Quando o assunto é o primeiro barco, é comum que exista uma série de questionamentos. E, na maioria das vezes, a principal das dúvidas diz respeito à lancha ideal para cada um. Por mais que se defina o tamanho desejado, a faixa de preço e os hábitos de uso, algumas outras características da embarcação podem fazer toda a diferença.

É exatamente aí que entra a pergunta: cabinada ou proa aberta? Para uma pessoa que está começando no mundo náutico, a questão pode, a princípio, até passar despercebida. No entanto, ela influenciará todos os aspectos da navegação, desde a quantidade de pessoas a bordo até o tempo de passeio.

Se você está querendo comprar o primeiro barco e ainda tem dúvidas sobre qual é a sua lancha ideal, o texto de hoje foi feito pensando em você! Ele aborda as principais diferenças entre lanchas de proa aberta e com cabines e qual é o recomendado para cada caso. Confira abaixo!

 

lancha ideal cabinada

 

A diferença entre cabinada e proa aberta

A dúvida entre lanchas cabinadas ou de proa aberta é recorrente em quem quer comprar um barco pequeno. Mais do que uma questão de design, a definição é importante porque afeta o tipo de passeio, quantidade de pessoas a bordo e autonomia.

 

Cabinada

Lanchas cabinadas são aquelas cujas proas são fechadas com uma cabine. Perfeita para viagens maiores, como de dias inteiros ou pernoites, elas também são mais confortáveis se o proprietário deseja levar filhos.

Este tipo de embarcação costuma ser a mais completa no quesito acomodações. Diferentes salas, suítes e cabines, sofás, camas, cozinhas, equipamentos de som, ar condicionado e tantos outros recursos dignos de casas são alguns exemplos do que está presente em cabinadas maiores.

Via de regra, quem busca uma embarcação cabinada de pequeno ou médio porte, como uma FS 215, FS 230 Scappare, FS 265 Element ou FS 290 Concept, por exemplo, são famílias com filhos que buscam espaços de conforto para usar o banheiro com privacidade, para se trocar, para um eventual pernoite e, principalmente, para acomodar os filhos quando se cansarem ou caso entre um mau tempo durante o passeio.

A integração de uma cabine com televisão e microondas, então, permite que se possa esquentar comida e acomodar as crianças por muito tempo a bordo, o que garante mais autonomia no passeio e mais segurança.

E, para completar, as lanchas cabinadas tem um diferencial que poucos notam: o espaço de proa não é perdido, pois acima da cabine há um enorme espaço com almofadas de proa onde as pessoas podem se deitar para tomar sol (com a embarcação parada).

 

lancha ideal cabinada 2

 

Proa aberta

Já estas são caracterizadas pela ausência de cabine na proa. Indo na direção contrária das cabinadas, as lanchas de proa aberta são uma ótima opção para passeios diurnos, sem a pretensão de pernoite no barco.

Como o local que nas cabinadas é atribuído à cabine fica livre, sem necessidade de escada para acessar a proa, as lanchas de proa aberta acabam sendo mais espaçosas. São perfeitas para quem quer acomodar um número maior de pessoas, seja para curtir uma volta em família ou festas com amigos.

Embarcações até 20, 21 pés de proa aberta geralmente não tem banheiro, mas a partir de 23 pés – como a FS 230 Sirena – já contam com banheiro com ducha e vigia.

 

lancha ideal proa aberta

 

A lancha ideal para quem está começando

Você pôde ver acima que a lancha ideal sempre dependerá primordialmente do uso que será feito dela. Como já citamos em outro texto, o tipo de navegação mais comum no Brasil é o de passeio diurno, em um dia do final de semana, saindo pela manhã e retornando no final da tarde.

É claro que nem todos se aplicam à regra, porém se esse for o seu caso, o indicado é que você invista em uma lancha de proa aberta. Se você vai navegar com família e filhos pequenos, ou pretende prolongar suas viagens e passar noites curtindo tudo que a embarcação tiver para oferecer, uma lancha cabinada pode ser uma opção interessante.

 

lancha ideal proa aberta 2

 

Gostou do nosso texto de hoje? Acompanhe as redes sociais da FS Yachts e receba todos os nossos conteúdos! Nós estamos no Facebook e no Instagram!