A tecnologia de hoje nos presenteia com programas e softwares para praticamente todas as atividades do dia a dia, são ferramentas inteligentes criadas para nos auxiliar nas tarefas, como é o caso dos aplicativos para navegação. Existem diversos aplicativos voltados para a área náutica, por isso separamos os 6 melhores para um passeio tranquilo e com segurança. Confira!

As lojas especializadas recebem novidades numa velocidade surpreendente, existem aplicativos para todos os gostos e necessidades. Muitos deles se tornaram ferramentas de navegação indispensáveis, como tábuas de marés, planejadores de rotas, checklists operativas, previsão do tempo em alto mar e tráfego em tempo real.

 

Vamos conhecer os 6 melhores aplicativos para navegação

 

1. Navionics 

 

O Navionics é considerado o aplicativo mais popular pelos donos de embarcações. Disponível nas plataformas iOS, Android e Windows, o aplicativo conta com diversos recursos para uma boa navegação. Ele não apresenta somente a posição do barco, com  a referência da carta náutica, mas também, possibilita o planejamento de rotas, com detalhe de cada trecho percorrido. 

Para montar uma rota no Navionics é necessário apenas marcar na tela os pontos que você deseja percorrer. O aplicativo exibe ainda o tempo de chegada até o seu destino. Muito parecido com um GPS, o Navionics não substitui o equipamento. Para sentir um gostinho de como é o app: clique aqui.  

 

2. Windy 

 

Mais uma dica de aplicativos para navegação é o Windy. O aplicativo com foco nas questões meteorológica durante a navegação, apresenta uma confiabilidade muito boa na hora de mostrar previsões em relação às chuvas, direção e velocidade dos ventos. Para aqueles que apreciam navegar em alto mar, o Windy disponibiliza ainda as condições reais das ondas e correntes marítimas para um passeio mais seguro. 

Outro diferencial do aplicativo é seu sistema de alerta. Para isso, basta que você configure para receber alertas sobre ventos, quantidade de chuva prevista, ondas e alagamentos. Todas as informações são recebidas por email no seu celular. O Windy está disponível para as plataformas iOS e Android. 

 

3. Windguru 

 

O Windguru é conhecido como um app Web Progressiva. Apesar de não ser um aplicativo, ele pode ser instalado no seu smartphone diretamente do Website. Com as atualizações todas automáticas, ele é um serviço especializado em mostrar as previsões meteorológicas para uma navegação tranquila e segura. Seu sistema está disponível tanto para Android como iOS.  Para entender melhor como instalar o Windguru, clique neste link. 

 

4. WindAlert

 

Aplicativo disponível para Android e iOS, ele obtém informações sobre o vento, por isso é imprescindível para qualquer piloto antes de iniciar uma viagem. O WindAlert permite que o piloto tenha acesso aos dados climáticos de mais de 50 mil estações ao redor do globo. 

Ele auxilia o piloto a planejar sua viagem de acordo com as previsões climáticas e informações retiradas dessas estações de observações meteorológicas como a velocidade e a direção do vento – isso tudo gratuitamente.

 

5. GlobalTide

 

O GlobalTide está disponível para Android e iOS em mais de 170 países e em até 30 idiomas. Por esse motivo, é também um dos queridinhos dos pilotos na hora de navegar. Diferente do WindAlert que mostra informações sobre o vento, o aplicativo GlobalTide exibe dados sobre as marés em tempo real. Com ele é possível marcar determinadas áreas como suas favoritas, além de adicionar anotações e conferir informações meteorológicas antigas.

 

6. Memory-map

 

Disponível para Android e iOS, o Memory-map leva o nome de uma empresa britânica que desenvolve uma grande variedade de soluções voltadas para navegação via GPS: seja em terra, no ar ou no mar. Esse aplicativo é o principal produto da Memory-map, por isso leva seu nome representando a funcionalidade de seus serviços. 

O Memory-map é considerado um dos melhores aplicativos para navegação, por ser uma multiplataforma que permite ao usuário baixar mapas do mundo inteiro, e assim planejar suas viagens criando rotas personalizadas. Estão disponíveis mapas para download, cartas náuticas, cartas aéreas, mapas históricos, urbanos e de estradas. 

Outra vantagem desse aplicativo é que o usuário tem a possibilidade de ter acesso a multiplataforma pelo Windows, logo ele tem acesso também a  todas as cartilhas e anotações feitas pelo computador, podendo enviá-las para seu dispositivo móvel. 

 

Qual a importância de contar com aplicativos para navegação?

 

Os aplicativos para navegação marítima podem proporcionar aos pilotos e sua tripulação uma viagem segura, orientada e muito mais prática. Afinal, é de extrema importância que o passeio seja planejado e com antecedência. Os aplicativos colaboram para que possam ser estudadas as condições do clima, vento e ondas. 

As atividades de navegação dependem de forma integral da meteorologia para otimizar as rotas, evitar acidentes e garantir a segurança de todos a bordo. 

 

Agora que você já conhece os 6 melhores aplicativos para navegação, é só escolher os seus preferidos e começar a usá-los. Gostou deste conteúdo? Para conferir muitos outros, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.