação na hora de sua compra, seja ele a manutenção, o armazenamento ou a habilitação. Porém, existe mais um detalhe que não deve ser esquecido: o nome para barco. Sua importância é tão grande pois ele ajuda a criar uma identidade. Afinal, você quer que a sua embarcação seja única, certo?

Um nome para barco bem escolhido faz toda a diferença. Para quem navega, a sensação de falar que está indo passear com a “Estrela do Mar” é muito melhor do que com o “meu barco”, por exemplo. Além disso, a identidade criada que citamos aproxima a embarcação do proprietário, fazendo com que ela seja até mesmo parte da família.

Neste guia que a FS Yachts preparou e trouxe para você hoje, nós iremos ajudar aqueles que ainda não têm certeza da melhor opção de nome para barco. Através de 5 dicas mais práticas, você verá que esta não precisa ser uma dúvida tão grande assim, e que escolher um bom nome pode ser fácil. Continue a leitura e confira!

 

Por que nomeamos embarcações?

A tradição de nomear barcos não é nova: existe um senso comum de que o hábito remonta aos antigos povos egípcios, gregos e romanos. A história diz que o costume de dar nomes tem origens supersticiosas, visto que eles eram escolhidos para afastar a má sorte, agradar os deuses e garantir uma viagem sem maiores perigos.

Com o passar dos anos, o comportamento se manteve, sendo muito comum até os dias de hoje.

 

5 dicas para escolher o nome para barco

 

  • Nomes curtos são um ótimo caminho

Existem algumas vantagens em batizar o seu barco com nomes pequenos. Um bom nome, quando curto, garante um maior impacto em quem ouve ou lê, fazendo com que seu barco se destaque e seja lembrado com maior facilidade. Além disso, existe uma questão que diz respeito à segurança: no caso de emergências, é mais fácil de soletrar o nome do barco no seu comunicador.

 

  • Considere mais de uma opção

Quando buscamos pelo melhor nome para barco, esta dica vale ouro. Sim, você pode ter encontrado um nome razoável para a sua embarcação, mas por que não buscar um ótimo? Como a empolgação após adquirir o primeiro barco é grande, muitas decisões podem ser tomadas com certa pressa, o que não é o ideal. Neste caso, considere várias opções e, com certeza, você acabará com a melhor delas.

Considere ainda que, caso já exista outra embarcação registrada com o nome escolhido, você ficará com o número II, III, ou o próximo da lista. Por exemplo, se você escolher o nome “Meu Escritório” para registro, provavelmente ficará com o nome “Meu Escritório XIV” ou “Meu Escritório XV”, devido à popularidade do nome.

 

  • Relacione a outras atividades que você gosta

Você gosta de música? Por que não dar o nome inspirado em uma canção ou artista? É muito fã de futebol? Que tal homenagear o time do seu coração? Nestas horas, para deixar a sua experiência navegando ainda melhor, relacionar diferentes hobbies pode ser uma ótima alternativa.

Há ainda a possibilidade de, caso tenha uma empresa e queira fazer marketing gratuito, colocar o nome e logotipo da empresa como o nome da lancha. Aproveite os momentos na água pra fazer amigos e negócios!

 

  • Fique atento às superstições

Se o seu caso for o de “reescolher” o nome para barco, fique atento a esta dica. Como você sabe, o mundo náutico é repleto das mais diferentes superstições. Reza a lenda que, para que o nome seja trocado, é preciso apagar todos os registros escritos existentes do nome anterior. Além disso, deve-se fazer uma celebração com vinho e champanhe para oficializar o novo nome perante os deuses.

 

  • Pense naqueles que você ama

Temos aqui a situação mais comum entre donos de embarcações. Já parou para pensar em quantas vezes você já viu algum barco com nome próprio? É muito provável que ele tenha herdado o nome de algum ente querido, seja mãe, pai, filho, filha, enfim. Da mesma forma que você pode homenagear um artista ou um time, um familiar é uma ideia ainda melhor.

 

E aí, já teve alguma ideia de nome para barco? Nossas dicas foram úteis? Para continuar acompanhando os conteúdos da FS Yachts, siga nossas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no Instagram!