Comprar a primeira lancha, com certeza, é um dos sonhos de grande parte dos brasileiros, em especial aqueles que adoram sair pelos mares para conhecer as belezas do nosso litoral. Afinal, ter a disposição uma lancha sempre que quiser é sinônimo de comodidade e conforto. 

No entanto, comprar a primeira lancha não é uma tarefa fácil. É preciso muita atenção e informação para saber o modelo e marca que você mais se identifica, além do tamanho adequado e o melhor preço. Tudo isso sem contar ainda as atividades para que a lancha será usada. 

 

Por isso, se você é uma dessas pessoas que está na busca pela lancha perfeita para aproveitar os dias de descanso e lazer com a família e amigos, fique atento às dicas que a FS Yachts preparou para compra da sua primeira lancha. 

 

Principais dicas para comprar a primeira lancha 

 

1) Defina o uso 

Durante a pesquisa para saber qual embarcação comprar é necessário ter em mente o porquê você quer adquirir o barco. Entender os objetivos e finalidades ajudará a escolher a lancha mais indicada. Portanto, atente para o modelo, tamanho, valores, atividades (passeios ou esporte náutico) e quantas pessoas terá a bordo. 

 

No mercado, encontramos uma variedade de opções de lanchas que dificultam na hora de fechar negócio. Logo, tire todas as suas dúvidas sobre a embarcação com o fabricante.

 

2) Conheça os modelos 

Uma das dicas fundamentais para comprar a primeira lancha é fazer uma pesquisa para conhecer todos os modelos. Procure informações sobre suas características como, por exemplo: motor, combustível e a procedência do fabricante. Essa investigação ajudará você a não comprar um produto que pode ser um prejuízo no futuro.  

 

Vale ressaltar: ao conhecer os modelos, saiba se você deseja uma lancha com ou sem cabine. As lanchas com cabine oferecem um conforto maior, principalmente para quem navegará com crianças a bordo. Já as com proa aberta oferecem um espaço externo maior para os tripulantes durante a navegação. 

 

3) Retire a carteira náutica  

Assim como ocorre com os automóveis e motos, para pilotar uma lancha ou qualquer outra embarcação é preciso ter carteira de habilitação, mais conhecida como habilitação náutica. A carteira de habilitação náutica é a garantia de uma navegação tranquila e segura para você e as outras pessoas a bordo também.

 

Para retirar a carteira náutica é preciso seguir algumas regras – ter mais de 18 anos e carteira nacional de habilitação (CNH) ou atestado médico comprovando a plenitude física e mental. Existem 3 diferentes categorias: 

 

Arrais Amador 

A primeira categoria é a mais básica para os aspirantes a marinheiro, por isso é indicada para quem busca navegar no mar próximo da costa. 

 

Mestre Amador

Quem opta por essa categoria tem a permissão para navegar em áreas costeiras, em até 20 milhas da costa. 

 

Capitão Amador

A última categoria concede ao piloto além das informações anteriores, a  navegação em mares e oceanos, mas para isso é necessário primeiro ter a habilitação de mestre amador. 

 

4) Valores 

Para comprar a primeira lancha é preciso saber qual valor você está disposto a desembolsar para aquisição. Existem embarcações de diversos modelos e tamanhos, e essas características estão ligadas ao seu valor final. Desse modo, é preciso saber os objetivos da compra e estar ciente que o barco condiz com a expectativa esperada. 

 

Importante: Com o mesmo investimento feito na compra de uma nova lancha, você consegue adquirir um barco usado maior. Porém, deve-se acrescentar um custo de manutenção mais elevado também. 

 

5) Documentação da lancha  

Para que a lancha nova consiga navegar é preciso que ela tenha todos os documentos em dia. Caso contrário, você terá prejuízos com multas e tarifas. Sendo assim, quando fizer a compra da lancha nova, exija da empresa: 

  • Nota fiscal do motor e casco 
  • Manual do proprietário
  • Termo de responsabilidade de construção
  • Garantia  
  • Para lanchas financiadas: termo de alienação 

 

Já para as lanchas usadas são necessários os seguintes documentos: 

  • Documento da embarcação (TIE) 
  • Recibo de compra e venda
  • Em caso de alienação: contrato de desalienação e/ou carta de quitação  

 

Caso sua opção para comprar a primeira lancha seja uma usada, não deixe de conferir nosso último material rico! Nele, a FS Yachts compilou 7 pontos que você precisa saber antes de comprar uma lancha seminova. Confira o material aqui!

 

6) Onde deseja navegar 

Cada modelo de lancha é indicado para um tipo de navegação. Há embarcações que são para passeios no mar e outras para rios e lagos e outras que atendem ambas necessidades. Para o passeio ou prática de esportes no mar, as lanchas maiores são mais confortáveis. Já para lagos e rios, um barco menor pode ser a melhor opção pela praticidade e custo menor. 

 

Depois dessas dicas ficou mais fácil decidir como comprar a primeira lancha, não é mesmo? A FS Yachts conta com 11 modelos de lanchas disponíveis para você. Entre no nosso site e confira alguns deles.