O sonho de comprar um barco está na lista de desejos da maioria das pessoas. Afinal, adquirir uma lancha significa ter um produto único e que possibilita a realização de diversas atividades de lazer com a família, amigos e até mesmo sozinho. Pesca, prática de esportes são alguns dos exemplos do que também pode ser feito com uma lancha. 

 

No entanto, após a compra da embarcação é comum surgir dúvidas, principalmente na navegação para iniciantes. Pensando nisso, a FS Yachts preparou esse conteúdo com as principais informações para quem deseja fazer um passeio tranquilo com sua lancha, mesmo que com pouca experiência. Acompanhe! 

 

Principais dicas e cuidados de navegação para iniciantes! 

 

1. Busque informações sobre o local do passeio 

A primeira dica de navegação para iniciantes é sempre buscar informações sobre o local onde você realizará o passeio. Como sabemos, os mares e rios nos proporcionam belas paisagens, entretanto, precisam de cuidado e muita atenção. 

Por isso, pergunte às pessoas que já navegaram na região como é o trajeto e se as águas são calmas ou turbulentas, por exemplo. Pois é melhor prevenir, para não ser pego de surpresa com algum imprevisto durante o passeio. 

 

2. Verifique as condições de segurança dos tripulantes 

Realizar um passeio de barco com a família é a certeza de viver momentos marcantes, que ficarão guardados na memória. É a oportunidade de unir diversão, lazer e bem-estar. No entanto, é preciso tomar algumas medidas para garantir que o passeio seja tranquilo. 

Por isso, a próxima dica FS Yachts de navegação para iniciantes é verificar as condições de segurança dos tripulantes. Logo é importante que a embarcação conte com coletes salva-vidas para todos a bordo, para que em caso de emergência, eles possam ser usados para proteção. 

Mas, além de objetos para segurança, o navegador iniciante precisa cuidar a velocidade também. Com pouca experiência é fundamental manter uma velocidade constante. Além disso, na hora de acelerar com a embarcação certificar-se que todos estão sentados, para que não ocorra nenhum incidente. 

 

3. Distribua o peso a bordo 

A estabilidade da lancha é outro ponto que merece cuidado na navegação para iniciantes. Durante o passeio com a embarcação é importante fazer a distribuição de peso a bordo corretamente, para que assim, o barco não fique instável, prejudicando o bom desempenho da lancha, em especial, no caso, de barcos menores. 

Além disso, no caso da navegação em mares ou rios com águas mais turbulentas, por exemplo, ter a distribuição de peso adequada ajuda a mantê-lo seguro contra qualquer imprevisto. 

 

4. Consulte a previsão do tempo 

Uma das dicas fundamentais de navegação para iniciantes é consultar a previsão do tempo sempre antes de sair com a lancha. Saber com antecedência como o tempo irá se manter durante o passeio é importante para evitar contratempos. 

Para isso, a Marinha do Brasil, por exemplo, conta com o Centro de Hidrografia e Navegação. Órgão que monitora o tempo e oceano 24 horas por dia e fornece informações exatas das condições para você programar uma navegação tranquila. 

 

5. Reduza a velocidade durante à noite 

Um passeio de lancha nem sempre é feito de dia, em alguns casos, as pessoas preferem o final da tarde e até mesmo a noite. Porém, para quem está iniciando na navegação e queira se aventurar no passeio noturno, a velocidade é um item importante. Nesse caso, o indicado é que ela seja relativamente reduzida. E, além disso, não esqueça de utilizar as luzes de navegação noturna. 

 

Gostou das dicas? Quer saber mais dicas sobre o universo náutico e as lanchas FS Yachts? Siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades.