A compra de um barco é para muitos a realização de um sonho. Afinal, navegar pelos nossos mares e rios é uma sensação única, cheia de descobertas e belas paisagens. No entanto, após adquirir a embarcação é preciso tomar alguns cuidados como a manutenção preventiva para melhor conservação da lancha

Porém, há uma situação que gera preocupação entre os marinheiros e amantes da navegação: a maresia. A combinação da água e sal que ocorre no fenômeno precisa ser retirada todos os seus resquícios para não prejudicar a embarcação. 

Logo, para que seu barco não sofra com os efeitos da maresia que a FS Yachts preparou esse texto. Vamos contar três cuidados básicos para evitar que a maresia cause danos a sua lancha. Confira! 

 

O que é maresia? 

Antes de falar sobre quais os cuidados para evitar o efeito da maresia no seu barco, é importante explicar o que é esse fenômeno. Pois bem, a maresia nada mais é do que uma névoa de gotas finas e úmidas que sobem do mar quando as ondas tocam a areia. 

Assim como dito anteriormente, a maresia é uma mistura de água e sal que em contato com ferro e metais faz a corrosão dos objetos. Nas lanchas, um dos principais problemas é a ferrugem, que prejudica o casco da embarcação. 

 

Mas, afinal, como evitar o efeito da maresia no barco? 

 

1. Lave o barco com água doce 

Com certeza você deve estar pensando essa alternativa um pouco estranha, não é mesmo? Contudo, lavar o barco com água doce é uma das maneiras mais eficazes de retirar todas as gotículas de água e sal da maresia, pois a água doce não contém nenhum intempérie que prejudique o casco da lancha. 

 

2. Invista em capas de proteção

Se seu barco não possui um lugar específico para ser guardado, como por exemplo, uma marina, é fundamental que ele não fique o tempo todo na água, sem nenhum abrigo. Para isso, uma das alternativas é investir nas capas de proteção. 

As capas ajudam a prevenir que o barco fique exposto aos efeitos da maresia e outras ações do tempo e umidade, que aceleram os efeitos de danos à embarcação. Portanto, essa é uma maneira de garantir que a maresia não tenha efeito negativo no barco. 

Lembrando que antes de utilizar a capa na embarcação é fundamental que o barco tenha sido lavado com água doce para retirar todos os resquícios da maresia. Afinal, a lancha sendo encapada com o sal do fenômeno pode acelerar os efeitos da corrosão. 

 

3. Utilize produtos específicos para limpeza do barco 

Se possível é importante utilizar na hora da limpeza do barco produtos específicos para proteger a embarcação da maresia, além de água e sabão. Lembrando, é claro, de retirar todos os resquícios do produto após a lavagem. 

Já a limpeza do motor, por exemplo, o indicado é usar produtos biodegradáveis, para retirar a graxa e óleo. E após, colocar um spray à base de silicone para proteger dos efeitos da maresia. 

 

Dica importante: Para fazer a lavagem o indicado é não utilizar esponjas de aço, nem produtos a base de cloro e outros itens que estraguem o barco. O indicado são produtos neutros e sem álcool. 

 

Agora que você já sabe como proteger seu barco dos efeitos da maresia, que tal conhecer os modelos de lanchas da FS Yachts? Entre no nosso site e saiba mais informações.