Um dia lindo, a família toda reunida para um passeio de barco – o que não pode faltar para completar esse momento de lazer – é uma deliciosa refeição preparada a bordo, não é mesmo? Seja para um grupo de pessoas ou para quando se está sozinho, um marinheiro tem que estar preparado para cozinhar na embarcação. E pensando nisso, separamos algumas das principais dicas para cozinhar a bordo de uma FS.  

A importância de uma boa alimentação a bordo

Independente de ser uma viagem individual ou em grupo, a alimentação é um item de extrema importância na hora de planejar um passeio de barco. Afinal, você tem que estar preparado, já que geralmente suas únicas opções serão somente os alimentos que estiverem a bordo. 

Na lista de prioridades do que se deve levar em um passeio de lancha, com certeza a comida e a bebida estão no topo da lista. E não é à toa, já que os tripulantes precisam levar esse itens para consumo e também reserva – para casos de emergência. 

O que levar de comida em uma viagem de barco?

Antes de falarmos sobre cozinhar a bordo, é necessário listar algumas opções que devem estar na lista de compras para um passeio a bordo de uma lancha FS (seja ele curto ou longo, a lista pode variar). 

Existem determinados alimentos que são mais práticos para carregar, para armazenar e apresentam um tempo maior de validade. E exatamente eles são boas opções para se levar na embarcação: frutas, oleaginosas, queijos, pães, barras de cereais, torradas, bolachas, salgadinhos, comida enlatada e conservas. 

Essas dicas contam principalmente para os modelos de embarcações que não disponibilizam de cozinha e para aqueles pilotos que não são muito aptos a cozinhar a bordo. E para aqueles que têm uma cozinha à sua disposição e se arriscam a pilotar um fogão, vamos conferir algumas dicas a seguir!

Dicas para cozinhar a bordo de uma FS!

Planejamento

A primeira dica não poderia ser outra: planejamento é o segredo para não ser pego de surpresa no momento de cozinhar a bordo. É preciso se organizar antes de um passeio, é essencial ter uma base de quanto tempo você e seus tripulantes ficarão a bordo, quantas pessoas estarão presentes, quantas refeições em média precisam ser feitas e quais os ingredientes devem constar na lista de compras. 

Segurança redobrada 

Cozinhar é um ato que exige dedicação e cuidados, cuidados esses também com a segurança. E cozinhar a bordo requer uma atenção redobrada a proteção. Com o balanço das águas, a embarcação acaba ficando um pouco instável, por isso é indicado que você evite objetos de vidro e tenha um espaço reservado para armazenar facas e objetos cortantes. 

Adapte-se às suas ferramentas e seu espaço

Um dos desafios de quem precisa cozinhar a bordo, é ter que se adaptar ao ambiente reduzido e as ferramentas disponíveis para preparar uma refeição. Diferente da cozinha de casa, as cozinhas nas embarcações geralmente têm um espaço menor, logo o segredo para se dar bem no local é mantendo a organização e se adaptando às ferramentas disponíveis para cozinhar. 

Cozinhas nas embarcações FS!

As embarcações do estaleiro FS Yachts normalmente contam com espaço gourmet ou cozinha (ou os dois). O fato é que, de alguma forma, é possível preparar suas refeições com tranquilidade e praticidade. 

Um dos exemplos é a embarcação FS 360 Allure – que disponibiliza de uma cozinha equipada com torneira inox, bancada para preparar os alimentos, escorredor de louças, armários e gaveteiro. Além disso, ela ainda pode ser equipada com fogão por indução, microondas e geladeira.

Para conferir mais informações sobre o modelo de lancha FS 360 Allure, acesse o conteúdo exclusivo em nosso blog, que conta os detalhes da embarcação: clique aqui

Outro modelo do estaleiro FS que ganha o coração dos pilotos por disponibilizar um espaço adequado para cozinhar a bordo, é o modelo FS 290 Concept. A cozinha conta com armários, gaveteiro, pia com escorredor de louças, torneira de inox, lixeira de courvin e ainda possui espaço para microondas e geladeira. 

Com essas dicas de como cozinhar a bordo, você nunca vai ficar à deriva na gastronomia. Dicas assim são sempre bem vindas! Se você gostou deste conteúdo e gostaria de receber mais dicas sobre o mundo náutico, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sempre em primeira mão: Facebook e Instagram