Barcos, lanchas, iates – sempre que falamos em embarcações, o primeiro conceito a ser lembrado é: diversão. Mas, o que é ainda mais importante do que a diversão, é garantir que ela seja desfrutada com toda segurança. A Marinha do Brasil, sendo responsável pela segurança nas águas brasileiras criou os 10 mandamentos de segurança no mar. O que é destaque no texto de hoje da FS Yachts. Veja! 

 

Assim como existem regras, normas e orientações a serem seguidas em veículos aéreos e terrestres – também existem para os veículos marítimos. Orientações essas que devem ser seguidas para garantir a proteção de todos os envolvidos. 

 

10 mandamentos de segurança no mar são: 

 

 

  • Faça a manutenção correta da sua embarcação

 

A manutenção preventiva da embarcação deve estar sempre em dia, esse é um dos mandamentos de segurança no mar primordiais para um bom funcionamento da lancha. Assim é possível prevenir que não aconteçam imprevistos durante um passeio, que possam trazer sérios problemas para a tripulação. Para isso é importante que essa manutenção seja realizada por profissionais qualificados. Portanto, nada de improvisos, ok.  

 

 

  • Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Marinha do Brasil

 

É imprescindível que todo barco tenha a bordo o material de salvatagem necessário no caso de alguma emergência. Materiais como boia salva-vidas, colete salva-vidas, extintor, pirotécnicos, kits de primeiros socorros, detectores de gás, entre outros, são os principais.  

 

 

  • Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes

 

Esse mandamento de segurança no mar é um dos essenciais a serem seguidos. Todas as embarcações têm um número limite de passageiros, logo esse limite deve ser respeitado para a segurança de todos. E é preciso também que existam coletes salva-vidas suficientes para todos que estão a bordo, lembrando que para crianças menores de 12 anos e adultos maiores de 65 anos o uso do colete é altamente recomendado 

 

 

  • Mantenha os extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade

 

Além da manutenção preventiva, uma vistoria deve ser feita antes de qualquer viagem, para verificar se todos os itens necessários estão a bordo. E um desses produtos que precisam de atenção são os extintores de incêndio, que devem estar dentro da data de validade, caso seja preciso o seu uso.

 

 

  • Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu iate clube, marina 

 

Nunca realize uma viagem sem comunicar seu iate clube ou a marina, imprevistos podem acontecer e para a sua segurança e da tripulação, é importante que seu passeio esteja registrado. Além disso, leve sempre a bordo equipamentos de comunicação como celulares e rádios para não perder contato, se necessário. 

 

 

  • Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes

 

O piloto se torna responsável por toda a tripulação e para manter a proteção de todos é extremamente importante respeitar o limite de velocidade da embarcação e das áreas de navegação. 

 

 

  • Se consumir bebida alcoólica, passe o barco para alguém habilitado e que não tenha consumido bebida alcoólica

 

Boa parte dos acidentes marítimos acontecem com pilotos embriagados, muitos infelizmente ainda não entendem a gravidade de consumir bebida alcoólica e pilotar. Por isso, quando consumir bebida alcoólica, não insista em pilotar. 

 

 

  • Mantenha a distância de 200 metros da linha base das praias e dos banhistas

 

Respeitar a distância correta da linha de base das praias e dos banhistas é outra dica fundamental para garantir que não aconteçam graves acidentes entre embarcações e banhistas. 

 

 

  • Respeite a vida, seja solidário, preste socorro

 

Prestar socorro é mais um dos mandamentos de segurança no mar. É importante que todos se ajudem, principalmente em caso de incidentes, o socorro precisa ser prestado o mais rápido possível – tanto para pessoas da sua própria tripulação, como as de embarcações desconhecidas.

 

 

  • Não polua o mar

 

Por último e não menos importante, um dos mandamentos de segurança no mar é em defesa do meio ambiente. Que nos permite navegar e apreciar lindas paisagens e viver novas experiências, nós precisamos cuidar do mar e da natureza como forma de agradecimento e respeito. Podemos fazer a nossa parte em pequenas atitudes. 

 

Agora você já conhece as principais orientações para navegação marítima e conhece também os 10 mandamentos de segurança no mar. Navegar pelas águas do nosso país ficou muito mais fácil, não é verdade? Quer receber mais conteúdos como esse? Se tem, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades da FS Yachts.