Ter um barco para realizar passeios e viagens com a família e amigos é o sonho de muitos pessoas. No Brasil, por exemplo, contamos com vários quilômetros de rios e mares que possibilitam o contato direto com a natureza e suas belezas. Porém, quando tratamos de água, o cuidado deve ser redobrado em relação à segurança da embarcação e dos tripulantes para evitar possíveis acidentes náuticos.
De acordo com pesquisa da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário, o número de acidentes náuticos com embarcações de lazer e esporte diminuiu cerca de 12% nos últimos dois anos. Um resultado positivo, que mostra que a preocupação nunca esteve tão grande.
Claro que incidentes podem acontecer, mas fique calmo! Com as medidas certas, eles podem ser evitados e você aproveitar todos os momentos de diversão com a família e amigos com tranquilidade.
Para ajudar você a prevenir possíveis incidentes de lancha, a FS Yachts preparou algumas instruções. Confira quais são no texto a seguir!
Acidentes náuticos mais comuns no Brasil
Antes de explicar como precaver incidentes de lancha é preciso citar os acidentes náuticos que mais acontecem nos rios e mares brasileiros. Por isso, para que você entenda melhor quais são e como ocorrem, listamos os principais para você.
1. Colisão
Entre os acidentes náuticos mais comuns está a colisão, quando as embarcações se chocam. Os motivos para ocorrer esse tipo de situação são vários: falta de experiência do condutor ao pilotar o barco ou até mesmo alta velocidade. Portanto, assim como nas rodovias, os mares e rios também têm suas regras e elas precisam ser seguidas.
Por isso, é necessário cuidado para o limite de velocidade e sempre que necessário manter uma distância segura entre as embarcações.
2. Atropelamento
Um dos acidentes náuticos mais perigosos é o atropelamento, pois ele pode ferir as pessoas ou causar afogamento. O verão, por exemplo, é a época em que esses incidentes mais acontecem, pois os banhistas vão até mares e rios para se refrescar das altas temperaturas. Logo, é nesse momento que os cuidados precisam ser redobrados pelos pilotos.
3. Emborcamento
Quando tratamos de lanchas, um dos acidentes náuticos que podem acontecer e merece sua atenção é o emborcamento (quando a embarcação vira, ficando com o casco para cima). Esse tipo de incidente faz com que o barco tenha vários danos, principalmente no motor.
4. Falta de atenção e cautela ao atracar a embarcação
A falta de comissionamento também pode ocasionar incidentes de lancha. Por isso é preciso atenção na hora de atracar o barco na marina, sempre respeitando a distância entre as demais embarcações e as condições do vento, sendo indicado atracar a barco contra as rajadas. Isso evita que a lancha colida com o píer e outras embarcações.
Agora, depois de descobrir os acidentes náuticos mais comuns, é hora de saber como preveni-los. Muitos podem ser evitados com precaução e cuidado. Assim, você, sua família e amigos irão aproveitar o passeio com mais sossego e o entretenimento estará garantido.
Principais cuidados ao pilotar um barco
- Não colocar mais pessoas do que a embarcação suporta;
- Ter sempre todos os itens de segurança e kit de primeiros socorros;
- Realizar manutenções regulares na lancha;
- Não navegar perto de banhistas;
- Evitar ficar próximo das bordas da embarcação;
- Não consumir bebida alcoólica antes de pilotar.
Dica importante: nesses casos é essencial que sua embarcação tenha um seguro náutico; ele serve para que situações como essas de acidentes tenham um suporte para ajuda e socorro emergenciais.
Depois dessas dicas ficou mais fácil pilotar uma lancha com toda segurança para que acidentes náuticos não ocorram, não?
Quer saber informações sobre a FS Yachts? Entre no nosso site e confira os modelos de lanchas novas e seminovas disponíveis.