Nem as embarcações escapam dos dias quentes de verão, pelo contrário, o calor dentro dos barcos e lanchas costuma ser ainda maior. E a melhor solução para dias assim, é o famoso ar condicionado. Mas e como escolher o ar condicionado certo para essa finalidade? É o mesmo ar condicionado doméstico ou não? Se você tem dúvidas como essas, nós vamos te explicar tudo sobre o ar condicionado marinizado. 

 

Confira mais informações a seguir! 

 

A primeira questão que precisa ser respondida é: o ar condicionado doméstico é diferente do  ar condicionado marinizado? Sim, e muito. Existem diversos motivos para que cada um seja utilizado para sua devida finalidade, por exemplo: o ar condicionado doméstico não está preparado para suportar a vibração causada pelos movimentos das águas, muito menos preparado para suportar o efeito da maresia como o ar condicionado marinizado está.

 

Qual a diferença entre ar condicionado doméstico e ar condicionado marinizado?

 

A principal diferença está na forma de resfriar o gás comprimido dentro do aparelho. O ar condicionado marinizado tem um ciclo diferente do normal, que é feito com a água salgada (que faz o refrigeramento da condensadora), assim a capacidade de resfriamento é maior. 

 

Em questão de eficiência os dois tipos de aparelhos funcionam de forma igualitária em questão de tamanho dos ambientes que vão refrigerar. Quanto maior o espaço, maior precisa ser a potência do ar condicionado marinizado. Antes de escolher o produto, tudo isso precisa ser analisado: o espaço, a quantidade de janelas, até mesmo a cor do casco da embarcação precisa ser levada em conta, pelo fato dos cascos escuros reterem mais a incidência solar. 

 

Outra diferença entre os dois aparelhos é que o ar condicionado marinizado além de ser para resfriamento do local, ele também é utilizado para diminuir a umidade do ar, que é muito alta nas embarcações.

 

Se esses fatores não forem analisados na hora da compra, pode ser que venham acontecer falhas na utilização. O aparelho pode ficar fraco, pois forçará muito a sua capacidade, gastar mais energia do que deveria e ainda pode causar problemas técnicos. 

 

O que levar em conta ao instalar um ar condicionado marinizado?

 

Esse é um item que precisa realmente ser levado em consideração, pois a instalação é extremamente importante para que haja um bom funcionamento do aparelho. 

 

Hoje, grande parte das reclamações e problemas gerados nos aparelhos é devido a falta de preparo na hora de instalar. Por isso, o aparelho deve ser instalado seguindo todas as recomendações do fabricante e por uma empresa ou profissional especializados. 

 

O dono da embarcação deve ficar atento na hora da compra do produto. É importante verificar todos os sistemas presentes no ar condicionado marinizado e testar o bom funcionamento de cada um deles. 

 

Se todos estiverem funcionando corretamente, possivelmente qualquer problema que venha acontecer poderá ser algum defeito de fábrica, já que esse tipo de problema tende a aparecer assim que o aparelho é ligado.

 

Caso o usuário tenha a embarcação há mais tempo e queira instalar o equipamento de ar condicionado náutico, também é possível. E a dica de conferir o bom funcionamento após a instalação também é válida.  

 

O ar condicionado marinizado precisa de manutenção?

 

Sim! Assim como os demais aparelhos dessa categoria, eles precisam de manutenção preventiva e constante. Os fabricantes geralmente indicam limpar os filtros com água doce,  periodicamente, para mantê-los higienizados, garantindo a saúde respiratória de todos os usuários da embarcação. 

 

Mesmo com o ar condicionado devidamente instalado é preciso estar sempre prestando atenção ao equipamento, já que exige uma manutenção regular. A instalação do aparelho deve ser feita num local adequado que facilite o acesso do usuário para realizar a manutenção preventiva, como a limpeza do filtro. 

 

Se você gostou de ficar por dentro desse assunto e ainda quer saber mais sobre o mundo a bordo, é simples! Basta você seguir nossas redes sociais: Facebook e Instagram e conferir todas as novidades da FS Yachst.