Com a proximidade da estação do ano preferida por quem aprecia o universo náutico, esse é o momento ideal para ter aqueles cuidados especiais com a manutenção do casco do barco. Essa característica é fundamental para garantir um passeio tranquilo e seguro com a família, além, é claro, de deixar a lancha com cara de nova para o verão

E para você que ainda tem dúvidas de como realizar a manutenção do casco da lancha de forma correta, esse texto irá esclarecer todos esses questionamentos. Continue a leitura e conheça as principais dicas para deixar o seu barco com aquela cara de zero para o passeio em família ou com os amigos. 

Manutenção do casco da lancha: como fazer? 

Como sabemos, é comum durante o passar dos meses, ainda mais os de pouco uso, como o inverno, que algumas sujeiras, mofos, etc.. apareçam no barco. 

Também ao longo do ano de uso podem surgir pequenos arranhões, quase que não vistos a olho nu, sejam eles por conta de alguma encostada em um trapiche, barco, ou até o próprio atrito da capa com a lancha em um local com vento, mas que fazem a embarcação perder o seu brilho e a cara de novo. 

Por isso, a manutenção do casco da lancha não pode ser esquecida ou deixada de lado. Confira a seguir as recomendações, de acordo com especialistas, para mantê-lo sempre em ótimo estado. 

Maneiras de deixar sua lancha com cara de nova para o verão 

1. Limpeza completa no barco 

A primeira dica de manutenção do casco da lancha, é realizar uma limpeza completa na embarcação, principalmente se ela permanece guardada em vaga aberta. A limpeza deve ser feita com água doce, sabão neutro ou detergente biodegradável, pois ela ajuda a retirar todo tipo de sujeira acumulada no casco do barco, até mesmo os efeitos da maresia. 

2. Evite deixar sua lancha muito tempo na água

Essa é umas das dicas mais importantes para deixar sua lancha com cara de nova para o verão. Evite que a embarcação permaneça muito tempo na água e, caso ela fique, retire as intempéries o mais rápido possível, já que elas podem prejudicar o desempenho do barco. 

3. Realize o polimento anualmente 

O barco, diferente dos carros e outros veículos, é um veículo de contato, já que sempre é possível ocorrer de encostar em trapiches e outras embarcações, causando danos ao casco. Por isso, o indicado é realizar (uma vez ao ano) um polimento nessa parte do barco, ele ajuda a trazer o brilho de volta. Além disso, o ideal é buscar sempre um profissional qualificado para isso, caso você não tenha experiência. 

4. Faça a aplicação da cera no casco  

Mais uma dica para deixar a lancha com cara de nova para o verão, é realizar a aplicação de uma cera após finalizar a limpeza (em toda superfície lisa da embarcação). É fundamental contar com um produto de qualidade, como, por exemplo: as ceras náuticas. 

Não utilize as automotivas, como não são específicas para barcos, elas podem causar manchas no casco. As ceras náuticas são mais resistentes e apresentam características próprias para águas salgadas. 

5. Lustre o casco 

Por fim, depois de realizar todas as demais etapas, é momento de lustrar o casco da embarcação com uma flanela ou acessório liso, que não cause arranhões na lancha. Passe ele por toda superfície em que foi feita a limpeza. Essa etapa é o ponto chave para uma boa manutenção do casco da lancha e dar aquele brilho especial ao seu barco. 

Não esqueça dos cuidados gerais com a sua FS 

Além do casco, é essencial cuidar de todo barco. E isso não requer apenas precauções depois de utilizar a embarcação, mas também antes de sair com ela para um passeio. A manutenção – de forma geral na lancha – garante uma vida útil maior, evitando incômodos e  um gasto extra, sem necessidade. Portanto, lembre-se de: 

  • revisar o motor e a bateria náutica 
  • checkup do sistema elétrico
  • limpeza de vidros
  • limpeza das articulações e dobradiças  
  • procure um profissional para cada uma dessas revisões 

Além disso, não esqueça também de sempre que a embarcação estiver parada, usar uma capa de proteção para evitar que ação do tempo provoque danos a sua lancha, principalmente no interior do barco.  

Depois dessas dicas, ficou mais fácil fazer a manutenção do casco da lancha para deixá-lo em dia e com aquela cara de novo, para uma navegação segura em família ou com os amigos. Afinal, quem não gosta de estar com a lancha com cara de nova para o verão, né?

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais informações sobre as lanchas FS e as novidades do mundo náutico, siga a FS Yachts nas redes sociais: Facebook,  Instagram e Youtube.