Comprar um barco não é apenas verificar sua estética e funcionalidades durante a navegação. Uma embarcação vai além disso; os seus acessórios, o tipo de combustível e, principalmente, modelo de motor para lancha são itens importantes e que merecem atenção na hora da escolha. 

Escolher o modelo ideal de motor para lancha requer analisar vários pontos do produto, entre eles o tipo de combustível que cada um dos modelos aceita, o quanto de combustível o motor consome e sua autonomia e potência para uma navegação segura e tranquila. 

Para que você não tenha prejuízos ao comprar o motor para seu barco, a FS Yachts preparou este conteúdo. Aqui você vai descobrir os dois principais modelos de motor para lancha, suas vantagens e características para não errar na hora da escolha do produto. Confira abaixo!

 

Motor de Popa X Motor Centro-rabeta: entenda o que são e quais as diferenças

Antes de explicarmos quais informações são necessárias para comprar o motor para sua lancha, é preciso falar sobre os dois modelos mais encontrados nas embarcações: o motor de popa e centro-rabeta.

Ambos possuem custo aproximado e garantem a segurança da lancha. No entanto, seus diferenciais estão relacionados a potência e design. Vale ressaltar que um bom motor para lancha colabora para economia de combustível e boa velocidade da embarcação. 

 

Motor de Popa

Motores de popa são aqueles instalados fora do barco, deixando o cockpit livre para acomodar as pessoas na embarcação. O modelo é mais comum em lanchas de até 23 pés – normalmente usadas para navegar em águas rasas, com pouca profundidade, na prática de atividades como esportes, pesca ou somente para o lazer. 

 

Motor Centro-rabeta

No Brasil é o modelo mais comum em embarcações de 23 até 36 pés. O motor centro-rabeta tem como característica possibilitar uma maior área útil na popa da lancha, além de, durante a navegação, privilegiar o design próprio do barco, pois o motor não fica exposto na água, diferente do que acontece com o motor de popa. 

Devido seu uso em lanchas com maior potência, ele é ideal para a prática de esportes como, por exemplo, o esqui-aquático. 

 

Dicas para escolher o modelo ideal de motor para lancha

 

Verifique quanto de combustível o motor consome

Ambos os modelos de motores citados acima permitem a utilização tanto do diesel quanto da gasolina como combustível. No entanto, motores de popa a diesel são praticamente em categoria experimental, sendo incomuns. Além disso, a gasolina tem um custo mais alto que o diesel, o que faz com que vários fatores devam ser analisados.

Por isso saber o quanto de combustível cada um dos motores consome é um dos pontos mais importantes para saber se o modelo de motor para lancha é compatível com o que você busca na embarcação. Então, certifique-se por hora quantos litros são consumidos para cada tipo de atividade possível com a lancha. 

A FS conta com um conteúdo exclusivo sobre o assunto, confira neste link

 

Saiba qual a potência do motor

A potência do motor é o que colabora para o bom desenvolvimento do barco enquanto navega. Afinal, a potência está relacionada ao quanto de velocidade você quer atingir com a lancha durante o passeio ou prática de esporte. 

O motor de popa tem como característica uma potência menor, devido seu uso em lanchas menores. Sua potência varia entre 3 a 400 hp. Já o motor centro-rabeta, por acoplar em barcos maiores, possui uma potência que fica entre 135 a 430 hp, garantindo um melhor desempenho da embarcação. Além disso, ao apresentarem opção a diesel, contam com uma gama mais eficiente para atender embarcações maiores.

 

Vale lembrar que para escolher o melhor modelo ideal de motor para sua lancha, o indicado é sempre conversar e pegar a recomendação de motorização diretamente com o fabricante da embarcação. Nós da FS contamos com consultores náuticos dispostos a atender todas as suas necessidades.

 

Gostou das dicas? Quer saber mais informações sobre as lanchas FS Yachts? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram e confira as novidades.