Em nosso blog já relatamos diversas dicas náuticas para os cuidados com o barco, os esportes que podem ser praticados com uma lancha, como é viável evitar incidentes a bordo, entre outras. Porém, um tema importante e que também merece destaque é como atracar a embarcação com segurança. 

Os cuidados para realização da manobra pode parecer uma tarefa difícil se você não tem muita experiência em pilotar um barco, porém não é. Seguindo algumas regras básicas, principalmente dependendo das condições em que o mar, rio e lagoa se encontram, é possível atracar a embarcação com toda tranquilidade. 

 

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, que o texto da FS Yachts tratará hoje. Confira abaixo três dicas para atracar a embarcação com segurança. 

 

4 cuidados fundamentais para atracar a embarcação com segurança

 

1. Atraque o barco contra o vento 

A primeira dica para atracar a embarcação de forma segura é sempre ir contra a direção do vento. Ao atracar a lancha em uma marina, por exemplo, normalmente há a existência de outros barcos no local, portanto os cuidados devem ser redobrados para não ocorrer incidentes. 

Quando pensamos no vento, esse é um fator que pode dificultar a manobra com a embarcação. Afinal, se ele estiver muito forte, pode ocorrer da lancha ser empurrada contra o píer, podendo bater nas demais lanchas que estejam no local e impedindo que você faça uma boa atracação. 

Portanto, para evitar que isso aconteça com você, é fundamental atracar a embarcação contra o vento. O vento serve como um freio natural ao barco, garantindo que a manobra seja adequada e tranquila, e, além disso, impedindo que ocorra qualquer incidente com as demais embarcações no local. 

 

2. Mantenha a velocidade reduzida 

Mais uma regra básica para atracar a embarcação com segurança é a atenção redobrada ao se aproximar de uma marina, pois as marolas criadas pela lancha podem prejudicar tanto o seu barco, quanto os outros que também estão atracados. 

Logo, o recomendado é que a aproximação seja feita com calma, em uma velocidade reduzida para que as marolas não sejam criadas, evitando que você faça ondas para os outros barcos, afinal, além do excesso de onda incomodar quem esteja no barco sozinho, pode gerar pequenos prejuízos na embarcação, como, por exemplo, arranhões. 

 

3. Use a marcha lenta 

Um dos segredos do universo náutico para atracar a embarcação de forma segura é a marcha lenta. O que isso quer dizer? O barco deve estar a uma velocidade baixa, para que assim você consiga ter o controle da lancha enquanto encosta ela no píer. 

 

4. Realize a chegada ao píer no ângulo de 45°

Por fim, a última dica para atracar a embarcação com segurança é chegar ao píer com a lancha num ângulo de 45 graus, especialmente se o mar estiver agitado. A partir desse ângulo é possível que o barco fique contra a direção do vento e das ondas. Além disso, permite uma melhor visualização do local onde a lancha será atracada.

 

Agora que você já sabe como atracar a embarcação com segurança, que tal conhecer os principais modelos de lanchas FS Yachts? Entre no nosso site e confira detalhes sobre a qualidade, acabamento , conforto e design único das nossas embarcações.