Você já teve algum problema com o combustível da sua lancha? Se sua resposta foi sim, é muito provável que o combustível do barco estivesse batizado. E uma das consequências é causar danos e falhas na embarcação. Isso ocorre por que alguns locais adulteram a gasolina ou diesel com uso de produtos inadequados, que comprometem o desempenho do barco durante a navegação. Combustível do barco batizado: mas como é possível identificar? Para te ajudar, a FS Yachts preparou algumas dicas. Confira a seguir! 

 

Como é o combustível dos barcos brasileiros? 

A legislação brasileira conforme a Agência Nacional do Petróleo (ANP) determina que seja adicionado 25% de álcool ao combustível. No entanto, há lugares que utilizam uma porcentagem maior, o que chamamos de combustível do barco batizado. Uma das consequências desta mistura é acelerar o processo de “apodrecimento” do combustível do barco, tornando ele impróprio. Além, é claro, de prejudicar os componentes do motor da sua lancha. Portanto, é sempre bom estar com o combustível novo no barco. 

 

Combustível do barco batizado: conheça os testes! 

Aqui você vai encontrar dois testes rápidos para testar o combustível do seu barco e garantir que ele é de boa qualidade. Esses testes são caseiros e práticos de fazer. Veja! 

 

Teste 1: do copinho: 

Nesse primeiro teste você vai precisar de um copo plástico descartável. Pegue o copo plástico e insira um pouco de combustível dentro. Espere um tempo, cerca de 20 a 50 segundos, e verifique se o copo está se desmanchando. Quanto mais rápido esse processo acontecer, significa que o combustível do barco é de boa qualidade. Porém, caso essa etapa demore mais tempo para acontecer, o combustível está batizado e pode trazer muitos danos ao motor da sua embarcação. 

 

Teste 2: do copo graduado:  

Esse segundo teste é um pouco diferente, por isso você vai precisar de um copo de vidro graduado. No copo graduado você irá colocar 100 ml do combustível do barco e 100 ml de água. Mas por que a mistura da água? A explicação é simples, pois a água não se mistura com a gasolina, o que permite verificar melhor quando há alguma alteração no combustível. 

No entanto, o álcool presente no líquido, nesse caso, consegue se misturar a água, fazendo com que o líquido transparente aumente. Com isso, a quantidade de mililitros que for aumentando significa a porcentagem de álcool que há no combustível. Se o número for maior que 25%, o combustível do barco está batizado. 

 

Quais danos o combustível batizado pode trazer à embarcação? 

 

1. Problemas no motor 

Um dos principais danos que o combustível batizado do barco pode trazer é ao motor da embarcação. Ao dar partida no motor, pode ser que ele apresente falha, além disso, o seu desempenho durante um passeio, pode não ser o mesmo. Portanto, sempre que isso acontecer procure um especialista para avaliar e fazer a manutenção. 

 

2. Aumento do consumo de combustível 

O combustível batizado do barco causa também o aumento considerado do mesmo. Toda parte de peças que alimentam o motor é afetada com o combustível de má qualidade, com isso, a embarcação consome mais combustível que o normal. 

 

3. Aumento da emissão de poluentes 

Por fim, é importante destacar que o combustível batizado do barco pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Como há mistura de diversos componentes para fazer a adulteração da gasolina, a maioria deles emitem muitos poluentes à atmosfera. 

 

Abasteceu com combustível batizado: o que fazer? 

Caso ocorra de você abastecer a embarcação com gasolina adulterada, a dica é levá-la a um especialista para fazer a retirada de todo combustível batizado do barco. Após, abasteça a lancha novamente de um local de total confiança. 

Atenção: sempre desconfie do combustível muito barato, é bem provável que o produto seja batizado, por isso o valor mais em conta. 

 

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