Se você possui um barco, provavelmente já saiu de manhã para aquela pescaria com o tempo nublado e o mar revolto. De repente o tempo virou e você se viu em meio a um céu de brigadeiro, com o sol queimando e o mar liso. Ou, o contrário: saiu naquele dia lindo e, no meio do churrasco, começou a cair a chuva e você precisou voltar antes do planejado. Situações como estas poderiam ter sido evitadas com uma simples previsão do tempo.

Porém, você sabe qual é a melhor forma de realizar uma previsão do tempo e planejar seu dia de navegação sem surpresas? Para quem não sabe, a internet nos presenteia com algumas ótimas alternativas, e hoje a FS Yachts irá te mostrar e ensinar a ler a melhor delas. Confira!

 

Lendo a previsão do tempo – O que é o Windguru

Sem sombra de dúvidas, o método mais utilizado pelos navegantes para a consulta da previsão do tempo é o Windguru. Isso porque somente ele permite observar não somente a previsão de chuva e temperatura, mas também o vento, a ondulação, e principalmente, poder aferir tudo separadamente pelas horas do dia.

No entanto, por apresentar tantas informações, o Windguru pode ser um pouco complicado a princípio. Para acertar na previsão do tempo e não ser pego de surpresa, é preciso saber ler e interpretar todos esses dados. Veja abaixo quais são essas informações, no que consideramos ser a ordem de prioridade ao se planejar um passeio:

 

  • Vento (intensidade)

O item mais importante a se verificar para aferir as condições de navegação é o vento. Para compreender melhor como, veja abaixo a Escala Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos:

 

Escala Beaufort de Ventos

 

FORÇAVELOCIDADEDESCRIÇÃOINDICADORES
nóskm/hNo marNa terra
0<1<1CalmariaLiso como espelhoCalmo, fumaça sobe verticalmente
11-31-5BafagemPequenas ondulações sem cristaFumaça mostra a direção do vento; catavento não gira
24-66-11AragemOndulações com pequena crista transparenteSente-se o vento na face; catavento começa a girar
37-1012-19Vento fracoOndulações maiores, cristas esbranquiçadas começam a quebrar (“carneirinhos”)Folhas se mexem; bandeirolas se estendem
411-1620-29Vento moderadoOndulações de até um metro. Vários carneirinhos.Folhas e papéis voam; bandeiras tremulam; pequenos galhos se curvam.
517-2130-38Vento frescoOndulações de até dois metros, muitos carneirinhos; alguns borrifosPequenas árvores começam a balançar; bandeiras bem agitadas
622-2739-50Vento muito frescoOndulações de 2,5 a 4 metros com espuma em toda parte; mais borrifosGrandes galhos em movimento; o vento assobia ao passar por fios
728-3351-61Vento forteOndulações de 4 a 6 metros; espuma branca em camadasÁrvores inteiras se agitando; sente-se resistência ao andar contra o vento
834-4062-74Vento muito forte (borrasca)Ondulações de 5 a 6 metros; cristas das ondas começam a quebrar; espuma branca em camadasÁrvores inteiras se agitando; sente-se resistência ao andar contra o vento
941-4775-86Vento duroOndulações de 6 metros; mar muito agitado; densas espuma branca em camadasPequenos danos estruturais; casas destelhadas
1048-5587-101TempestadeOndulações de 6 a 9 metros; mar branco e muito agitado; visibilidade reduzidaÁrvores quebradas ou arrancadas ; dano estrutural considerável
1156-63102-120Tempestade violentaOndulação de 9 a 14 metros; espuma branca por toda a parteDanos generalizados em árvores e construções
1264+120+FuracãoOndulações com mais de 14 metros; mar branco; jatos de águaDanos graves e generalizados
Fonte: http://www.bl3.com.br/servicos/beaufort

 

Via de regra, passeios com embarcações de pequeno a médio porte em ventos acima de 10 nós começam a se tornar desconfortáveis. Na prática, isso pode ser observado quando começam a se criar aquelas pequenas ondulações na água, também conhecidas como “carneiros” ou “carneirinhos”.

 

carneirinhos previsão do tempo foto: https://acervo.popa.com.br/_2008/diarios/planeta-agua/Tapes-BarraFalsadoBojuru/index.htm

 

Como já citamos, o primeiro ponto a se avaliar, portanto, no Windguru é o vento. Busque dias com menos vento para navegar, por exemplo:

 

previsão do tempo velocidade e rajadas

 

Neste primeiro momento de avaliação, ignore todas as outras linhas e observe somente “Velocidade (nós)” e “Rajadas (nós)”:

No primeiro dia avaliado (sexta-feira, 22 de março de 2019), veja que tivemos um dia inteiro com ventos de 11 a 12 nós e rajadas de 12 a 13 nós. Basta verificarmos a Escala Beaufort acima e saberemos que o dia foi de brisa moderada, além de um mar com ondulação de até 1m e carneiros frequentes.

No sábado, 23, nota-se uma diminuição do vento. De 2 nós de madrugada, passou pelos 8 nós ao meio-dia e se manteve na média de 8 nós à tarde. Ou seja, brisa leve e mar quase espelhado pela manhã e uma brisa fraca com poucos carneiros à tarde. Tivemos, portanto, um bom dia para navegação.

No domingo, 24, o vento retornou de 9 a 13 nós, com rajadas de 11 a 19 nós. Ou seja, em média, o dia todo teve carneiros frequentes, além de rajadas com cristas e muitos carneiros.

Por fim, avaliando somente o vento, já podemos considerar que, sem dúvidas, sábado foi o melhor dos três dias para navegação.

 

  • Vento (Direção)

Agora que já aprendemos a avaliar a intensidade e força do vento, vamos avaliar a sua direção:

 

previsão do tempo direção

 

Considere como dia de navegação sexta-feira, 22, em Florianópolis. Para o período, este foi o tempo previsto.

O vento de 4 a 6 nós com rajadas de até 9 nos indica que houve um leve vento, contudo agradável para navegação. De manhã, o vento veio do sul. No período da tarde, o vento foi se virando para nordeste. Para alguém que pretendesse sair pela manhã e voltar às 18h, o ideal seria se programar para utilizar o vento ao seu favor.

Imagine, por exemplo, que a navegação foi realizada em Florianópolis, saindo do Showroom de Fábrica FS Yachts, às margens do Rio Biguaçu:

 

previsão do tempo rio biguaçu

 

O passeio ideal seria aproveitar o vento sul de manhã para ir em direção norte e passar o dia nas proximidades da praia de Jurerê Internacional ou na Praia do Tinguá, por exemplo.

E, no período da tarde, com o vento vindo do nordeste, aproveitar o vento de popa para navegar de volta à Biguaçu. Desta forma, o vento de proa (navegar em direção ao vento), seria evitado.

Assim, a direção do vento pode ser usada a favor de quem navega.

 

  • Chuva, nebulosidade e temperatura

Agora que você já aprendeu a ler a intensidade e direção do vento, já sabe estimar com precisão se o dia estará favorável à navegação. Agora, você irá aprender a estimar se o dia estará favorável também para o conforto do passeio:

 

previsão do tempo chuva nebulosidade e temperatura

 

Veja a previsão do tempo para o final de semana acima. Olhando inicialmente o vento, sabemos que o vento foi mais intenso no sábado, 23, e mais calmo na sexta, 22, e domingo, 24.

Na sexta-feira, 22, porém, note que houve nebulosidade o dia todo, além de temperatura de 19 a 23°. No sábado, 23, a temperatura subiu para 20 a 28°, mas com alguma nebulosidade e previsão de leve chuva à tarde. Já no domingo, 24, a temperatura permaneceu mais alta (19 a 28°) e o dia praticamente não teve nebulosidade e nenhuma previsão de chuva.

Portanto, o dia ideal para se navegar prezando tanto pelo conforto da navegação quanto conforto do passeio, foi o domingo: um dia quente, sem nuvens, sem chuva, sem vento pela manhã e com um leve vento à tarde.

 

Em conclusão

Ainda que uma tabela de previsão do tempo tão completa e com tantas informações e cores possa assustar a princípio, ela não é indecifrável. Com dados e layout intuitivos, você pode facilmente conferir as condições do tempo para navegação e se preocupar menos com instabilidades não previstas.

Lembre-se: para ter um dia memorável a bordo, é essencial planejar o passeio com antecedência. Além de checar a previsão do tempo, veja também os 11 itens que você precisa levar para um passeio de barco.

Gostou do guia de hoje? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a FS Yachts, nós estaremos sempre dispostos a atendê-lo!