Navegar em águas rasas é algo que gera muitas dúvidas entre os navegadores: realmente é indicado e seguro? Esses questionamentos são comuns, afinal, para andar de barco por um local com baixo nível de profundidade é preciso preparo e conhecimento sobre o ambiente e as condições da embarcação para que não ocorram incidentes. 

O barco tocar o fundo do mar ou rio e a restrição para fazer manobras são algumas das dificuldades em percorrer água rasas. Navegar em águas rasas apresenta alguns percalços, sim. Mas, não tenha medo! Com alguns cuidados é possível ter um passeio desse tranquilo e divertido com a família e amigos. 

 

Se você quer aproveitar um final de semana para um passeio diferente, em rios ou mares com águas rasas e ainda tem receio, deve conferir, no texto de hoje, as dicas da FS Yachts para uma navegação segura em águas rasas. Acompanhe! 

 

3 cuidados importantes para navegar em águas rasas  

 

1. Conheça o local onde irá andar de barco 

Para navegar em águas rasas sem preocupações é fundamental conhecer bem o local e seguir as informações de cada região pela carta náutica fornecida pela Marinha do Brasil. Por isso, é melhor evitar andar de barco por regiões desconhecidas. Assim que decidido o passeio de barco, verifique todas as informações sobre a região: como é o clima, as ondas, velocidade do vento, entre outras. 

Outra dica é buscar dados com a marina mais próxima, principalmente se o local não possuir a carta náutica, como é o caso de alguns rios e lagos, ou, então, outros pilotos que já tenham navegado pela região. Além disso, use a internet como sua aliada também. Hoje, a tecnologia colabora para tirar todas as suas dúvidas sobre navegar em águas rasas com segurança e sem imprevistos. 

Com a ajuda de aplicativos como Navionics e Marine Navigator Lite, que utilizam como fonte a carta náutica de cada região, é possível ter no seu smartphone, por exemplo, dados sobre os melhores pontos para o passeio, localização em tempo real, planejamento de rotas, gravação do percurso, se há presença de obstáculos (galhos, algas, lama, tronco) e saber se as águas rasas não são de reserva ambiental. 

Tudo isso se tiver pontos colocados pelo usuário do sistema ou então se constarem na carta náutica. 

 

2. Veja se a embarcação é adequada para o local 

Para navegar em águas rasas, além de todos os cuidados já mencionados, é importante saber se sua embarcação permite andar pelo local. Navegar por águas rasas com a embarcação inadequada pode trazer danos à lancha. O indicado é que o barco seja o mais estável possível, tenha um baixo calado (profundidade do ponto mais baixo da quilha  do barco em relação a superfície da água) para garantir a segurança dos tripulantes. 

Sem falar que a embarcação não pode ter a quilha longa e profunda (mais comum em veleiros), pois isso pode causar encalhamento do barco. Outra dica fundamental é sobre o tipo de motor: o mais comum em locais rasos é o motor de popa, pois em ambientes como esses, você consegue levantar o motor inteiro da embarcação para fora d’água. 

Enquanto o motor centro rabeta, geralmente, só consegue levantar até um pouco acima do casco. Tornando possível a passagem por um local bem raso onde a profundidade seja ligeiramente maior que o calado do barco.  

 

3. Navegue com cautela 

A velocidade é o segredo para navegar em águas rasas com tranquilidade. Com uma velocidade constante e reduzida você consegue observar com mais atenção às mudanças na água e eventuais objetos que podem se chocar com o barco e causar acidentes, trazendo a segurança necessária para aproveitar todos os momentos do passeio. 

 

Dica importante: Outra maneira de ajudar você a ter uma navegação tranquila em águas rasas é utilizar o Sonar. Sonar é um instrumento usado por embarcações para detectar objetos no fundo do mar. Além disso, ele colabora também no acompanhamento das mudanças de profundidade com mais precisão, através da emissão de ondas sonoras. 

 

Gostou das dicas? Com certeza agora ficou mais fácil navegar em águas rasas com tranquilidade. Está buscando a lancha ideal para passeio ou prática de esportes? Entre no site da FS Yachts e confira nossos modelos!